Prefeito e vereadores de Resende Costa tomaram posse na manhã do dia 1º de Janeiro

Aurélio Suenes assume o segundo mandato de prefeito e Paulo Daher é eleito presidente da Câmara Municipal


Política

André Eustáquio0

Executivo e Legislativo Municipal de Resende Costa tomaram posse na manhã do dia 1º de janeiro de 2017

A política deu boas-vindas a 2017. Nos municípios do Brasil, prefeitos e vereadores eleitos no pleito do dia 2 de outubro de 2016 tomaram posse para o mandato 2017/2020. Em Resende Costa a solenidade de posse do prefeito reeleito Aurélio Suenes de Resende (PSD), do vice-prefeito José Gouvea Filho, o Zinho (PSDB) e dos vereadores Ângelo Márcio (PT), Fábio Roberto Ferreira (PMDB), Francisco Abel de Assis (PMDB), João Dias (PMDB), José de Assis Sobrinho (PT), José do Socorro Pinto (PSDB), Lucas Paulo de Assis (PSD), Paulo César Daher Chaves (PSD) e Vítor Rafael Camilo Ribeiro (PSD) aconteceu às 10h, no Centro de Pastoral Paroquial Nossa Senhora da Penha (CPP).

A sessão solene de instalação da nova Câmara e eleição da Mesa Diretora do Legislativo foi presidida pelo vereador Lucas Paulo, que obteve o maior número de votos (525) na eleição de outubro último. Após prestar o solene juramento, Lucas convidou os vereadores empossados a confirmarem o ato. Seguiu-se, assim, a eleição e posse da Mesa Diretora. O vereador Paulo Daher apresentou chapa completa, composta por ele (presidente), Lucas Paulo (vice-presidente) e José do Socorro Pinto (secretário). Antes, porém, da abertura do processo de votação secreta, o vereador Ângelo Márcio, citando o artigo 29 da Lei Orgânica Municipal - que assegura a representação proporcional dos partidos com representação na Câmara Municipal na constituição da Mesa e cada comissão - reivindicou ao presidente da sessão que a chapa tivesse um representante do Partido dos Trabalhadores. Sendo assim, o vereador José de Assis Sobrinho apresentou-se para ocupar algum cargo na Mesa, exceto a presidência. Após o voto dos nove vereadores, o presidente da sessão proclamou o resultado, confirmando vencedora a chapa apresentada pelo vereador Paulo Daher.

Empossada a nova diretoria da Câmara Municipal, Lucas Paulo passou a presidência da sessão ao vereador Paulo Daher e em breve discurso agradeceu aos eleitores, familiares e amigos por sua expressiva votação, ressaltando o delicado momento em que se encontra a política no Brasil: “Hoje, infelizmente, ser político não está sendo mérito. Os bons políticos pagam pelos maus”, lamentou o vereador.

Compromissos

Todos os nove vereadores se inscreveram para um breve discurso. Em geral, os discursos foram pautados pelo agradecimento e confirmação do compromisso com o mandato. O vereador Ângelo Márcio, iniciando o segundo mandato, destacou o papel da família na carreira de um homem público. Ele ressaltou seu compromisso de trabalhar em favor da igualdade racial e lutar pelos direitos dos funcionários públicos. “É importante sempre destacar qual é a função de um vereador. Temos o dever de legislar e promover o debate no plenário. É importante saber separar o que é ser vereador do que é ser cidadão, amigo...”. Ângelo elogiou o prefeito Aurélio e o vice Zinho Gouvea: “Aurélio é um grande exemplo de político de Resende Costa e Zinho possui um coração imenso”. Ele finalizou conclamando os cidadãos a participarem ativamente da vida política do país: “O país carece da participação dos cidadãos de todos os segmentos da sociedade”.

O presidente da Câmara, Paulo Daher, em seu quarto mandato, falou da sua experiência enquanto homem público: “Com quatro mandatos consecutivos a gente ganha experiência justamente por se relacionar com diversas pessoas e segmentos da sociedade”. O vereador destacou a importância do secretariado na formação de um governo forte e sublinhou duas ações que julgou importante durante o primeiro mandato do prefeito Aurélio: as novas regras para loteamentos e a criação do RCPREVI.

O discurso do vereador José do Socorro Pinto foi rápido e objetivo: “Sou um político diferente: falo pouco e trabalho muito”.

Fábio Ferreira ratificou seu compromisso com os cidadãos: “Estaremos juntos lutando pelo mesmo objetivo: defender os interesses do povo”. João Dias cobrou seriedade nas votações e simplicidade no trabalho legislativo: “Precisamos votar com seriedade e simplicidade em favor dos interesses dos cidadãos”.

José de Assis Sobrinho, o Zé do Dico, é o vereador com mais tempo de Casa. Iniciou seu quinto mandato com a mesma e admirável disposição de quando subiu pela primeira vez os degraus do velho sobrado do século XIX que abriga o Legislativo Municipal de Resende Costa. Homem simples, de postura equilibrada, sempre aberto e disponível ao diálogo, Zé do Dico falou de suas raízes rurais e lembrou que o prefeito Aurélio, assim como ele, veio do Ribeirão de Santo Antônio, zona rural de Resende Costa. “Neste quinto mandato de vereador, posso dizer que conheço bem o nosso município e, principalmente, as reivindicações e necessidades do nosso povo”.

O vereador Francisco Abel de Assis destacou a importância da união para se formar um governo forte e compromissado com o bem comum. O último vereador a subir na tribuna foi Vítor Rafael, o Tibuço. Em seu primeiro mandato, Vítor se comprometeu “sempre buscar a verdade, sem promessas e bandeiras partidárias”.

Posse e primeiro discurso

Aurelio Suenes e Zinho Gouvea foram chamados pelo presidente da Câmara a subir ao palco do CPP para tomarem posse como administradores públicos do município de Resende Costa. Emocionado, Aurélio prestou seu juramento seguido da confirmação do vice Zinho. As lágrimas dificultaram o início de seu discurso. “Pessoal, na primeira vez não foi assim”, brincou Aurélio, que foi efusivamente aplaudido pelos vereadores e demais munícipes e autoridades presentes na plateia.

Em seu primeiro discurso aos vereadores e cidadãos de Resende Costa, Aurélio Suenes teceu elogios ao ex-vice-prefeito, agora secretário municipal de Agropecuária e Meio Ambiente Toninho Ribeiro (PMDB) e ao atual vice Zinho: “Essa união foi importantíssima para os novos rumos da política de Resende Costa e para a construção sólida de uma cidade cada vez melhor”. Ele falou sobre o primeiro mandato e sua expectativa para o segundo: “O primeiro mandato foi uma etapa desafiadora e hoje tenho a sensação do dever cumprido. Assumo este segundo mandato com muita determinação, me sinto honrado e feliz”.

Aos 37 anos, Aurélio recordou-se dos “sonhos de sua geração de construir um mundo melhor e mais igualitário. Sou prefeito não só daqueles que me deram seu voto, mas de todos os cidadãos resende-costenses”.

A grave situação financeira que vem atingindo praticamente todos os municípios do Brasil foi destaque no primeiro discurso do prefeito Aurélio: “Farei o possível para garantir o equilíbrio das contas públicas, mesmo que isso custe o remédio mais amargo”, comprometeu-se.

Aurélio dirigiu-se a seus secretários ressaltando que formou uma equipe de governo “analisando os méritos de cada um, sem nenhum compromisso eleitoreiro”. Por fim, o prefeito afirmou que seu governo “será marcado pela transparência junto ao Ministério Público e à imprensa, que aos olhos de muitos formam o quarto poder”.

Também bastante emocionado, sobretudo ao se lembrar de seu pai, o saudoso José Gouvea, o vice-prefeito Zinho iniciou seu discurso de posse agradecendo a seus familiares: “Lembro-me de meu pai, que sempre me apoiou e incentivou na política. Sem o apoio da família a gente não consegue caminhar na vida pública”. Zinho falou do compromisso dos homens públicos com a “luta por uma política justa e honesta”. Ele concluiu destacando a importância da sintonia entre o Legislativo e o Executivo em prol do desenvolvimento do município: “Divergências sérias entre os dois poderes podem fazer com que a cidade pare de se desenvolver”.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário