Prefeito municipal e autoridades policiais de RC se reúnem com proprietários rurais para debater furtos de gado


Polícia

Da redação0

Recentemente foi realizada, na Prefeitura Municipal de Resende Costa, uma reunião para tratar dos furtos de gado na zona rural do município. Participaram o prefeito Aurélio Suenes, representantes de entidades rurais e das Polícias Civil e Militar. Proprietários de sítios e fazendas e criadores têm reclamado junto às associações de furtos de gado e às residências. “A Prefeitura e a Secretaria Municipal de Agropecuária e Meio Ambiente estão à disposição dos criadores e proprietários rurais para buscar solução para esses problemas. Conversamos com as autoridades policiais, que estão trabalhando firme. É preciso que, ao perceberem o furto de seus bens, as pessoas procurem a Polícia Militar para registrar ocorrência”, disse o secretário municipal de Agropecuária e Meio Ambiente, Toninho Ribeiro.

“Como presidente da Arcosta, eu me prontifiquei a organizar um encontro com as autoridades locais. A Prefeitura se mostrou interessada em nosso problema e se prontificou a nos ajudar na divulgação de ações preventivas e no contato com as autoridades policiais. Estamos buscando providências e contamos com a participação e ajuda de todos para solucionarmos esse problema. Não estamos de braços cruzados”, declarou o presidente da Arcosta (Associação de Pequenos Produtores e Trabalhadores Rurais de Resende Costa), Benoni José de Lima.

Segundo o subtenente e comandante do 3º Pelotão do 38º Batalhão de Polícia Militar, Rogério Lúcio de Faria, os furtos de gado têm acontecido com pouca frequência: “Se estão acontecendo muitos furtos, não sabemos, pois não estão nos procurando. São poucos os registros de ocorrências”. O militar reforça ainda que a PM faz o patrulhamento rural durante a noite/madrugada a fim de evitar a ação dos criminosos, e orienta: “A prevenção melhor é o proprietário estar mais presente e denunciar à polícia os possíveis suspeitos”.

O investigador da Polícia Civil, Gláucio Wallacy Ribeiro Chaves, afirma que os furtos acontecem, mas já houve alguns períodos com mais ocorrências se comparado com agora: A Polícia Civil tem investigado. Todas as ocorrências registradas se transformam em um inquérito e todos os fatos são investigados. Há alguns em andamento e outros que já foram a julgamento, inclusive com pessoas condenadas. Se a ocorrência é feita, o fato é investigado”.

Para Gláucio, a melhor forma de prevenir tais situações é o cuidado do proprietário com o gado e a casa: “Eu sempre falo nas reuniões das quais participo que a única forma de prevenção é a presença de alguém na propriedade. Mesmo que não seja em todos os dias, mas algumas vezes por semana. Não existe uma quadrilha organizada que vem para roubar. Existe o furto, que acontece sem o proprietário ver e sem haver ameaça. Se tiver essa presença, certamente diminuirão os furtos”.

*Com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Resende Costa.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário