Prefeitura de Resende Costa realiza blitz de conscientização em cinco pontos de acesso à cidade

De acordo com o Executivo trata-se de mais uma medida para evitar possíveis casos de contaminação pelo novo coronavírus no município


Cidades

André Eustáquio0

Blitz de conscientização realizada na entrada da cidade. O objetivo é controlar o acesso de turistas e visitantes e conscientizar as pessoas sobre as medidas de precaução.

Governadores e prefeitos de diversos estados e cidades do Brasil têm tomado medidas extremas - algumas, inclusive, contrariando determinações do Governo Federal - para tentar conter o avanço do novo coronavírus, uma grave pandemia que já atinge quase todos os países do mundo. Em alguns municípios, em diversas regiões de Minas e de outros estados do país, são vistos obstáculos em trevos, rodovias e até mesmo em estradas de terra, impedindo o acesso ou restringindo ao máximo que turistas ou visitantes consigam entrar na cidade.

Nesta terça-feira, 24, a Prefeitura Municipal de Resende Costa tomou mais uma medida para tentar controlar o acesso de pessoas vindas de outros lugares à cidade, especialmente de locais onde já há casos confirmados de infecções pelo novo coronavírus.

Além da blitz que já estava sendo realizada no trevo do bairro Residencial Palmares, na rodovia LMG 839, cinco acessos à cidade também passaram a ser monitorados. Não há, porém, montes de terra, nem cerca de arame farpado contendo os transeuntes. Em alguns pontos, ônibus do transporte escolar são vistos estacionados próximos aos cones utilizados como barreira. Nos locais encontram-se agentes de saúde do município controlando o acesso e, às vezes, abordando pessoas.

Não há, por enquanto, segundo a prefeitura, nenhuma restrição aos moradores tanto do centro urbano quanto da zona rural que queiram transitar pelas estradas que cortam o município. Os agentes de saúde estão orientando as pessoas e monitorando veículos que chegam a Resende Costa vindos de outras localidades. “Foi uma decisão que tomamos junto à Secretaria Municipal de Saúde e ao Comitê de Enfrentamento da COVID-19. Optamos por fazer uma blitz de conscientização. Não é nada mais do que isso. Não é para barrar as entradas da cidade de forma radical, como tem sido feito por aí. Nosso objetivo é mostrar que estamos presentes, estamos monitorando a fim de evitar qualquer excesso, mantendo o controle”, explicou o prefeito municipal de Resende Costa, Aurélio Suenes de Resende.

A blitz que estava acontecendo desde o último fim de semana na entrada do bairro Residencial Palmares foi transferida, nesta terça-feira, para a entrada da cidade. Ao todo, portanto, todos os cinco acessos à cidade de Resende Costa estão sendo monitorados pela blitz educativa realizada pelos agentes de saúde do município.

 Decreto nº 72 garante serviços essenciais à população de Resende Costa

A Prefeitura Municipal de Resende publicou no fim da tarde da última segunda-feira, 23, o decreto 72 de 23 de março de 2020. O documento assinado pelo prefeito municipal Aurélio Suenes de Resende garante como sendo serviços essenciais à população e que, portanto, permanecerão em funcionamento durante o período de crise causada pela pandemia do novo coronavírus: Assistência à saúde, incluídos os serviços médicos e hospitalares; Assistência social e atendimento à população em estado de vulnerabilidade; Atividades de segurança pública; Atividades de defesa civil; Transporte de passageiros por táxi ou coletivo; Iluminação pública; Distribuição, comercialização e entrega, realizados presencialmente ou por meio do comércio eletrônico, de produtos de saúde, higiene, alimentos e bebidas; Vigilância e certificações sanitárias; Prevenção, controle e erradicação de pragas dos vegetais e de doença dos animais; Inspeção de alimentos, produtos e derivados de origem animal e vegetal.

O decreto considera serviços essenciais e que deverão continuar sendo prestados à população resende-costense: Tratamento e abastecimento de água; Assistência médico-hospitalar; Funerárias; Coleta, transporte, tratamento e disposição de resíduos sólidos urbanos e demais atividades de saneamento; Processamento de dados; Serviços bancários; Imprensa.

Ainda de acordo com o decreto publicado nesta terça-feira, a sede da Prefeitura Municipal de Resende Costa interrompeu, por tempo indeterminado, o acesso do público. No entanto, as atividades administrativas internas e externas continuarão em funcionamento. As Secretarias Municipais de Saúde e de Assistência Social continuarão funcionando com as portas abertas, porém, com acessos restritos aos usuários.

O documento prevê que “os servidores públicos municipais que encontrarem-se no grupo de risco serão imediatamente afastados de suas funções e deverão permanecer em suas residências até ulterior convocação pelo seu chefe imediato”. Já o artigo 11 do decreto 72 proíbe o acesso à cidade de veículos de turistas ou de visitantes pelas vias rurais do município.

Em entrevista à Rádio Inconfidentes FM na manhã da última segunda-feira, 23, o prefeito Aurélio explicou que o decreto 72 “trataria de detalhes já mencionados no artigo anterior que começou a vigorar no município no final da última semana”.

Números atualizados

De acordo com informações divulgadas pela Secretaria de Estado de Saúde, na tarde desta terça-feira, Minas Gerais já contabiliza 130 pacientes infectados pelo novo coronavírus, sendo 87 deles em Belo Horizontes. Ainda segundo a SES-MG, não há nenhum óbito registrado no estado em decorrência da COVID-19.

Em todo o Brasil, já são confirmados 2.201 casos e 46 mortes.

Suspeitas da COVID-19 em Resende Costa

Até o fechamento desta reportagem, havia em Resende Costa dois casos suspeitos de infecção pelo novo coronavírus. Ambos os casos aguardam os resultados dos exames.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário