Prefeitura de São João del-Rei anuncia volta da BCG


Saúde

Tamires Tribst0

fotoA vacina BCG volta a ser disponibilizada em São João del-Rei (Foto Divulgação)

Núcleo Materno Infantil volta a disponibilizar vacina BCG para recém-nascidos

A prefeitura de São João del-Rei anunciou na segunda feira, dia 28 de abril, em nota divulgada em uma página mantida na internet, a volta da vacina BCG à cidade e pede para que as mães não deixem de vacinar seus filhos.

A assessoria da prefeitura noticiou que o Núcleo Materno Infantil da cidade não estava disponibilizando a vacina BCG para recém-nascidos devido a uma nova adaptação necessária na aquisição da vacina.

O laboratório fornecedor não vinha cumprindo com as datas de entrega, assim, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) determinou uma nova elaboração do cronograma de remessa.

Karina Mascarenhas, mãe de Gabriel, de 11 meses, conta que seu filho foi vacinado no hospital assim que nasceu e também relatou sobre os sintomas da vacina: “ela não dá febre e pode lavar com água e sabão (...). O Gabriel não teve nada. A dele nem infeccionou, foi muito tranquilo; mais tranquilo ainda é sair do hospital com a vacina tomada!”.

A BCG, que tem dose única, imuniza contra a tuberculose e é concedida a crianças recém-nascidas que tenham mais de dois quilos. A vacina existe no Brasil desde 1934, porém, a tuberculose não é uma doença erradicada no país. Desde Abril desse ano, o SUS (Sistema Único de Saúde) disponibiliza um teste rápido de diagnóstico da doença.

 

As mães podem levar seus filhos para vacinar no Núcleo Materno Infantil de SJDR localizado na Praça Carlos Gomes, das 8h às 11h da manhã.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário