Prefeitura de SJDR volta a funcionar no casarão perto da Ponte da Cadeia


Cidades

José Venâncio de Resende 0

Prefeitura volta à antiga casa (foto: divulgação) .

Pouco mais de um ano depois, o casarão de meados do século 19, perto da Ponte da Cadeia no centro histórico, volta a ser sede administrativa da Prefeitura Municipal de São João del-Rei. Desde outubro de 2016, a sede da prefeitura funcionava, de maneira improvisada, no sobrado que pertenceu ao Barão de São João del-Rei, no Largo São Francisco.

Na época da mudança, a administração Helvécio Reis alegou que o antigo prédio necessitava de restauração (reparos no telhado) devido a infiltrações provocadas por chuvas. Inclusive, disse que já existiam recursos previstos para a obra no PAC das Cidades Históricas.

Para viabilizar a mudança, o prefeito Nivaldo Andrade mandou fazer uma reforma no telhado e nas infiltrações de água das paredes, além da recuperação da pintura, da fiação elétrica, cabeamento de telefonia e de internet. A restauração da fachada depende do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), com recursos do PAC das Cidades Históricas.

O casarão, construído em 1849, passa a abrigar o gabinete do prefeito, as secretarias municipais de Governo e de Administração, a Superintendência de Imprensa, Tecnologia de Informação, Licitação, Compras, Protocolo, Contabilidade, Departamento Pessoal, Recursos Humanos, Almoxarifado e Arrecadação.

A construção do sobrado foi iniciada em fevereiro de 1830 e, a partir de 1849, passou a abrigar a Casa de Câmara Municipal e a Cadeia da então Vila de São João del-Rei.

O telefone geral é (32) 3379-2900 ou 3379-2901.

Fonte: Orlando de Paiva Barros - Superintendência de Imprensa da Prefeitura Municipal

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário