Prefeitura Municipal doa cinquenta lotes para famílias carentes de Resende Costa


Cidades

Cássio Almeida0

Prefeito Aurélio fala aos beneficiários do programa 'Habitação Solidária'durante a cerimônia de entrega dos lotes

A Prefeitura Municipal de Resende Costa está ajudando cinquenta famílias carentes que residem no município a conquistarem o sonho da casa própria. Por meio do programa “Habitação Solidária”, idealizado pelo prefeito Aurélio Suenes, o Poder Público já realizou a entrega dos lotes aos beneficiados nesta primeira etapa do projeto, que não conta com apoio estadual ou federal. A cerimônia de entrega dos terrenos aconteceu no dia 19 de outubro, no CPP (Centro de Pastoral Paroquial).

O evento contou com a participação de diversas autoridades, entre vereadores, servidores públicos municipais e membros da sociedade civil organizada. Mas quem lotou mesmo o salão foram os principais convidados da noite: os beneficiários do projeto e seus padrinhos. Cada família precisou apresentar o nome de um padrinho no ato da inscrição. Será ele o responsável pela construção da moradia.

“Foi com muita alegria que fizemos a entrega dos cinquenta lotes do Programa Habitação Solidária. O programa foi idealizado há dois anos e consiste na doação de lotes para famílias de Resende Costa que realmente precisam. Ficamos felizes em dar esse importante passo, que é tirar o projeto do papel. Esperamos que daqui em diante as obras sejam realizadas e, quem sabe, futuramente lançarmos uma segunda etapa do programa. Espero que o projeto seja exemplo para outros municípios. Agradeço a toda a comunidade e a todos que participaram”, afirmou o prefeito Aurélio.

O objetivo do programa “Habitação Solidária” é diminuir a demanda por moradia da população de baixa renda, que foi beneficiada com base em critérios pré-estabelecidos. O projeto vem sendo desenvolvido pela Secretaria de Assistência Social em conjunto com o Conselho Municipal de Habitação, que tem como presidente Marco Faro.

“O conselho se reuniu para que pudéssemos, primeiramente, estabelecer requisitos de admissão ao programa de acordo com a lei. Em seguida, abrimos o processo de inscrição para todos que tivessem interesse em participar da seleção. Foram 108 inscrições, das quais 62 foram consideradas aptas a receber um dos lotes. Realizamos visitas a cada uma dessas famílias para criarmos um processo de escalonamento para que pudéssemos chegar a um número exato de 50 famílias. É importante frisar também que as 12 famílias que não foram selecionadas tiveram ainda a oportunidade de recorrer da decisão junto ao Conselho. Gostaria de destacar também o envolvimento da cidade de Resende Costa para com o projeto, já que as famílias conseguiram o apoio de um padrinho, o que demonstra a solidariedade da população”, declarou Marco Faro.

A residência deve ser finalizada em no máximo dois anos, seguindo um padrão mínimo estabelecido pela Prefeitura. Os lotes, onde serão construídos os novos lares, têm 200 m² e estão localizados no bairro Tijuco. As famílias poderão optar entre dois projetos de moradia: 2 quartos (35,62 m²) e 3 quartos (44,26 m²). A Prefeitura Municipal irá disponibilizar todas as partes do projeto: arquitetônico, estrutural, hidrossanitário e elétrico.

Para a assistente social Alessandra Guse, “A moradia é um bem fundamental para a dignidade da família”. E conclui: “O serviço social trabalha com o princípio de que o lar é onde são construídos os valores que formam uma sociedade melhor. Se uma família não tem a segurança de ter um lugar onde dormir e se proteger, terá dificuldade também em outros aspectos da convivência em sociedade. Se a dedicação da Assistência Social nesse projeto foi intensa, foi exatamente por perceber que o nosso investimento é na família.”

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário