Professores e profissionais da saúde de Resende Costa se unem contra a reforma da Previdência Social


Educação

Vanuza Resende0

Professores e profissionais da saúde do município de Resende Costa fizeram manifestação na manhã desta quarta-feira (Fotos Vanuza Resende)

Dia 15 de março foi a data escolhida para protestos contra a reforma trabalhista e da Previdência Social em todo o país. Vários grupos aderiram à mobilização. Em Resende Costa, os professores municipais e estaduais trocaram as salas de aula por passeatas. Parte dos profissionais da saúde do município também participou do movimento.

Os professores da rede municipal se encontraram próximo à prefeitura e fizeram uma passeata por várias ruas da cidade, levando cartazes com mensagens de reivindicação. “Quem não luta pelo futuro que quer, tem que aceitar o futuro que vier.” Outro cartaz levantado pelos professores reivindicava a equiparação salarial do grupo de professores do ensino fundamental I com professores do fundamental II. “Professores lutando também estão ensinando! Equiparação salarial já!”

Paulo Fernando Resende, professor da rede municipal, falou sobre o movimento. “Nós somos brasileiros, temos que lutar por nosso direitos. Então, a união faz a força! A educação está dando o primeiro passo, as demais classes deveriam participar com a gente.”

Paulo enfatizou que o professores aproveitaram a data para chamar a atenção para um assunto que vem sendo discutido desde agosto de 2016: a equiparação salarial dos professores. “Além da reforma da Previdência, estamos lutando por uma equiparação salarial que existe dentro do nosso município. Nós temos as mesmas qualificações e queremos ganhar igualmente aos outros profissionais, e existe essa diferença entre grupos de professores.” Ainda segundo o professor, eles aguardam uma resposta definitiva do poder público sobre o assunto.

A enfermeira Gorete falou sobre a decisão de paralisar parte das atividades da saúde hoje. De acordo com ela, é importante a união das classes dos trabalhadores com o objetivo de reivindicar necessidades mínimas como a aposentadoria. “As classes unidas poderão juntas lutar por um futuro melhor, somos contra a reforma da Previdência”, disse Gorete.

Além de bordões como “Saúde e Educação o futuro da nação”, os grupos escolheram a música “Pra não dizer que não falei das flores”, de Geraldo Vandré, para expressar o sentimento de luta: “Vem, vamos embora, que esperar não é saber, Quem sabe faz a hora, não espera acontecer” foi entoado pelos professores e profissionais da saúde nas ruas de Resende Costa.

Durante a passeata, várias pessoas que estavam nas ruas aplaudiram e parabenizaram os funcionários. Paulo acrescenta pedindo compreensão e colaboração de todos, em especial dos pais dos alunos. “Queremos contar com o apoio dos pais. Nós estamos lutando por uma causa justa, a da aposentadoria. Não estamos dando aulas hoje por um motivo justo, somos contra essa reforma proposta pelo governo. Estamos lutando pelo futuro dos seus filhos para que eles possam aposentar com dignidade.”

A prefeitura não se pronunciou de forma oficial sobre a paralisação dos professores e a paralisação parcial dos profissionais da área da saúde. Os professores da rede estadual se preparam para uma passeata na cidade de São João del-Rei na tarde desta quarta-feira.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário