Projeto da Assistência Social visa à alimentação sustentável e saudável em Resende Costa


Cidades

Emanuelle Ribeiro0

Público assistido pelo CRAS é responsável por plantio de mudas

A Secretaria Municipal de Assistência Social está desenvolvendo em Resende Costa o projeto “Horta Orgânica”. A ideia foi proposta pelo prefeito Aurélio Suenes e iniciada através do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social). “Vi nesta ideia a oportunidade de promover saúde e bem-estar social, oferecendo uma atividade em que fossem aumentadas as condições de alimentação dos participantes, com mais qualidade nos hábitos alimentares”, afirma Aurélio.

A secretária de Assistência Social, Clara Sousa, dá mais detalhes: “Tudo começou com um pedido do prefeito Aurélio quando eu assumi a pasta. Em uma conversa informal com a assistente social Sônia Lúcia, repassei a ideia, que foi bem aceita. Em seguida, adquiri uns blocos para os canteiros e, o que começou como uma simples sementinha, se transformou em uma pequena horta, mas com grandes objetivos. Queremos mostrar a importância da horta orgânica e, principalmente, contribuir para o conhecimento dos usuários sobre educação ambiental, qualidade de vida na produção e no consumo de alimentos saudáveis”.

A horta é essencial para a melhoria da qualidade de vida das famílias, visto que é importante sob o ponto de vista nutricional, como forma de terapia ocupacional, na melhoria do hábito de consumo das pessoas, na economia das famílias e até na manutenção e/ou melhoria da saúde e prevenção de doenças. “Mesmo sendo um projeto modesto e de pequeno impacto social, a troca de experiências e a criação de vínculos transformaram esta ação em uma fantástica ‘escola de vida’”, conta a coordenadora do CRAS, Clébia Maria Resende.

A responsabilidade pelo andamento do projeto é do público prioritário assistido pelo CRAS. “O apoio das assistentes sociais Sônia e Jacqueline e da auxiliar administrativa Janete vem sendo importantíssimo para o sucesso deste projeto. Passou-se a ser uma ação concreta no que diz respeito ao conhecimento de princípios que ainda desconheciam devido à vulnerabilidade que apresentam. Além disso, o projeto, a princípio simbólico, passou a ser ferramenta para alcançarmos o que propõe o Serviço do PAIF - Serviço de Proteção Integral à Família”, acrescenta Clébia.

A proposta da Assistência Social é oferecer um espaço de criação, expressão, produção, transformação, humanização, experimentação, socialização e convivência entre os participantes do projeto. “A partir de comportamentos sustentáveis instituídos e demonstrados aos participantes do projeto, esperamos que estas novas ideias sejam capazes de promover medidas simples de sustentabilidade e saúde, ultrapassando os limites da Secretaria e chegando até às famílias que são atendidas pelo CRAS. Hoje, alimentos como couve, cebolinha, alface, almeirão, quiabo, dentre outros, estão sendo cultivados”, explica Clara.

A horta orgânica está localizada no quintal das dependências da Secretaria Municipal de Assistência Social, onde também funcionam o CRAS e o Conselho Tutelar.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário