Projeto da Polícia Militar leva entretenimento a comunidades rurais de Resende Costa


Cultura

Vanuza Resende 0

A Polícia Militar de Resende Costa implantou em maio deste ano o projeto Cine Rural. A ideia surgiu da proposta do comandante da 13ª Região da PM, o coronel Jesus Milagres, para que os municípios criassem uma aproximação entre a PM e a população.

Com a criação da Patrulha Rural em abril último, o comandante do 3º Pelotão PM de Resende Costa, tenente Jackson Batista Neres, decidiu inserir entretenimento cultural às comunidades rurais contempladas pelo patrulhamento rural. “Assim como os demais projetos desenvolvidos pela Polícia Militar, o projeto tem como finalidade criar uma aproximação da polícia com a comunidade. Tirar essa timidez, esse receio que muitas vezes as pessoas têm da polícia”, comenta o tenente Neres.

A primeira comunidade a receber o Cine Rural foi o Curralinho dos Paulas. O filme escolhido para ser exibido na comunidade foi As Férias de Mister Bean. “Nós optamos por filmes de classificação livre e de comédia para que as crianças e os adultos também possam se divertir”, explica Neres.

O Distrito de Jacarandira será a segunda comunidade a receber o Cine Rural no mês de julho e em agosto será a vez do povoado da Micaela. “O Cine Rural é realizado uma vez por mês, com data de comum acordo entre a Patrulha Rural e os responsáveis pela comunidade. Para levar o Cine Rural até as comunidades é necessário que as lideranças locais entrem em contato com a Polícia Militar, porque nós precisamos do patrocínio do lanche, pipoca e refrigerante ou suco, além de local para passar o filme”, explica o tenente.

De acordo com o comandante Neres, a iniciativa conseguiu cumprir o objetivo já na primeira exibição. “Só passar patrulhando as comunidades dificulta a proximidade com a população. Fazendo essa inteiração, a gente consegue atingir o objetivo que foi proposto que é o de estabelecer esse vínculo de proximidade, essa confiança que as pessoas têm e aproximar mais da Polícia Militar. Estamos vendo que na prática o que foi proposto pelo Coronel Regional está funcionando”.

 

Patrulha rural

A Patrulha Rural é uma guarnição da PM, em veículo de quatro rodas, integrada por dois ou três policiais militares, atuando com armamento e equipamento adequados para pronta resposta. O policiamento em zona rural é uma atividade sistemática de preservação da ordem pública, executada no meio rural, com o suporte de veículos apropriados, com o objetivo de prevenir e reprimir delitos em fazendas, sítios, condomínios e cooperativas, dentre outros locais.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário