QUADRA POLIESPORTIVA TIA ZAINHA


Informativo da Câmara

0

foto

A quadra poliesportiva do Centro Educacional Infantil Aquarela agora tem o nome de Quadra Poliesportiva Tia Zainha. A denominação é resultado do Projeto de Lei nº 39/2022, de autoria dos vereadores Paulinho, João Dias e Cláudio.

Maria do Rosario Pinto e Silva, filha de Sebastião Silvino Pinto e Alzira Clara de Assis Pinto, nasceu em Resende Costa no dia 20 de junho de 1945 e faleceu aos 17 de fevereiro de 2017.

Ficou carinhosamente conhecida como “Tia Zainha” pelo seu trabalho prestado por 25 anos na Educação Infantil, no município de Resende Costa. Iniciou suas atividades nessa modalidade de ensino no ano de 1975 na escola Estadual Conjurados Resende Costa.

Recém-formada, surgiu a vaga para lecionar; porém, para ser contratada, ela teria que buscar alunos, pois seria a primeira turma de pré-escolar a se formar na referida escola. Determinada, não foi essa primeira “pedra no caminho” que a fez desaminar. Apoiada por seu pai e sua irmã, Maria da Penha, iniciou sua jornada.

À procura de alunos, tia Zainha saía em uma empreitada por trilhas e ruas, como, por exemplo, eram no passado a Rua do Artesanato, a Vavaso, Tejuco, Beira Muro, Parque do Campo, dentre outras. Parecia um verdadeiro censo demográfico. Tia Zainha precisava usar seus melhores argumentos no sentido de mostrar a importância para o desenvolvimento cognitivo e social que essa nova modalidade de ensino proporcionaria às crianças. Enfim, a primeira turma foi formada! Porém, o desafio mais complicado estaria por vir: manter os alunos frequentando a escola.

Muito criativa, dinâmica, extrovertida, ela mesma criava suas estratégias de ensino. Naquela época, não havia PCNs, congressos de educação, cursos de reciclagem, muito menos coordenadoras pedagógicas para auxiliarem na construção de um Projeto Pedagógico.

Na década de 70, praticava-se, ainda nas salas de aula, o que era chamado de “Escola Tradicional”, no qual o aluno era apenas um recebedor de conhecimentos e o professor o detentor do saber. Porém, tia Zainha, muito à frente de seu tempo, já praticava, sem saber, os objetivos da “Escola Nova” e, por que não dizer, do “Construtivismo”, uma vez que as atividades por ela desenvolvidas davam a oportunidade aos alunos de construir seu próprio conhecimento.

Criava atividades lúdicas, como músicas que estimulavam atividades motoras, sensitivas, orientação e formação de hábitos. Ela própria fazia massinha de modelar para as crianças, juntava revistas velhas para recorte e colagem, comprava, com seus próprios recursos, materiais como: tesourinhas, cola, papéis coloridos, retalhos, lãs, linhas etc. para trabalhos manuais.

Suas atividades motoras escritas também eram feitas com extrema qualidade. Ressaltando (como citado acima) a não existência, naquela época, de coleções pedagógicas, nem redes sociais que respaldassem o trabalho em sala de aula.

Tia Zainha foi pioneira. Se naquele tempo tivesse publicado seus materiais, teriam sido de grande ajuda para muitas professoras. Seus esforços foram reconhecidos e recompensados. Sua fama de boa professora se espalhou.

Nos anos subsequentes aos dois primeiros, não mais precisava sair em peregrinação na busca por alunos. As mães faziam filas na porta da Escola Conjurados para matricularem seus filhos com ela.

Aposentou-se em plena atividade na Escola Estadual Assis Resende, devido à municipalização da Escola Estadual Conjurados. E assim foi sua trajetória na educação, semeando e colhendo os frutos de seu primoroso trabalho.

Cora Coralina, poetisa, escreveu assim sobre o bom educador: “O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim, terás o que colher.”

O projeto foi aprovado por todos os vereadores e resultou na Lei Municipal nº 4.910/2022.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário