Qualidade de vida e desenvolvimento


Editorial

0

Em visita a Resende Costa, no último dia 5 de maio, o govenador de Minas, Romeu Zema (Novo), fez o seguinte elogio à cidade: “Parabéns para a cidade, que está crescendo e se desenvolvendo, oferecendo uma ótima qualidade de vida para aqueles que moram aqui. Resende Costa, um ótimo lugar para se visitar e, quem sabe, até para morar. Tô com inveja de quem mora aqui.” Chama a atenção na declaração do governador a constatação dele de que Resende Costa oferece qualidade de vida a seus moradores, ao mesmo tempo em que se desenvolve.

Afinal, o que é qualidade de vida? É possível viver bem em uma cidade pequena, sem os mesmos recursos financeiros, infraestrutura e opções culturais que as capitais oferecem?

A visita do governador de Minas a Resende Costa é reportagem de destaque desta edição do Jornal das Lajes (ed. 229). Há 41 anos, em março de 1981, a cidade recebeu o governador Francelino Pereira para a inauguração da rodovia asfaltada Alfredo Penido (LMG-389), considerada um marco importante para o desenvolvimento social e econômico do município nas décadas seguintes. A vinda de Francelino a Resende Costa na década de 1980 foi a última visita oficial de um governador de estado ao município. Receber, portanto, novamente o governador de Minas em visita oficial foi um privilégio para o município. No mesmo dia, Romeu Zema também cumpriu agenda em São João del-Rei.

O elogio que o governador Zema teceu a Resende Costa, destacando que aqui se tem qualidade de vida, nos leva a refletir sobre o que é qualidade de vida. Nos últimos tempos, essa reflexão tem vindo à tona a partir do crescente movimento migratório de pessoas saindo dos grandes centros urbanos com destino às cidades pequenas do interior. O que essas pessoas estão deixando? A correria nas grandes cidades, a violência, o custo alto de vida e o estresse. O que elas buscam? Sossego, segurança, um novo estilo de vida.

No entanto, muitos ainda tendem a associar uma vida feliz às condições de poder viajar e conhecer novos lugares, adquirir bens e acumular dinheiro, viver confortavelmente em grandes mansões, ter empregos rentáveis e lugar de destaque e prestígio na alta sociedade. Visão que não corrobora os argumentos de quem deixa tudo isso nas grandes cidades para viver de forma pacata e simples, porém saudável, no campo.

Durante o período mais tenso da pandemia de Covid-19, em que vigoraram medidas de isolamento social, o êxodo de pessoas que migraram dos grandes centros para o interior ocorreu com mais intensidade, despertando a curiosidade de estudiosos do assunto e da imprensa de forma geral. A pandemia foi a principal responsável por esse movimento migratório, ou já havia uma predisposição dessas pessoas de deixarem as capitais em busca de tranquilidade no campo ou nas pequenas cidades? O anseio por qualidade de vida é a resposta.

Desenvolvimento econômico e qualidade de vida estão intrinsecamente ligados. Se uma cidade que oferece à sua população acesso a emprego, educação e saúde de qualidade, pode-se dizer que nela existe qualidade de vida. E foram esses atributos que Zema observou em sua breve passagem por Resende Costa e o inspirou a elogiar a cidade. 

Se olharmos para a história de Resende Costa, constataremos que o desenvolvimento do comércio local – especialmente do artesanato, que impulsiona também o turismo enquanto atividade econômica geradora de renda – trouxe novas opções, sobretudo de emprego, à população. Não é exagero dizer que nossos jovens têm acesso a uma educação de qualidade, basta ver o índice de aprovação no Enem e o número de matriculados em universidades e cursos técnicos.

Para o futuro, desafios batem à porta. Apesar dos inúmeros e inesgotáveis problemas na área da saúde, o município avançou muito. A população resende-costense conta com três PSFs (Programa de Saúde da Família) e o Hospital Nossa Senhora do Rosário é referência na região. Faltam ainda mais opções de entretenimento e cultura, porém estamos no caminho certo e podemos, sim, concordar com o governador Zema e dizer que a nossa cidade oferece qualidade de vida à sua população.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário