Quase 14% da população resende-costense foram vacinados até início de abril


José Venâncio de Resende


A enfermeira Núbia Resende vacinando a auxiliar de enfermagem Fernanda Assis (foto arquivo pessoal)

Até o início de abril, foram aplicadas 2.046 doses de vacinas em Resende Costa contra a Covid-19. Desse volume, receberam a primeira dose 1.585 pessoas (equivalentes a 13,73% da população), sendo que 461 foram totalmente imunizadas (duas doses), de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde.

A principal vacina utilizada em Resende Costa é a Coronavac (parceria entre a chinesa Sinovac e o paulista Instituto Butantan), a exemplo do que ocorre no Estado, onde representou 85,38% (3,97 milhões) das doses utilizadas. Os outros 14,62% (687.100 doses) são da AstraZeneca/Oxford e da Fiocruz, de acordo com reportagem do jornal Estado de Minas (05/04).

Em Resende Costa, 935 pessoas idosas acima de 70 anos receberam a primeira dose (200 já imunizadas com as duas doses). Por faixa etária, 45 idosos com mais de 90 anos foram vacinados (42 com as duas doses). Entre 80 e 89 anos, foram 248 com a primeira dose (137 totalmente imunizados). Na faixa de 70 a 79 anos, 642 receberam a primeira dose (21 com a vacinação completa).

Aos profissionais da saúde atuantes foram aplicadas 500 vacinas (332 deles receberam a primeira dose e 168 as duas doses). Pessoas com deficiência em residências inclusivas já foram imunizadas com as duas doses (total de seis vacinas). Também 64 residentes em instituições de longa permanência (Lar São Camilo e Presídio), com mais de 60 anos, já foram vacinados (62 receberam as duas doses).

“Acredito que quase 100% desse público está realmente vacinado”, diz Núbia Augusta Resende Vale, enfermeira referência em imunização. “O ritmo da vacinação em Resende Costa está de acordo com o quantitativo de doses que recebemos da Gerência Regional de Saúde (GRS) e também com o público alvo que é permitido pelo Ministério da Saúde.” Ela orienta aqueles pertencentes a algum grupo prioritário e que, por algum motivo, não receberam a vacina a procurar a Sala de Vacinas e marcar nova data.    

Trata-se de um “ritmo totalmente fora do normal para que todos sejam imunizados o quanto antes e também para que as pessoas tenham em nós a confiança e o acolhimento de que precisam”, acrescenta Núbia Vale. É o caso, por exemplo, de pessoas acamadas e domiciliadas com alguma incapacidade funcional, que são imunizadas no domicílio pela equipe de vacinação, tanto na zona urbana quanto na zona rural. Também na zona rural, é realizada vacinação nos postos de saúde das localidades.

De acordo com os grupos prioritários, o agente comunitário de saúde agenda dia e horário da vacinação, informa Núbia. “A vacinação é com horário e dia programados. É o agente comunitário quem entrará em contato com o paciente, avisando o dia de receber a vacina.” Ela orienta os moradores recentes em Resende Costa para que se cadastrem com o agente de saúde ou procurem um PSF.

Este mês, começou a vacinação de pessoas entre 65 e 69 anos, “e conseguimos contemplar com a primeira dose 251 pessoas nessa faixa etária”, contou Núbia Vale. O plano é vacinar em abril essa faixa de idade e a população quilombola (acima de 18 anos de idade).

Na medida em que aumentar a entrega de vacinas por parte do governo estadual, será possível acelerar o processo de vacinação, segundo o secretário municipal de Saúde, José Luiz de Resende. “Posso garantir que a SMS tem condições de atender a demanda. Para isso, estamos com processo seletivo de contratação de profissionais de enfermagem. Estes profissionais serão destinados única e exclusivamente ao PNI (Programa Nacional de Imunização).”

Além da imunização contra o coronavírus, este mês tem início a campanha de vacinação de Influenza A, “mesmo com a possibilidade de aumento de lotes da vacina Covid-19”, assegura o secretário. “Para essas demandas, além das novas contratações, iremos promover campanhas de vacinação nos finais de semana e feriados.”

 

Solidariedade. Núbia Vale lembra o papel mais amplo dos profissionais da Saúde nesse momento de pandemia, de “dias difíceis, tristes, inconsoláveis, por tanto tempo”. “Nós trabalhamos firmes, sem medir esforços, dia a dia, para ajudar você na recuperação da sua saúde.”

Por isso, a enfermeira alerta as pessoas que se sentirem fracas ou incapazes de aguentar a pressão dos últimos meses para buscarem algum tipo de ajuda. “Não demorem, pois todos nós iremos precisar de estar pelo menos de pé para acolher os que mais precisarem.” Ao esforço dos profissionais da Saúde, Núbia pede reciprocidade às pessoas na forma de solidariedade.  “Tentaremos sempre fazer o melhor que estiver ao nosso alcance”, inclusive oferecer “um ombro amigo, uma conversa, uma demonstração de solidariedade”.

 

Texto finalizado em 06/04/2021.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário