Rádio Inconfidentes promoveu 3ª edição do debate entre os candidatos a prefeito de Resende Costa

Aurélio e Adilson ficaram frente a frente e apresentaram suas propostas ao eleitor


Política

Vanuza Resende e André Eustáquio0

Resende Costa mais uma vez dando exemplo de cidadania e democracia (Fotos Jornal das Lajes)

Na reta final das Eleições Municipais 2016, marcada por certo “desânimo”, talvez justificado pelas mudanças na legislação eleitoral, ou pelo conturbado momento de crise que vive a política no Brasil, a Rádio Inconfidentes FM promoveu um debate, no dia 24 de setembro último, entre a Coligação Unidos por Resende Costa (PSD, PMDB E PSDB) e o Partido dos Trabalhadores (PT). A Coligação tem como candidato a reeleição o prefeito Aurélio Suenes de Resende (PSD) e como vice, Zinho Gouvêa (PSDB). O PT apresenta como candidato a prefeito Adilson Avelino de Resende e vice o doutor Luiz.

A Rádio Inconfidentes planejou neste ano um novo formato para o debate e, como nas outras edições, contou com sugestões e aprovação dos representantes das duas candidaturas. O debate foi composto por seis blocos, sendo que um deles foi destinado aos vices. Os temas debatidos foram: Educação/Esporte/Cultura/Lazer/Artesanato; Saúde; Mobilidade Urbana (Trânsito/segurança/Urbanismo); Agropecuária/Meio Ambiente/Zona Rural; Rede de Esgoto e um bloco para tema livre. Os dois últimos blocos foram reservados aos candidatos a prefeito.

Cláudio Luís Resende, diretor-presidente da Rádio Inconfidentes, comentou sobre uma das novidades do 3° debate eleitoral promovido pela emissora, a inserção dos vices no debate: “Hoje, o vice não é mais uma figura decorativa na chapa da eleição majoritária. É evidente a sua importância, não apenas pela necessidade eventual de substituir o prefeito em caso de vacância do cargo, mas também pela necessária atuação na administração, fazendo parte das decisões.” O diretor-presidente completa: “A participação, mesmo que restrita no debate, mostra um avanço nessa direção: a de conhecer melhor também o candidato a vice e o que ele tem a contribuir para o desenvolvimento da nossa cidade.”

Paulo César Passos, ouvinte da emissora, fala sobre a importância dos veículos de comunicação em auxiliar, de forma imparcial, nas escolhas dos cidadãos, sobretudo em momentos decisivos da democracia, como as eleições: “Eu acho muito importante o debate na rádio. Sabemos que a Inconfidentes é muita ouvida na cidade e na zona rural, e os eleitores em dúvida podem decidir o seu voto, após escutar e analisar o discurso dos candidatos.”

João Marcelo de Resende, cidadão resende-costense que atualmente mora em outro Estado, fez questão de acompanhar o debate e se inteirar sobre o momento de democracia na cidade: “Acompanhei online o debate de sábado pelo site da Rádio Inconfidentes FM. Mesmo não residindo mais em Resende Costa, sempre procuro me informar sobre o que acontece em nossa cidade.” Para o engenheiro eletricista, o debate foi aprovado: “Achei que as discussões foram de alto nível, isso se deve à experiência e competência dos quatro candidatos.” Ele completa falando sobre a importância do debate para a população tomar a sua decisão: “Eventos como debates e entrevistas são de extrema importância para que a população esteja bem informada sobre os rumos que a cidade irá tomar, com um ou outro candidato. Nesses discursos, os candidatos se comprometem a realizar as propostas durante os quatro anos de mandato e cabe a população cobrar e medir a gestão pelo cumprimento do que foi falado.”

O mediador do debate, professor da UFSJ e colunista do Jornal das Lajes, José Antônio Oliveira de Resende, em sua conclusão, ressaltou o momento vivido pela população: “Foi um momento de democracia e apesar das defesas apaixonadas das posições não faltou respeito, nem a ética, nem o preparo. Resende Costa mais uma vez se mostra como exemplo de cidadania e de política séria. Desejamos aos eleitores muita luz, serenidade e discernimento na hora de escolher os seus representantes. Que a chapa vencedora realize um trabalho a altura da cidade, mantendo Resende Costa na constelação das cidades respeitadas em nosso Estado e em nosso País.”

A Rádio Inconfidentes agradece aos candidatos a participação e espera que o objetivo de contribuir com os eleitores em sua escolha tenha sido alcançado. “O debate é uma pequena prova de habilidades e conhecimentos que todos os gestores públicos precisam ter. Que esse debate tenha proporcionado uma melhor avaliação do candidato a ser escolhido e que Deus nos ajude nessa empreitada”, conclui Cláudio Luís.

 

A Rádio Inconfidentes fará a cobertura ao vivo da apuração dos votos no dia 2 de outubro.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário