Reedições de livros e biografia para lembrar os 120 anos da morte de Eça de Queirós


Cultura

José Venâncio de Resende0

Eça, no Solar Condes de Resende em Vila Nova de Gaia.

O escritor e diplomata José Maira Eça de Queirós morreu em 16 de agosto de 1900, em Paris (França). Entre os títulos da sua vasta obra, encontram-se Os Maias, As Minas de Salomão, A Relíquia e O Crime de Padre Amaro. Para lembrar os 120 anos da sua morte, a editora Livros do Brasil reeditou, recentemente, A Relíquia e O Crime de Padre Amaro.

Também foi publicada em Portugal a “VISÃO Biografia”, que destaca a vida e a obra do renomado romancista e diplomata. “Ao longo de 130 páginas pode viajar, e deixar-se envolver, pela sua vida e obra, conhecendo todos os pormenores desde o nascimento até ao trágico momento da sua morte com apenas 54 anos.”

Eça e Resende

A cidade de Resende, no Norte de Portugal, foi palco de três das mais conhecidas obras de Eça de Queirós: a Casa do Paço (Quinta de Santa Olávia) para “Os Maias”; Feirão para “O Crime do Padre Amaro”; e São Cipriano e a sua Torre para “A Ilustre Casa de Ramires” (esta última obra pode ser encontrada na Biblioteca Municipal de Resende Costa).

No caso do livro “A Ilustre Casa de Ramires”, tudo leva a crer que a Vila Clara do romance seja a cidade de Resende. Santa Maria de Craquede é o antigo Mosteiro Santa Maria de Cárquere. O romance – que se passa na zona de Resende – pode-se dizer que é uma homenagem de Eça de Queirós à terra natal e à família de Emilia de Castro Pamplona. De família nobre, Emília era a mulher com quem o escritor se casaria em 1886, no oratório particular da antiga Quinta de Santo Ovídio, na cidade do Porto.

Esta história é contada em detalhes no livro “Cidades e Resendes – Uma viagem por Portugal continental, Arquipélago dos Açores, Minas Gerais e Cabo Verde”, de minha autoria, publicado pela editora Chiado Books.

No Brasil, podem ser encontradas várias das obras de Eça de Queirós. Uma rápida incursão pelo site Estante Virtual permite localizar títulos como “A Cidade e as Serras”, “A Relíquia”, “A Tragédia da Rua das Flores”, “O Crime do Padre Amaro” e “O Primo Basílio”, entre outras.

LINKS RELACIONADOS:

Fundação Eça de Queiroz: https://feq.pt/

Livro “Cidades e Resendes”: https://www.chiadoeditora.com/livraria/cidades-e-resendes-uma-viagem-por-portugal-continental-arquipelago-dos-acores-minas-gerais-e-cabo-verde

Estante Virtual: https://www.estantevirtual.com.br/livros/eca-de-queiroz

 

 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário