REFLEXÕES - Cooperativismo – o que é


Informe Publicitário Sicoob Credivertentes

por João Pinto de Oliveira*0

O Cooperativismo é uma doutrina ou filosofia que busca, por meios pacíficos e progressivos, a edificação de uma sociedade pluralista, fraterna, altruísta,  humana, mais justa e igualitária sob todos os aspectos. Tudo isso tendo como característica fundamental a SOLIDARIEDADE.

É, em sua essência, um regime organizado de cogestão, autoajuda e autoproteção embasado no capital do associado e nos serviços prestados ao quadro social. Um sistema organicamente democrático, de minimização e solução dos problemas comuns onde, consoante às normas estatutárias, as decisões são tomadas em Assembleias Gerais com livre participação do corpo social.

Aspectos que norteiam o cooperativismo: a) forte inspiração e motivação comunitária; b) acesso de pequenos empreendedores e segmentos mais carentes (baixa e média renda) à economia de mercado: c) um instrumento de organização econômica e de desenvolvimento sustentável da sociedade.

Seus princípios básicos se assentam no ideário dos “Equidosos Pioneiros de Rochdale”, tecelões ingleses que em 1844 erigiram a primeira cooperativa. Tais princípios foram discutidos e atualizados pelo XXXI Congresso da Aliança Cooperativista Internacional realizado em 1995 em Manchester, Inglaterra, assim redigidos:

  1. adesão livre e voluntária
  2. controle democrático dos sócios

III. participação econômica dos membros

  1. autonomia e independência
  2. educação, treinamento e informação
  3. cooperação entre instituições

VII. preocupação com a comunidade

O Cooperativismo é – para alguns acostumados à competição, predação, ao capitalismo e à especulação asselvajadas – uma utopia, alto inviável. Mas contribui, há mais de um século, para a melhoria das condições de vida de milhões e milhões de pessoas e comunidades em todo o mundo. Um fenômeno que supera obstáculos e se expande dia a dia, gerando soluções sociais e econômicas para a sociedade. 

“Tudo que entra no mundo como algo novo é imperfeito perante aquilo que subsiste como velho. O velho vive como o grau mais elevado e o novo ainda está crescendo: isso é óbvio” (Rudolf Steiner)

 

*Presidente do Conselho de Administração

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário