REFLEXÕES - Sicoob Credivertentes: 33 Anos


Informe Publicitário Sicoob Credivertentes

João Pinto de Oliveira*0

Uma pausa, um remanso ao longo e ao largo do tempo para compartilhar história; exaltar missionários, servidores ativos e anônimos; relembrar episódios de uma caminhada de 33 anos da nossa instituição, SICOOB CREDIVERTENTES, feita com desprendimento e coragem, correndo riscos imensuráveis e enfrentando desafios cotidianos.

Uma história que tem como raiz e herança um fato transcendental ocorrido em 1844, quando 28 tecelões ingleses desempregados e desesperados se valeram da cooperação, em plena e aguda Revolução Industrial, para a solução de seus dramáticos problemas existenciais e sociais.

Criaram então a primeira cooperativa estruturada como alternância para sobrevivência, um xeque-mate à miséria e ao desalento. Venceram, propagaram seus ideais cooperativistas no tempo e no espaço. Tiveram, ademais, aqueles angustiados operários o suporte de pensadores como Robert Owen, Charles Fourier, Benjamim Bucher, Louis Blanc e Charles Gide, bem como de filósofos como Descartes, que preconizou que “a vontade humana prevalece sobre a evolução econômica, devendo corrigi-la ou reformá-la”.

O Cooperativismo, a exemplo do SICOOB CREDIVERTENTES, tornar-se-ia a solução para os problemas sociais e econômicos da coletividade, pois envolve compromisso com as pessoas e a sociedade; induz-nos à ação e participação com objetivos de desenvolvimento pleno e integrado da coletividade.

Diríamos mais: o Cooperativismo existe em prol da dignidade humana, resistindo numa era de intensas mudanças, de quebra de paradigmas, de disrupção, de graves dramas sociais, tais quais os da era da Revolução Industrial.

De fato, “servir aos associados é a razão de ser de toda cooperativa. Quando se investe numa instituição cooperativa, tem-se a certeza de que se vence a exclusão, gera-se emprego, distribui-se equitativamente riqueza, potencializa-se a produtividade, decide-se democraticamente, não se atenta contra o Meio Ambiente, propaga-se bem-estar ao meio comunitário, há vinculação com os setores econômicos de geração de produtos e serviços, há segurança e transparência. Tem-se a certeza de que, em primeiro lugar, o mais importante são as pessoas”, conforme destacado por Roberto Rodrigues, em 2001.

Nosso reconhecimento, assim, aos 22 associados-fundadores de nossa Cooperativa, que, numa tarde de agosto de 1986, em assembleia na cidade de São Tiago, acreditaram num projeto audacioso de autonomia financeiro-creditícia comunitária, de gestão dos próprios recursos locais, semente dadivosa que hoje atende cerca de 20 comunidades de nossa região, com aproximadamente 23 mil associados – além de Ativos que beiram já meio bilhão de reais! Tudo isso tão somente com o exercício de uma palavra mágica: UNIÃO!

 

*Presidente do Conselho de Administração do SICOOB CREDIVERTENTES.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário