REFLEXÕES - Um chamado veemente, urgente


Informe Publicitário Sicoob Credivertentes

por João Pinto de Oliveira*0

O sentido da vida é a dignificação social, moral e espiritual; a realização dos ideais humanos de respeito mútuo, reciprocidade, solidariedade – a consciência integral de nossos direitos e deveres ante a coletividade e a humanidade.

Está aí uma reflexão basilar num mundo convulsionado pelo individualismo, pela violência, por pandemias. Um mundo em que temos que fazer a opção: humanismo, solidariedade e altruísmo em contraposição ao egoísmo, à indiferença, ao materialismo.

Na realidade, tornamo-nos uma sociedade subjugada por interesses imediatistas, alucinantes, cruéis. Esquecemo-nos de que fatores políticos, sociais, culturais e econômicos são interconectados, interdependentes. E de que o lucro não pode estar acima da vida, do bem-estar comum. Mas somos forçados a nos lembrar, de maneira traumática, que toda perturbação ou lesão sistêmica provoca rupturas, consequências dolorosas.

Fome, migrações, desemprego, violência, epidemias. Estamos frente a um chamado implacável para que despertemo-nos do sonambulismo a que fomos/somos levados por elites políticas ou financeiras, exercitando a solidariedade, a cooperação.

Uma convocação veemente! Uma opção urgente!

*presidente do Conselho de Administração

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário