Região das Vertentes vai receber 1º Congresso da Mineiridade


Cultura

José Venâncio de Resende0

Secretários de Cultura e Turismo da região das Vertentes em evento com o secretário estadual de Cultura Leônidas Oliveira (foto Trilha dos Inconfidentes)

Uma comitiva da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais (SECULT), liderada pelo secretário Leônidas Oliveira, visitou a região das Vertentes entre 21 e 23 de fevereiro. Em encontro com a instância de governança regional (IGR) do Circuito Trilha dos Inconfidentes, o grupo participou de lançamentos de editais e se inteirou de importantes projetos dos municípios.

A surpresa veio, em café da manhã, no dia 21, com prefeitos, secretários e parceiros da Trilha em São Tiago, “Capital Mineira do Café com Biscoito”. Leônidas Oliveira anunciou a criação do Congresso da Mineiridade, cuja primeira edição será realizada na região, provavelmente ainda no primeiro semestre deste ano. “Será aqui, região marco do Bicentenário (da Independência), o 1º Congresso da Mineiridade com parceria do Sebrae e participação de todos os gestores de cultura e turismo. Vamos refletir sobre o bem receber e a mineiridade, que é o nosso principal atrativo.”

Além disso, a equipe da SECULT participou do lançamento do “Programa Reviva Tô na Trilha, Tô em Minas”, que promove a recuperação e a retomada do turismo na região, em um cenário pós-pandemia. E ainda anunciou repasses financeiros para as cidades da Trilha (por exemplo, investimentos na melhoria de sinal televisivo da Rede Minas). Estavam presentes representantes de Barroso, Carrancas, Conceição da Barra de Minas, Coronel Xavier Chaves, Dores de Campos, Entre Rios de Minas, Ibituruna, Lagoa Dourada, Madre de Deus de Minas, Nazareno, Ritápolis, Piedade do Rio Grande, Prados, Resende Costa, Santa Bárbara do Tugúrio, Santa Cruz de Minas e São Tiago, além de Amver, Emater, Comtur, Senac, Sicoob e Sebrae.

Em Tiradentes, os visitantes conheceram a identidade visual do “Selo da Cozinha Mineira”, projeto que busca reconhecer a cozinha mineira como patrimônio cultural de Minas Gerais. No mesmo evento, foi lançado o “Projeto Renovar”, da Secult, que tem como objetivo reposicionar o destino turístico de Tiradentes como polo gastronômico nacional e internacional, com base na reputação da cozinha mineira tradicional e contemporânea instalada no município. A Secult ainda anunciou o “Edital Calhas e Telhados – Programa Restaura Minas”, voltado a bens tombados em municípios mineiros. O aporte será de R$ 5 milhões, contemplando 25 prêmios no valor de até R$ 200 mil.

No dia 22, a subsecretária da Secult, Milena Pedrosa, visitou Barroso, onde conheceu pontos turísticos do município, como a Matriz de Sant’Ana e a Praça SantAna; também experimentou o tradicional “Chico Paio”, delícia da culinária local. Em São João del-Rei, foi a vez de o secretário adjunto de Cultura e Turismo, Bernardo Silviano Brandão, visitar o Conselho Municipal de Turismo (COMTUR). Na oportunidade, conheceu o @circuitoecovertentes, que busca fomentar a economia regional através da criação de rotas ecoturísticas voltadas à prática de esportes, como mountain bike, trekking e cavalgada

 

(Fonte: Trilha dos Inconfidentes).

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário