Resende costa adere a projeto turístico regional


Informativo da Câmara

0

Em reunião ordinária da Câmara Municipal no dia 02 de maio, os vereadores aprovaram por unanimidade o repasse de recurso no valor de R$7.9000,00 (sete mil e novecentos reais) para o Programa Caminhos de São Tiago.

 A adesão ao projeto tem como principal intuito fomentar o turismo em Resende Costa, como explica o secretário municipal de Turismo, Artesanato e Cultura Lucas Lara. “O Caminhos de São Tiago é uma rota turística, religiosa, cultural, histórica que vai ligar Ouro Preto a São Tiago. A gente já está vendo os frutos do projeto. Tem muita gente fazendo esse circuito, mesmo que ele não esteja oficializado. É um caminho que passa por trilhas e estradas rurais, o que faz a proposta ser um pouco diferente. Ele poderá ser feito tanto a pé, quanto a cavalo, de bicicleta, de 4x4, da maneira que a pessoa preferir. É uma proposta bem diferente e inusitada, que vem só a acrescentar para o turismo de Resende Costa”.

O vereador Ângelo Márcio parabenizou o projeto, mas destacou a importância de valorização de projetos culturais e impulsionadores de turismo no âmbito local. “Acho importante esse projeto Caminhos de São Tiago, uma ideia muita bacana que tiveram (...), mas eu gostaria de fazer uma crítica com relação a questão de valores, são sete mil e novecentos em um projeto que envolve Resende Costa, mas não é um projeto de Resende Costa.” O vereador disse que existe uma carência de recursos para os projetos culturais em Resende Costa e por isso é preciso analisar os recursos empregados diretamente para o município. “Nós estamos perdendo em festas rurais, em associações de cultura e o recurso público é importante para isso. Mas não sou contra o projeto, acho interessante para o turismo de Resende Costa ser incrementado, parabéns a todos os envolvidos na elaboração do projeto.”

Origem do projeto caminhos de são tiago

O projeto Caminhos de São Tiago tem como inspiração o Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha. O roteiro parte do distrito de Santa Rita de Ouro Preto e tem como destino a cidade de São Tiago, no Campo das Vertentes. O projeto tem como gestores o Circuito do Ouro, o Circuito Turístico Trilha dos Inconfidentes, do qual Resende Costa faz parte, e o Circuito Turístico Villas e Fazendas.

O projeto Caminhos de São Tiago passará por 11 municípios: Ouro Preto, Ouro Branco, Conselheiro Lafaiete, Queluzito, Casa Grande, Entre Rios de Minas, Lagoa Dourada, Resende Costa, Coronel Xavier Chaves, Ritápolis e São Tiago.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário