Vereadores aprovam projeto de lei que garante adesão de Resende Costa ao Programa Caminhos de São Tiago


Política

André Eustáquio0

Fernando Chaves (esq.) e Marcus Januário (dir.) apresentaram aos vereadores o projeto Caminhos de São Tiago (Foto André Eustáquio)

Os vereadores aprovaram, por unanimidade, durante a 18ª reunião ordinária de 2019, realizada no dia 22 de julho, o projeto de lei 77, de 9 de julho de 2019, que autoriza a adesão do município de Resende Costa ao “Programa Caminhos de São Tiago”. Com a aprovação do projeto de lei, o Executivo Municipal fica também autorizado a abrir crédito especial no valor de R$ 7.900,00, garantindo, assim, a participação do município no Programa.

Durante a reunião ordinária, a Câmara Municipal recebeu a visita do secretário municipal de Turismo, Artesanato e Cultura de Resende Costa, Fernando Chaves, e do gestor do Circuito Trilha dos Inconfidentes, Marcus Januário. Ambos falaram aos vereadores sobre a adesão de Resende Costa ao Programa Caminhos de São Tiago. Fernando Chaves destacou a localização de Resende Costa num roteiro turístico regional que engloba munícipios, como Tiradentes e São João del-Rei, que já atraem grande número de turistas. “É fundamental não perdermos de vista que a perspectiva do turismo em Resende Costa é regional. O turista que visita nossa cidade está inserido, geralmente, em uma rota regional que inclui vários municípios do Campo das Vertentes. É essencial estabelecer essa rede cada vez mais efetiva entre os municípios, criar rotas, interligar atrativos, estruturar o receptivo, disponibilizar mais informação turística, dentre outras ações”, disse o secretário municipal de Turismo, Artesanato e Cultura.

Fernando Chaves abordou também as ações previstas pelo Programa Caminhos de São Tiago: “O Programa Caminhos de São Tiago trabalha nesse sentido e prevê ações como a criação de mídias para divulgação gráfica e online do circuito, estimulando a formação de rotas para serem feitas a pé, de bicicleta, a cavalo, de carro ou de moto. Paralelamente, são realizadas ações de georreferenciamento, mapeamento e estruturação de atrativos, bem como capacitação do trade turístico e outras iniciativas.”

Marcus Januário, gestor do Circuito Trilha dos Inconfidentes, falou aos vereadores sobre a finalidade do programa, as ações concretizadas até o momento e os benefícios que serão gerados aos 11 municípios que aderiram ao Caminhos de São Tiago. “O programa vai gerar renda e emprego aos municípios que farão parte. Será o maior roteiro turístico tipicamente mineiro. Vamos valorizar os atrativos turísticos culturais dos municípios envolvidos, contando a história de Minas e da Inconfidência Mineira.” De acordo com Marcus, o roteiro de 285 quilômetros que liga Ouro Preto a São Tiago já foi todo mapeado e georreferenciado.

 

Vereadores elogiam o projeto

No plenário, os vereadores debateram com Fernando Chaves e Marcus Januário sobre a importância do Programa Caminhos de São Tiago para o desenvolvimento do turismo regional, especialmente em Resende Costa. O vereador Abel destacou a provável parceria com o governo da Espanha, através do Caminhos de Santiago de Compostela, que inspirou a criação do circuito mineiro. “O projeto poderá, inclusive, atrair turistas europeus que já fazem o Caminho de Santiago de Compostela.” O vereador Paulo Daher elogiou o projeto e disse que a adesão do município é importante para a valorizaçãodos atrativos turísticos da cidade. “Quem sabe surge daí uma grande oportunidade para o município revitalizar importantes atrativos, como a Capoeira Nossa Senhora da Penha e o Mirante das Lajes? Além disso, Resende Costa precisa investir em turismo. O programa Caminhos de São Tiago é uma oportunidade para atrairmos também turistas que frequentam Ouro Preto.”

O vereador Ângelo Márcio parabenizou Fernando Chaves e Marcus Januário pela apresentação do projeto e chamou a atenção para as demandas que a indústria do turismo poderá trazer ao município. Segundo o vereador, a adesão de Resende Costa ao Programa Caminhos de São Tiago “forçará o município a se organizar, a se estruturar”. Ainda de acordo com Ângelo, “Resende Costa tem muito o que mostrar e precisa investir em turismo”.

 

O programa

O Programa Caminhos de São Tiago está em fase de implantação e tem como inspiração o místico Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha. O roteiro de 285 quilômetros parte de Ouro Preto, na região central do Estado, e tem como destino a cidade de São Tiago, no Campo das Vertentes. Ao todo, 11 municípios (Ouro Preto, Ouro Branco, Conselheiro Lafaiete, Queluzito, Casa Grande, Entre Rios de Minas, Lagoa Dourada, Resende Costa, Coronel Xavier Chaves, Ritápolis e São Tiago) fazem parte do programa, que tem como gestores o Circuito do Ouro, Circuito Turístico Trilha dos Inconfidentes e Circuito Turístico Villas e Fazendas. A previsão é de que o lançamento oficial do Caminhos de São Tiago aconteça entre setembro e outubro próximos.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário