Resende Costa adere ao programa Minas Consciente, mas não se descuida das medidas preventivas

“Sabemos que nossa estrutura não suportaria um número grande de casos, por isso a prevenção é o grande foco no combate à Covid-19”


André Eustáquio


Aurélio Suenes, prefeito municipal de Resende Costa (Foto Cássio Almeida)

No último dia 18 de maio, entrou em vigor em Resende Costa o Decreto 131, que regulamenta o uso obrigatório de máscaras por toda a população.  De acordo com o decreto, o uso do item de proteção individual é necessário quando as pessoas utilizarem vias públicas e adentrarem em estabelecimentos públicos e privados no município.

Trata-se de mais uma medida tomada pelo Poder Executivo, através da Secretaria Municipal de Saúde e do Comitê de Enfrentamento à Covid-19, para conter o avanço do novo coronavírus em Resende Costa. Até o fechamento desta entrevista, o município havia confirmado 1 caso de Covid-19.

O prefeito municipal Aurélio Suenes de Resende (PSD) falou ao JL sobre o decreto que regulamenta a obrigatoriedade do uso de máscaras, sobre medidas preventivas e adesão de Resende Costa ao programa “Minas Consciente”, que apresenta diretrizes que orientam os municípios para a reabertura gradual do comércio.

 

Por que a prefeitura de Resende Costa optou pela exigência do uso de máscaras por toda a população? O uso de máscaras é uma recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde. Entendemos que esta é uma importante medida de prevenção ao novo coronavírus. Está comprovado que quando duas pessoas usam máscaras numa conversa, por exemplo, sendo que uma está contaminada e a outra não, a chance de quem não está contaminado de pegar a doença é baixa, o que mudaria caso as duas ou apenas uma delas estivessem sem a proteção.

Muitas pessoas têm aproveitado o tempo durante a pandemia para a prática de atividades físicas ao ar livre. A obrigatoriedade do uso de máscaras estende-se também a quem está praticando exercícios em locais públicos? Nesse momento de isolamento social, o ideal e o que temos indicado é a prática de exercícios físicos em casa. Porém, se a pessoa opta por uma corrida ou caminhada ao ar livre, o uso de máscara se faz necessário. Especialistas apontam que isso não faz mal e não reduz a oxigenação, apesar de o esforço para respirar ser maior. Mas são necessários cuidados devido à umidade: recomendamos que se troque a máscara assim que ficar molhada ou se ultrapassar duas horas de uso. E, claro: em tempos de pandemia, ou não, o importante é que cada pessoa procure um médico antes de começar a praticar atividades físicas.

Estamos vendo o número de casos de Covid-19 aumentar significativamente no Brasil e atingir o interior dos estados. O senhor pretende intensificar algumas medidas restritivas em Resende Costa caso o vírus chegue aqui? A Secretaria Municipal de Saúde de Resende Costa e, principalmente, o Comitê de Monitoramento para Enfrentamento do novo coronavírus têm feito um trabalho de excelência em nosso município. Além de todas as ações de conscientização, como as blitzen nos pontos de acesso à cidade e visitas a pessoas que chegam de viagens, atitudes concretas têm sido tomadas para evitar a disseminação descontrolada do vírus em nossa população. Sabemos que nossa estrutura não suportaria um número grande de casos, por isso a prevenção é o grande foco no combate à Covid-19. De qualquer forma, temendo a contaminação de resende-costenses, alugamos dois ventiladores pulmonares (equipamento similar ao respirador) para preparar nosso hospital para eventuais casos. Considerando que a propagação do vírus avance em nossa região, é possível que adotemos medidas ainda mais restritivas, sim, como impedir a entrada de pessoas oriundas de lugares onde há mais casos. Por enquanto, destacamos que a contribuição da população é fundamental: seguindo todas as medidas, em breve conseguiremos voltar à nossa rotina. Aproveito para agradecer a todos os profissionais que têm se exposto e trabalhado intensamente no combate ao novo coronavírus. E ainda: acreditamos que a informação é uma importante aliada nessa luta, por isso temos usado nossos canais oficiais para dialogar com a população e esclarecer todas as medidas que vêm sendo tomadas.

A macrorregião de Barbacena, da qual pertence Resende Costa e os demais municípios da microrregião do Campo das Vertentes, aderiu ao programa “Minas Consciente” do governo do estado, que orienta a flexibilização do isolamento social e a reabertura gradativa do comércio nos municípios. Como acontecerá o processo de reabertura do comércio em Resende Costa? Já iniciamos a conversa com comerciantes e estamos na fase inicial do programa, que é a reabertura dos comércios que integram o que chamamos de “Onda Branca”, de acordo com o Decreto 146, de 22 de maio de 2020. Resende Costa faz parte da região centro-sul do estado, composta por 51 municípios. As decisões sobre a retomada do comércio têm sido tomadas de forma unificada (entre os municípios), com reuniões virtuais realizadas todas as semanas. A Onda Branca compreende os seguintes setores: antiguidades e objetos de arte; fogos de artifício; artigos esportivos e jogos eletrônicos; produtos agrícolas, plantas e floriculturas; móveis, tecidos e afins; formação de condutores; além de outras atividades acessórias. Porém, antes de reabrir o comércio, o empresário precisa requerer no setor de Cadastros da Prefeitura a certificação denominada “Alvará Covid-19”. A permissão é obrigatória para o funcionamento e poderá ser cassada caso o comerciante descumpra as responsabilidades assumidas.

 

“Acreditamos que a informação é uma importante aliada nessa luta”

 

Como os municípios podem avançar de uma onda para outra? É feito o monitoramento da situação regional dos casos de Covid, do número de casos confirmados, número de leitos clínicos e leitos de UTIs ocupados e número de óbitos. A partir desses dados, a região poderá avançar para a próxima onda, ficará como está ou poderá retornar à onda anterior. De acordo com o programa, a previsão para avançar de uma onda para outra é de 21 dias (após avaliação criteriosa dos dados e estatísticas dos municípios).

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário