Resende Costa comemora 106 anos de emancipação política

Caminhada ecológica, missa em ação de graças, homenagens, sarau e entrega da medalha José de Resende Costa marcaram as comemorações do aniversário da cidade.


Cidades

André Eustáquio0

Ângelo Márcio Resende executou, brilhantemente, Capricho Árabe, do compositor espanhol Francisco de Asís Tárrega Eixea

Resende Costa completou, no dia 2 de junho, 106 anos de emancipação política. Neste ano, os eventos comemorativos do aniversário da cidade foram organizados pela recém-criada Secretaria Municipal de Artesanato, Cultura e Turismo, que tem como secretário Lucas Eduardo Maia Lara. As atividades de comemoração dos 106 anos de Resende Costa foram inseridas na programação da VI Mostra de Artesanato e Cultura.

As festividades do dia 2 de junho iniciaram com o hasteamento das bandeiras em frente à Prefeitura Municipal, de onde saiu um cortejo em direção à Praça Cônego Cardoso, no centro de Resende Costa. A Banda Municipal Santa Cecília acompanhou o cortejo até a praça, na qual se reuniram os participantes da 2ª Caminhada Ecológica Passos de José – nome dado em homenagem ao inconfidente José de Resende Costa, o pai, que possuía uma fazenda na localidade dos Campos Gerais e uma residência onde hoje é a Praça Cônego Cardoso.

 

De volta às origens

A localidade dos Campos Gerais, localizada a pouco mais de 7 quilômetros da cidade, onde ainda se preservam as ruínas da histórica fazenda (dos Campos Gerais) que pertenceu ao inconfidente José de Resende Costa, o pai, é o ponto final da Caminhada Ecológica Passos de José. Após percorrem um trajeto de aproximadamente 10 quilômetros sob o sol quente de uma manhã limpa de outono, os caminhantes enfim chegaram à capela de Nossa Senhora do Carmo, onde foi celebrada uma missa em ação de graças pelos 106 anos de emancipação política de Resende Costa.

O pároco de Resende Costa, padre Fábio Rômulo Reis, presidiu a celebração e destacou durante a homilia “o espírito religioso que moveu os resende-costenses quando se deu o processo de emancipação política”. Padre Fábio chamou atenção também para as conquistas adquiridas em Resende Costa ao longo dos anos, especialmente no campo da educação e das artes. Autoridades municipais estiveram presentes na celebração, como o vice-prefeito José Gouvêa Filho (PSDB), vereadores e secretários municipais.

Para abrilhantar musicalmente a celebração eucarística na capela de Nossa Senhora do Carmo dos Campos Gerais, foi criado especialmente para a ocasião um grupo de câmara composto de um trio de cordas e coro a quatro vozes. O grupo, dirigido pelo maestro e violinista Wagner Barbosa, executou peças sacras do barroco mineiro e do repertório clássico, como o conhecido hino eucarístico Ave Verum Corpus, composto em 1791 pelo compositor austríaco Wolfgang Amadeus Mozart (1756 -1791).

 

Medalha José de Resende Costa

A cerimônia oficial do aniversário de Resende Costa aconteceu às 20h do sábado, 2 de junho, no Teatro Municipal. Com a presença de autoridades municipais, civis e militares, o evento marcou a entrega da medalha de honra ao mérito “José de Resende Costa” a seis pessoas homenageadas. A Câmara Municipal indicou quatro cidadãos para receber a condecoração: a advogada e defensora pública aposentada Dilma Maria de Sousa, o coronel da FEB (Força Expedicionária Brasileira) Jair de Resende Maia, o sargento da Polícia Militar Leomar Francisco Pereira e o engenheiro civil, fazendeiro e empresário Marcos José de Paula. Receberam a Medalha José de Resende Costa, categoria Bronze, que homenageia os servidores municipais que completarem 25 anos de serviço, sem qualquer nota desabonadora ou punição na sua vida funcional, as professoras Aparecida de Fátima Reis Costa e Rossana do Carmo Silva.

Solange Maria do Carmo Silva Daher – que esteve por quase 10 anos à frente da Divisão de Cultura e hoje ocupa a função de chefe da Divisão de Ensino, lotada na Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer – foi escolhida, neste ano, “Servidora Destaque” e recebeu do prefeito municipal Aurélio Suenes de Resende (PSD) uma placa em sua homenagem. Durante a cerimônia, o prefeito municipal lançou oficialmente o programa Habitação Solidária (leia nesta edição entrevista com o prefeito Aurélio Suenes).

 

Sarau

A organização da cerimônia oficial do aniversário de 106 anos de Resende Costa programou para o evento uma série de apresentações culturais, conforme já acontecera em 2017. A Banda Municipal Santa Cecília, sob a regência do maestro Luiz Carlos Martins Júnior, executou algumas peças musicais e o Hino Nacional; o Hino de Resende Costa foi, de forma inédita, recitado pelas estudantes de Letras Tássia Reis e Mariana Camila, acompanhadas pelo violinista Wagner Barbosa.

O talentoso músico, violonista e vereador do município de Resende Costa Ângelo Márcio Resende executou, brilhantemente, Capricho Árabe, do compositor espanhol Francisco de Asís Tárrega Eixea (1852-1909).

 O coro Mater Dei, de Resende Costa, encerrou o sarau comemorativo do aniversário de 106 anos do município. Sob a regência do maestro Wagner Barbosa, o grupo executou duas obras do compositor setecentista, nascido em São José del Rey (atual Tiradentes), Manoel Dias de Oliveira (1738-1813): Miserere (para coro e baixo) e Surrexit Dominus Vere (moteto a capela para procissão da Ressurreição). Ambas as composições são apresentadas anualmente durante as solenes celebrações da Semana Santa de Resende Costa, onde Manoel Dias de Oliveira atuou como capitão da Ordenança de Pé dos Homens Pardos Libertos do Arraial da Lage (atual Resende Costa), desde 1771.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário