Resende Costa cria Comitê de enfrentamento à Covid-19 e estabelece medidas preventivas

Geórgia Araújo, secretária municipal de Saúde, fala sobre a importância do isolamento social e de demais ações implementadas no município para conter o novo coronavírus


Entrevistas

André Eustáquio0

foto

Movimento intenso de ônibus e de pessoas circulando na avenida Alfredo Penido; lojas de artesanato, restaurantes e pousadas cheios de turistas nos finais de semana. Essa é a realidade com a qual a população de Resende Costa, na microrregião do Campo das Vertentes, se acostumou até o novo coronavírus, causador da Covid-19, chegar ao Brasil e se espalhar por diversas cidades, em todas as regiões.

O medo e a cautela acenderam o alerta mobilizando autoridades políticas, chefes dos poderes e equipes técnicas do Ministério da Saúde, das secretarias estaduais e municipais de Saúde e vigilância sanitária. Uma verdadeira operação de guerra começou a ser montada rapidamente a fim de traçar estratégias a curto prazo para conter o avanço do novo e assustador vírus.

Em Resende Costa, algumas medidas começaram a ser tomadas no final da primeira quinzena de março, como a suspensão das aulas das redes estadual e municipal. Um decreto do Executivo Municipal, publicado no dia 19, determinou o fechamento de grande parte do comércio, sobretudo bares, lanchonetes, pizzarias e cancelou eventos públicos e alvarás de festas particulares. O objetivo: evitar aglomerações. Outro decreto suspendeu, por tempo indeterminado, o funcionamento de lojas e especificou quais são os comércios e os serviços essenciais que deverão funcionar durante o período de isolamento social no município.

Neste sábado, 28, completa-se uma semana de isolamento social em Resende Costa. Ruas vazias, lojas, bares, restaurantes e vários outros comércios fechados por determinação de decreto municipal, que segue recomendações da OMS (Organização Mundial de Saúde), do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). Com a população recolhida em casa, as ruas da cidade ficaram desertas. No sábado em que os católicos começam a celebrar o setenário das dores de Nossa Senhora, só se ouve o dobre triste e melancólico do sino da igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha de França, que também está fechada.

Muitos podem questionar por que o município, que até agora não registrou nenhum caso positivo para o novo coronavírus, deve seguir medidas restritivas, como fechamento do comércio e orientação à população para se manter em isolamento social. Até quando essa situação deverá continuar?

O JL conversou com a secretária municipal de Saúde, Geórgia Araújo Resende, que preside o Comitê de enfrentamento à Covid-19 em Resende Costa. A secretária explica nesta entrevista o que levou o comitê a tomar medidas preventivas e como a população deve agir neste momento de pandemia.

Há uma semana a população de Resende Costa vem seguindo orientações das autoridades municipais de Saúde para se manter em isolamento social. Muitas pessoas confundem isolamento social com quarentena. Qual a diferença? O isolamento domiciliar (quarentena) é uma medida restritiva aplicada a pessoas suspeitas ou positivas por critério médico. Já o isolamento social é uma medida preventiva para as pessoas em geral, que busca diminuir a velocidade de transmissão do novo coronavírus.

Em Resende Costa, qual foi a decisão das autoridades de Saúde assim que o alerta se acendeu no Brasil, especialmente em Minas? Diante da pandemia da Covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com o Comitê de Enfretamento, optou por seguir as recomendações da OMS (Organização Mundial de Saúde) e do Ministério da Saúde, orientando a população a aderir ao isolamento social. No momento, essa é a melhor forma de prevenção, uma vez que o país se encontra em uma curva crescente de casos. Inclusive, alguns munícipes têm sido orientados a permanecer em isolamento domiciliar quando eles retornam de áreas classificadas, anteriormente, de risco por contaminação comunitária.

Neste período de isolamento social em que as pessoas se recolhem em casa, muita gente ainda não possui informações claras sobre o que é recomendável ou não fazer. Uma das maiores dúvidas é em relação a atividades físicas. Quais são as orientações do Comitê de Enfrentamento à Covid-19? Podem ser feitas atividades físicas ao ar livre, como andar de bicicleta, caminhar e correr? Durante o isolamento domiciliar a pessoa está impedida de sair de casa por se tratar de medida restritiva. Já no isolamento social não existe restrição, e, sim, uma recomendação de que a pessoa deve permanecer em casa e sair apenas em casos essenciais. Neste último, as atividades físicas ao ar livre são permitidas de forma moderada, pois estimulam o sistema imunológico, desde que o contato social seja evitado. É importante manter a rotina, mas as restrições recomendadas devem ser respeitadas.

Como tem sido o diálogo entre os municípios da microrregião do Campo das Vertentes neste momento de prevenção e combate ao novo coronavírus? As medidas tomadas estão em sintonia entre os municípios? Há prefeitos que estão optando por medidas mais radicais, como fechar o acesso às suas respectivas cidades através de barreiras... Existe uma interação muito importante entre prefeitos, secretários e comitês. As idéias têm sido debatidas e compartilhadas de forma enriquecedora em busca de estratégias resolutivas. Contudo, as decisões tomadas no âmbito de cada município levam em conta suas particularidades, ou seja, cada gestor procura a solução mais adequada para sua realidade.

De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, dos dois casos suspeitos para coronavírus em Resende Costa, um foi descartado. Há, no entanto, alguma possibilidade de haver no município casos sintomáticos e que não foram notificados, ou que a pessoa não tenha procurado atendimento médico? As unidades de saúde estão atentas e prontas para atender as demandas que eventualmente apareçam. Todas as medidas cabíveis visando a não disseminação da SARS-CoV-2 estão sendo executadas. Portando, essa situação só seria possível em razão de uma não procura por atendimento médico.

Quais são as principais medidas que estão sendo tomadas em Resende Costa pelo Comitê de Enfrentamento para conter o avanço do novo coronavírus? As unidades de saúde foram preparadas e os profissionais envolvidos foram capacitados para enfrentar a situação; todos os recursos da Secretaria de Saúde foram direcionados para as ações de combate e enfrentamento à Covid-19; barreiras com caráter educativo estão em funcionamento em todos os acessos à cidade, onde são repassadas orientações referentes à prevenção à Covid-19, com monitoramento dos visitantes. Objetivando alcançar toda a extensão do município, diversos meios informativos têm sido empregados para orientar a população, como faixas, cartazes, carros de som, mídias sociais e inserções na rádio local (Inconfidentes FM, 87,9). Além disso, há também a aplicação de protocolos com o intuito de viabilizar o funcionamento seguro dos comércios essenciais.

Quais pessoas compõem o Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19? O Comitê é formado por mim, secretária municipal de Saúde; pelas enfermeiras dos PSF’s Sílvia, Christiane, Flávia e Núbia; pelo médico residente do PSF 03 Dr. Fabiano; pela fiscal sanitária Leidiane. Representando o Hospital Nossa Senhora do Rosário, temos o médico Dr. Luiz Antônio Pinto, a diretora do hospital Irmã Maria Auxiliadora e a enfermeira Edineide. Como representante da Polícia Militar, temos o sargento Leomar. Optamos por formar o comitê, com exceção do representante da Polícia Militar, apenas com servidores e profissionais da saúde.

Como as pessoas devem proceder em caso de sintomas da Covid-19? Onde ir? Quais sãos as primeiras providências a serem tomadas? Em primeiro lugar é importante alertar a população que em casos de sintomas gripais leves, o contato com as unidades de saúde deve ser feito preferencialmente por telefone. Assim, o profissional irá orientá-lo, avaliando a necessidade de ir ou não até a unidade. De segunda até sexta-feira, o atendimento é feito pelos PSF’s. O Hospital Nossa Senhora do Rosário deve ser procurado em casos de extrema urgência ou nos finais de semana. O paciente não deve ir até a unidade de saúde sem a devida recomendação. Nas unidades a pessoa acaba exposta, por se tratar de local de maior risco de transmissão e contaminação.

 

“Estudos demonstram a diminuição da velocidade de disseminação do patógeno em diversos locais devido à eficácia do isolamento social e de medidas de segurança. Essa desaceleração tem resultado direto em nosso município”

 

Se surgirem casos comprovados de infecção pelo novo coronavírus em Resende Costa, os serviços de saúde do município estarão preparados para os atendimentos? Para a atual demanda, sim. Mas existe receio de sobrecarga do sistema, caso as medidas de contenção não sejam respeitadas. Por isso a colaboração da população é essencial.

As medidas restritivas e de conscientização adotadas até agora no município têm demonstrado eficácia? Estudos demonstram a diminuição da velocidade de disseminação do patógeno em diversos locais devido à eficácia do isolamento social e de medidas de segurança. Essa desaceleração tem resultado direto em nosso município. Até o momento, não tivemos nenhum caso confirmado, mesmo que já exista em nossa microrregião. Por isso, o comitê vê resultados positivos com as medidas tomadas até o momento. Isso demonstra que o trabalho realizado como medida de prudência tem apoio da população, que tem colaborado seguindo as recomendações e fazendo denúncias, o mais importante para a atual situação.

Como estão sendo monitorados os caminhões e os veículos de transporte de cargas que entram e saem todos os dias na cidade? O monitoramento está ocorrendo através das blitz em todos os pontos de acesso à cidade, onde são repassadas orientações a todos os trabalhadores que estão em trânsito, em razão do seu serviço. De forma complementar, existem protocolos de segurança sendo aplicados em todos os estabelecimentos em funcionamento.

Existe alguma previsão para o fim do período de isolamento social em Resende Costa, ou reabertura parcial de alguns setores do comércio nos próximos dias? Ainda não há previsão para retorno, o momento é de prevenção. Temos consciência de que a economia será afetada, contudo, as medidas de cuidado neste momento são fundamentais para salvar vidas.

O Hospital Nossa Senhora do Rosário acolhe pacientes de algumas cidades da região. Num eventual pico de casos de Covid-19 a instituição tem condições de atender pacientes vindos de outras localidades da região? No momento, o hospital dispõe de uma sala de estabilização e de onze leitos de isolamento. Os casos graves serão estabilizados e encaminhados para hospitais de referência na região.

O município de Resende Costa tem algum plano B para aumentar o número de atendimentos e de leitos, caso necessário? Tem sido analisado dentro da microrregião a possibilidade dos hospitais de pequeno porte, como é o caso do nosso, ser apoio para os casos leves da Covid-19. Contudo, está sendo realizado levantamento das necessidades como forma de somarmos esforços e atender a microrregião.

Na microrregião do Campo das Vertentes quais são os locais de referência para atendimento de casos mais graves da Covid-19? As referências para os casos mais graves são: São João del-Rei (Hospital Nossa Senhora das Mercês e Santa Casa) e em Juiz de Fora (Hospital Regional João Penido).

O isolamento social e as notícias que chegam a todo momento de diversas partes do mundo têm deixado muitas pessoas ansiosas e, muitas vezes, em pânico. O que a senhora orienta as pessoas a fazerem para suportar o isolamento social e o medo? O momento é preocupante, mas não é necessário pânico. Deve-se manter a calma. Oriento que as pessoas busquem amenizar os sintomas e viver de maneira saudável. Aconselho utilizarem o tempo livre para realizar atividades produtivas, evitar o bombardeio de informações, adaptar a rotina aos cuidados necessários e refletir sobre o aprendizado com essa triste realidade. Importante, também, aproveitar a tecnologia para se aproximar das pessoas. Vamos lembrar também de cuidar dos nossos quintais eliminando possíveis focos da dengue.

A Secretaria Municipal de Saúde tem se organizado para oferecer atendimento psicológico às pessoas que necessitam? Existe uma movimentação da Secretaria de Saúde em conjunto com a Secretaria de Assistência Social voltada para a questão psicológica das pessoas.

Como será realizada em Resende Costa a vacinação contra a gripe? A vacinação contra a gripe, nesta primeira fase, é somente para idosos e profissionais da saúde. Para evitar aglomerações de pessoas na sala de vacinas e também evitar que o idoso transite pelas ruas, se expondo ao risco de contaminação, o município adotou a estratégia de vacinação em domicílio, tanto no centro urbano quanto na zona rural. Devido, porém, à antecipação da campanha, a entrega das doses pelo governo está ocorrendo de forma fracionada. Sendo assim, à medida que as doses forem disponibilizadas a população será imunizada. A sala de vacinas continua com funcionamento normal para vacinas de rotina e também para vacinação dos demais grupos. É importante lembrar que a vacina é contra a gripe causada pelo vírus influenza (H1N1).

 

Comitê Municipal de Enfrentamento à COVID-19:

 

Geórgia Araújo Resende – Secretária Municipal de Saúde

Silvia Célia de Oliveira – Enfermeira Coordenadora do PSF 01

Christiane Cléria de Sousa Coelho Esteves – Enfermeira Coordenadora do PSF 02

Flávia Helena de Resende Coelho – Enfermeira Coordenadora do PSF 03

Núbia Augusta Resende Vale – Enfermeira Referência Técnica do Programa de Monitoramento das Ações da Vigilância em Saúde

Fabiano Bonato Gonçalves – Médico Residente no PSF03

Leidiane Rodrigues do Socorro – Fiscal Sanitário

Luiz Antônio Pinto – Médico do Hospital Nossa Senhora do Rosário

Maria Auxiliadora de Resende – Diretora do Hospital Nossa Senhora do Rosário

Edineide Aguiar Siles – Enfermeira Responsável Técnica do Hospital Nossa Senhora do Rosário

Leomar Francisco Pereira – 3º Sargento da Polícia Militar de Resende Costa.

 

Telefones úteis:

PSF 01 – 3354-1757

PSF 02 – 3354 -2571

PSF 03 – 3354-1657

Disk denúncia – 99809-3244

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário