Resende Costa e suas histórias é tema de livro publicado pela Academia de Letras de São João del-Rei em projeto de regionalização editorial


Cultura

Elaine Martins0

Os autores Alair Coêlho de Resende e Stela Vale Lara autografam exemplares do livro, durante a noite de lançamento em Resende Costa (Foto José Antônio de Ávila)

A Flor das Vertentes, de autoria dos resende-costenses Stela Vale Lara e Alair Coêlho de Resende, é o mais novo livro publicado pelo selo editorial da Academia de Letras de São João del-Rei.

O obra de 160 páginas permeadas por histórias, casos, memórias e crônicas divide-se em duas partes: “Rememoranças”, com 17 textos assinados por Alair Coêlho de Resende, e “Simplesmente Flores”, com imagens e outros 17 textos de Stela Vale Lara. “Uma boa parceria pressupõe basicamente afinidade e confiança entre as partes, que juntas se alinham formando um todo sem que para isso cada uma delas se despersonalize. É dessa forma que vi nascer este livro”, escreve a professora Regina Maria Resende Coelho no prefácio.

No cerne da obra, segundo Regina Coelho, a Resende Costa de outros tempos é lembrança constante permeando as muitas histórias que esses dois parceiros contam com maestria e riqueza de detalhes. “Cada um testemunha de seu próprio tempo e apoderando-se de seus pensamentos e sentimentos, de suas vivências e experiências. Eis aí o fruto de um encontro feliz entre pessoas que se admiram, lançando-se ao registro de uma época guardada na memória, com toda importância que esse resgate tem para a cidade ao lembrar parte de nossa história não tão recente. Com toda a importância que esse resgate tem para os autores ao lembrar parte de suas próprias histórias e da memória coletiva”.

A escolha do título está ligada à figura da Felícia Chuchu, doce e inocente personagem lembrada por Alair Coêlho já no homônimo texto de abertura sobre a procissão de Corpus Christi. E vão brotando no livro outras recordações feitas igualmente de festas e flores. Em “Um Buquê Especial”, por exemplo, Stela Vale Lara relembra uma certa festa de Nossa Senhora da Penha, com o andor da Santa enfeitado e à espera do ramalhete que seria depositado nas mãos da Padroeira por quem desse o lance do leilão de prendas na hora programada pelo Padre Nélson para o relógio soar seu sinal de despertar.

 

Regionalização editorial

Segundo a presidente da Academia de Letras de São João del-Rei, Zélia Maria Leão Terrell, a publicação do livro pelo selo editorial da Academia corrobora as finalidades da instituição, como o cultivo e a divulgação das Belas Letras e a promoção e produção de obras que visem à preservação do patrimônio cultural da região das Vertentes. “Essa publicação é um marco importante para nós, pois inaugura um novo projeto de regionalização do nosso selo editorial, que passa a extrapolar os limites de São João del-Rei. Nada como começarmos com este livro de qualidade e de título sugestivo e marcante: “Resende Costa: A Flor das Vertentes”. Por meio desta edição, estamos ainda homenageando aquela cidade carregada de história e cultura e que muito enriquece o nosso Campo das Vertentes. Esperamos que essa obra seja a primeira de muitas que possamos fomentar nos próximos tempos”, acrescenta Zélia Terrell.

 

Lançamentos

O livro foi apresentado ao público pela primeira vez na terra natal dos autores, Resende Costa, no sábado 8 de junho, às 20h, no salão de festas C&M. O lançamento oficial, na sede da Academia de Letras de São João del-Rei, será no domingo, 30 de junho, às 10h. Os dois eventos são gratuitos e abertos. O livro poderá ser adquirido por R$ 30,00.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário