Resende Costa ocupa 14° lugar no ranking do ICMS Esportivo do ano base 2019

Região tem sete municípios entre os 20 melhores no ranking do ICMS Esportivo


Esporte

Vanuza Resende0

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) divulgou o relatório retificado dos dados dos índices definitivos do ICMS Esportivo, tendo como base o ano de 2019. Resende Costa ficou entre os 20 melhores municípiosdos 412 que pontuaram no Estado de Minas Gerais. O município ocupa a 14ª posição no ranking. No último relatório, que tinha como base o ano de 2018, a cidade ocupava o 19° lugar entre 404 municípios avaliados. Com a avaliação de 2019, o município deverá receber em 2021 a quantia de R$145.052,64. Esse valor poderá sofrer alguma alteração; porém, se houver, deverá ficar próximo da quantia esperada pela pasta.

O ICMS Esportivo é um mecanismo que incentiva a organização e a implementação de políticas públicas esportivas nos municípios, por meio do fomento à criação e manutenção de conselhos municipais de esportes e realização de programas e projetos esportivos. São treze pontos a serem trabalhados pelas cidades, sendo eles: Esporte para Terceira Idade; Esporte para Pessoas com Deficiência; Jogos Escolares Municipais; Jogos Escolares de Minas Gerais; Jogos do Interior de Minas; Outros Programas e Projetos; Atividades de Lazer; Xadrez; Projeto Sócio Educacional; Atividade de Futebol Amador; Qualificação de Agente Esportivo e Instalação/Reformas/Obras. 

Para receber o repasse, o município precisa comprovar, através de documentos, a realização de eventos esportivos, além de contar também com um Conselho Municipal de Esporte considerado ativo. Vivian Daher, atual chefe da divisão de esportes da Prefeitura de Resende Costa e que também estava à frente da pasta em 2018, falou ao JL sobre o trabalho desenvolvido no município para conseguir boa pontuação. “O trabalho se manteve o mesmo dos outros anos. Com os termos de parceria firmados entre a Prefeitura e a Associação que se apresenta no chamamento Público (no caso de 2019, o Expedicionários) o valor de R$89.995,00 foi repassado para os interessados em realizar os eventos esportivos no ano. Deixando claro que todos que nos procuram recebem a verba. Com um trabalho de garimpagem, eu e o profissional que presta trabalho para a prefeitura, o expertise na assessoria esportiva, Mauro Resende, buscamos toda a documentação necessária para comprovação das atividades esportivas. Quanto mais modalidades, número de participantes e quantidade de cidades participantes, maior o número da pontuação”, explicou Vivian.

Vivian aproveita para agradecer aos organizadores de eventos que movimentaram o calendário esportivo em 2019. “Fizemos um bom trabalho em 2019, o que nos colocou nesta posição em 2020 para que o valor em dinheiro seja repassado ao município agora no ano de 2021. Agradecemos aos realizadores dos eventos, que, além de nos colocarem à frente no ranking, incentivaram a prática de várias modalidades esportivas no município”.

Para 2021, uma preocupação: a alteração no calendário esportivo em 2020, devido à pandemia da covid-19. “Tentamos manter o nível em 2020, mas a pandemia nos atrapalhou bastante, bem como a todos os outros municípios do Brasil. Mesmo assim, algumas atividades foram realizadas. O trabalho é difícil, mas por Resende Costa não ter uma Secretaria de Esporte e sim uma Divisão, contando apenas comigo e a assessoria para realizar as ações, podemos nos orgulhar de nosso desempenho e continuar incentivados a permanecer no caminho”, completou Vivian.

 

Região bem representada

A região do Campo das Vertentes também ficou muito bem representada. Ao todo, sete municípios ficaram entre os 20 melhores do Estado. São João del-Rei é o município que melhor pontuou, aparecendo em 3° lugar no ranking geral. Prados ocupa o 4º lugar. Santa Cruz de Minas está em 13º. Logo depois, Resende Costa em 14°; Dores de Campos em 15° e Barroso em 16°. Lagoa Dourada é o 19° município.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário