Exposições, música, oficinas, consultorias, esporte e lançamento de mascote: Resende Costa realiza mais uma Mostra de Artesanato e Cultura


Cultura

Emanuelle Ribeiro0

Abertura oficial da Mostra com a presença de autoridades municipais e organizadores do evento

A Mostra de Artesanato e Cultura de Resende Costa vem cumprindo a proposta de ser um evento cultural diferenciado e que leva nossa principal atividade econômica para o restante do estado e do país. Em 2017, o evento chegou à sua quinta edição e aconteceu de 31 de maio a 4 de junho. Exposições, música, teatro, oficinas, palestras, consultorias e esporte marcaram as comemorações do aniversário de 105 anos de emancipação política do nosso município. A programação foi variada e contou também com novidades, como a “Caminhada Ecológica Passos de José” e o lançamento do mascote oficial de Resende Costa! “Juntamente com a prefeitura, fizemos a comemoração dos 105 anos de emancipação política do município com atividades cívicas muito criativas. Desenvolvemos atividades de capacitação profissional e motivacionais. A programação cultural e festiva também foi extremamente rica”, destacou Cícero Chaves, presidente da ASSETURC (Associação Empresarial e Turística de Resende Costa), que promoveu o evento em parceria com o Guia das Vertentes e apoio da Prefeitura Municipal.

A V Mostra teve início no dia 31 de maio com a palestra “Desenvolvendo Atitudes Empreendedoras”, ministrada pelo Analista do Sebrae MG, Gustavo Magalhães, no Teatro Municipal. Mas foi no dia 1º de junho que o evento foi oficialmente aberto, em cerimônia no já tradicional espaço da Mostra, na Avenida Alfredo Penido. A atração musical da noite ficou por conta de Bruno Lopes e Banda.

“A Mostra é um evento muito especial e é tratada com muito carinho pela Prefeitura. Mais uma vez nos empenhamos em dar suporte à ASSETURC para que tudo fosse perfeito. Estou muito feliz pelo tamanho do evento e o que ele significa para Resende Costa. Este ano, a programação foi muito bem pensada e fiquei satisfeito com a forma com que tudo aconteceu. Acredito que a população e os turistas também se surpreenderam. Sem a ASSETURC nada disso seria possível. Nossos agradecimentos e parabéns à comissão organizadora”, declarou o prefeito Aurélio Suenes.

Na sexta-feira, 2 de junho, dia oficial do aniversário da cidade, a programação foi extensa e durou todo o dia. Destaca-se a participação brilhante da Banda Santa Cecília já no hasteamento das bandeiras. Em seguida, teve início a “Caminhada Ecológica Passos de José”: os participantes saíram da Praça Cônego Cardoso, onde está localizada a estátua de José de Resende Costa (Pai) e seguiram para os Campos Gerais, onde se encontram as ruínas da antiga fazenda do inconfidente. No final da manhã e na parte da tarde, o Casal Gastrô, Cláudio Ruas e Amana Castelo Branco, mais uma vez entrou em cena para comandar a Oficina de Gastronomia. A cerimônia oficial dos 105 anos de emancipação política do município foi realizada no Teatro Municipal. Luís Paulo, Dr. Silvana & Banda e Legião4 agitaram o restante da noite.

Sábado foi dia de Oficina de Fotografia para crianças e adolescentes com o jornalista Cássio Almeida. "Ministrar a oficina foi uma grande experiência. Todas as vagas foram preenchidas e tive a oportunidade de passar um pouco sobre a prática da fotografia, incentivando as crianças e adolescentes a registrarem o cotidiano e a história de Resende Costa através das lentes de seus celulares e câmeras. A Mostra de Artesanato e Cultura prova a cada ano que tem que ter lugar garantido no calendário cultural de Resende Costa. É um evento que valoriza nossa cultura e nossa história, além de trazer atrações alternativas e de ótima qualidade", afirmou Cássio.

Além disso, no dia 3, os resende-costenses e visitantes curtiram outra novidade: o fogão a lenha na rua! É um fogão a lenha montado em cima de uma plataforma com rodas, que percorreu a Avenida Alfredo Penido. No trajeto, foi preparada uma saborosa comida mineira, como linguiça, angu e couve, acompanhada da cachaça de Minas. Também não faltou música no sábado: Diguinho, Felipe Guedes, Pereira da Viola, Chevette Hatch e Geração Nômade se apresentaram.

A manhã do dia 4 de junho foi de esportes. Com muitos inscritos, a segunda Meia Maratona da Mostra foi um sucesso. Quem não quis correr, pôde participar do primeiro Trilhão de Bikes. Marcelo Azevedo, Scarvox e James Baby garantiram o som no encerramento da V Mostra de Artesanato e Cultura de Resende Costa.

Segundo Cícero, a organização fez uma avaliação muito positiva da Mostra: “Foi uma organização difícil, com muitas limitações e entraves burocráticos que culminaram em um evento que teve apenas uma semana de divulgação. Em contrapartida, contamos com o empenho de todos os envolvidos e com o apoio de inúmeras pessoas, entidades e empresas de Resende Costa. Obtivemos o sucesso esperado e agora já começamos a pensar no próximo evento e em outras atividades que explorem o turismo no município”.

 

Mascote

Resende Costa ganhou, ainda, um mascote durante a V Mostra de Artesanato e Cultura de Resende Costa. Uma lagartixa bem simpática atraiu a atenção do público, que não deixou o bicho em paz! A Tixa, como foi batizada, foi personagem de muitas fotos durante os dias do evento. “O lançamento da Tixa foi, sem dúvidas, a grande novidade! Em breve, o mascote estará nos ajudando a divulgar melhor nossa cultura, artesanato e história com atividades que serão realizadas por diversas entidades organizadas, como a amiRCo, os Conselhos Municipais de Turismo e de Patrimônio, Circuito Trilha dos Inconfidentes etc.”, afirmou Cícero Chaves.

Recém lançada, a Tixa já cumpre bem sua função: aparecer, gerar curtidas, perguntas, discussões e aguçar a curiosidade sobre nossa cidade. “Já no lançamento, a Tixa conseguiu alcançar milhares de curtidas nas redes sociais, por meio de centenas de fotos publicadas com a hashtag TIXA. Ela também será matéria de dois programas de televisão gravados durante a Mostra”, avaliou o presidente da ASSETURC.

“Aproveito para agradecer a todos que ajudaram na realização deste evento. Esperamos que esse clima de confraternização e união se mantenha durante todo o ano, externado através de nosso trabalho e de nosso cuidado com a cidade, fazendo de nossas ruas e praças lugares mais limpos, coloridos e bonitos. É bom para quem vem nos visitar e é ótimo para nós que vivemos aqui”, concluiu Cícero.

 

Meia Maratona

A segunda Meia Maratona da Mostra de Artesanato e Cultura de Resende Costa teve recorde de inscritos: ao todo, quase 300 atletas, sendo cerca de 90 locais, participaram dos dois percursos – 21km e 6km. “Acredito que essa corrida entrou de vez no calendário regional. Felizmente, tivemos muito apoio do comércio local, que contribuiu com a premiação. Agradecemos à prefeitura pelo apoio em massa nessa prova e ao pessoal que ajudou na organização”, comentou o organizador Luiz Nei Resende, da equipe Novo Amanhecer.

90% do percurso da prova foi composto por estrada de terra e trilhas, com bastante morros, o que foi desafiador para os corredores. Os participantes ganharam um kit com camisa do evento e sacola personalizada, chip e número descartável, o que tornou a corrida bastante organizada e profissional. Nos 21km Masculino, Rinaldo Daniel da Silva, Andersom Lucas de Souza, Luciano da Silva Lopes, Gilberto da Rocha e William Damião Zeferino Paiva subiram ao pódio. Na Meia Maratona Feminina, chegaram na frente Selma Flaviana da Paz Fernandes, Magda Aparecida da Silva Orlando, Fabiana Aparecida Araújo Martins, Dercilene Terezinha da Silva e Bárbara Lana Batista. Já no percurso de 6km, entre os homens os melhores foram Andersom Batista Lisboa, Gabriel Alberto Silva de Carvalho, Celso de Jesus da Silva, Fabiano Tadeu de Souza e Arnaldo Aparecido de Paulo. Na categoria Feminino, subiram ao pódio Tatiana Martins Souza Cirino, Luciana de Fátima, Thamiris Araújo Martins, Laura Maria Ferreira Silvério e Eliana Celsa Mapa da Silva.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário