Imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima visitou Resende Costa

Durante todo o dia, centenas de fieis e devotos veneraram a imagem da Virgem de Fátima


Religião

André Eustáquio e Vanuza Resende0

Fieis acolhem a imagem peregrina na capela de Nossa Senhora de Fátima

No dia 13 de maio de 1917, três crianças, Lúcia dos Santos (10 anos), Francisco Marto (9 anos) e Jacinta Marto (7 anos), afirmaram terem visto “uma senhora mais branca que o sol”, num lugarejo chamado Aljustrel, pertencente ao concelho de Ourém, distrito de Santarém, Portugal. Os três pastorinhos apascentavam um pequeno rebanho de ovelhas na Cova da Iria quando tiveram a visão. Inicialmente, de acordo com os relatos sobre as supostas aparições de Fátima, em 13 de outubro de 1917, a Virgem disse aos pastorinhos que era ela a Senhora do Rosário. Passado quase um século desde a primeira aparição, a devoção a Nossa Senhora de Fátima arrasta milhares de peregrinos a Portugal e a igrejas e santuários dedicados à Virgem no mundo inteiro. Trata-se de uma das maiores devoções da Igreja Católica à Virgem Maria.

Em comemoração ao centenário da primeira aparição de Fátima, que acontecerá em maio do ano que vem, as paróquias da Diocese de São João del-Rei estão recebendo a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima vinda de Portugal. “Estamos recebendo a imagem de Nossa Senhora de Fátima. São cinco imagens iguais a original de Portugal e cada uma visita um continente. É uma preparação à comemoração dos 100 anos, que se completam em 2017, da primeira aparição de Nossa Senhora de Fátima, na cidade de Fátima, em Portugal”, explicou padre Rodrigo Coimbra Ladeira, vigário paroquial da Paróquia de Nossa Senhora da Penha de França, de Resende Costa.

Por volta das 9h:30min. da manhã de terça- feira, 25, os sinos da igreja matriz de Nossa Senhora da Penha e os fogos de artifício anunciaram a chegada da imagem da Virgem de Fátima. Os fieis acolheram a imagem peregrina com muita piedade e emoção. Mirian Aparecida, 14, nasceu com uma doença rara e não tem os movimentos dos membros inferiores; ela se emocionou com a chegada da imagem. “Eu me emocionei muito, eu tenho muita fé em Nossa Senhora de Fátima. Sem ela, eu acho que não estaria viva. Eu passei por tantas coisas na minha vida... Agradeço a Deus por ter permitido esse momento de fé; peço que  Nossa Senhora continue abençoando os doentes e os que estão nas ruas,” suplica Mirian.

Durante todo o dia, centenas de devotos de Nossa Senhora de Fátima passaram pela igreja matriz para fazer suas preces e agradecimentos. As 18h:15min., na igreja matriz, foi rezado o terço pelos homens da comunidade. Logo após, a imagem desceu em procissão até a igreja de Nossa Senhora do Rosário onde foi celebrada a santa missa, presidida pelo vigário paroquial padre Rodrigo Coimbra e concelebrada pelo pároco padre Fábio Rômulo Reis.

O coral do Grupo de Jovens Shalom abrilhantou a celebração eucarística, que foi marcada pela emoção e fé de centenas de fieis que lotaram a igreja do Rosário. Padre Rodrigo destacou em sua homilia a importância da oração enquanto instrumento de paz. “Cada pessoa que se torna instrumento de paz em sua comunidade, através da oração, já é sinal vivo da presença do Senhor”. Antes da bênção final, algumas mulheres da cidade, que têm o nome Fátima, coroaram a imagem de Nossa Senhora.

Após a celebração, a imagem foi levada em procissão luminosa até a capela de Nossa Senhora de Fátima, localizada no bairro Bela Vista. Durante a procissão os fieis recitaram o terço e entoaram tradicionais cânticos marianos. Os devotos de Nossa Senhora fizeram vigília durante toda a madrugada e veneraram a bela imagem peregrina. Na manhã de quarta- feira, 26, às 7h, foi celebrada missa de despedida e encerramento da visita da imagem de Nossa Senhora de Fátima a Resende Costa, que seguiu para Lagoa Dourada acompanhada pelo pároco da Paróquia de Santo Antônio, padre José Walter Silva de Carvalho.

Sinal de Deus

Padre Rodrigo falou sobre o objetivo principal da visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima: “Nossa Senhora apareceu há quase 100 anos e pediu aos três pastorinhos, Lúcia, Jacinta e Francisco, que não deixassem de rezar. O contexto era de guerra (a Europa vivia os horrores da 1ª Guerra Mundial – 1914 a 1918), ela  pediu  que eles servissem a Deus. Vivemos em um mundo de violência, de coisas ruins acontecendo. Nossa Senhora nos pergunta se queremos servir ao Senhor. Ela espera a nossa resposta. Queremos com alegria dizer ‘sim’ para vivermos uma vida melhor em nossa família, em nossa cidade.”

Padre Zezinho (SCJ), famoso escritor, compositor e cantor, diz no refrão de uma bela canção intitulada “Imagens”: “Imagens são sinais a me lembrar aonde Deus agiu. Imagens são sinais a me apontar por onde alguém seguiu. Imagens são apenas o que são: sinais, sinais...”

Iluminado pelo ensinamento da Igreja, padre Rodrigo destaca que a fé é o ponto central. “Nós sabemos que a imagem é somente um sinal que nos faz lembrar de Nossa Senhora, mãe de Deus, que está no céu e intercede por nós. As devoções nos fazem um apelo para a conversão, para a mudança de vida e nos chama a sermos instrumentos de paz no mundo. A imagem veio de Portugal para nos lembrar que lá no céu existe a presença de uma mãe que olha por nós e quer que façamos a vontade de Deus. Não importa a imagem, não importa o título, importa a fé que nos leva ao coração de Jesus”, conclui padre Rodrigo Coimbra.

 

 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário