Resende-costenses participam da III Copa de Muay Thai e Boxe em Barbacena


Esporte

Vanuza Resende0

fotoOtávio, campeão da modalidade Luta Casada

Diversos atletas da região participaram da terceira edição da Copa de Muay Thai e Boxe na cidade de Barbacena, no dia 27 de outubro. Pela segunda vez, Resende Costa teve atletas representando a cidade. João Victor Resende, de 21 anos, e Pâmela Regina Ferreira, 20, foram os atletas que competiram na modalidade iniciante de Muay Thai. Os resende-costenses voltaram para casa com medalhas. João Victor ficou com a medalha de ouro e Pâmela conquistou a medalha de prata. Na competição, houve também modalidades amador, semi-profissional e profissional.

Professor de Muay Thai e responsável pelos alunos, Ruan Rodrigues, falou como surgiu a ideia de levar os atletas para disputar o campeonato: “O evento na cidade de Barbacena tem crescido muito na região. Nós participamos da segunda edição do evento em 2018 e fomos convidados para participarmos dessa nova etapa”.

A competição contou ainda com a presença da torcida de Resende Costa. A Prefeitura Municipal cedeu um ônibus para levar amigos e familiares dos competidores para prestigiarem o torneio.

 

Atleta é campeão no 11° Campeonato de Jiu-Jitsu em Barbacena

No dia 19 de outubro, no Ginásio Delmo Maria, em Barbacena, o atleta Otávio Ribeiro, 31 anos, participou do 11° Campeonato de Jiu-Jitsu. E mais uma vez o atleta voltou com premiação para Resende Costa. “Na minha luta casada, na qual o adversário é selecionado através de faixa e peso, consegui sair campeão e trouxe o cinturão para a nossa cidade, além de ter sido prata, na categoria até 76 kg”. O evento recebeu vários atletas mineiros, representando Belo Horizonte, Juiz de Fora, Carandaí e São João del-Rei.

Otávio disse que, mesmo sem muito tempo de preparação, ficou feliz com o desempenho. “Apesar da falta de tempo, consegui me preparar um pouco; durante meu horário de almoço aproveitava para malhar e isso me garantiu lugar no pódio, sendo o único representante da cidade no evento”, ressaltou.

O atleta destacou a falta de patrocinadores como a maior dificuldade para continuar disputando o campeonato. “A maior dificuldade é a falta de patrocinadores, já que não existe premiação em dinheiro e, como o Jiu-Jitsu é pouco conhecido, fica mais complicado. Entretanto, conto com alguns parceiros que sempre me ajudam e apoiam. Destaco e agradeço ao Supermercado Resende Costa, Contemp Service Contabilidade e à Prefeitura Municipal de Resende Costa, através da secretaria de Esporte. Meu muito obrigado! Agradeço também a Deus, minha equipe Bauer Team e a todos que torcem por mim”, finalizou Otávio.

 

Pink Run reúne várias mulheres competidoras em Lagoa Dourada 

Lagoa Dourada foi palco do Pink Run, no dia 19 de outubro. 170 mulheres participaram de uma prova voltada para elas. O objetivo? Chamar a atenção e conscientizar sobre o câncer de mama, que é o mais comum entre as mulheres. A prova contou com o apoio da equipe “Novo Amanhecer”, de Resende Costa. Cerca de 30 resende-costenses participaram da corrida. O percurso foi de seis quilômetros, totalmente plano. A intenção dos organizadores foi dar oportunidade não somente para as atletas experientes, mas também para as iniciantes.

A ideia de levar a prova para Lagoa Dourada foi do atleta Carlos Eduardo Campos Silva, conhecido como Tuca. “Eu achei muito legal a corrida que foi realizada em Resende Costa, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Observando um crescimento notável da prática esportiva de corrida e caminhada aqui em Lagoa, pensei em trazer uma etapa para cá, no mês de outubro”, explica Tuca. Para a realização da prova, Tuca contou com o apoio de Luiz Nei e Maraisa Santos da Equipe Novo Amanhecer, da Secretaria de Esportes de Lagoa Dourada e de patrocinadores. “Além de incentivar e orientar sobre a prática do esporte com segurança e qualidade, unimos também um assunto tão importante, que é a prevenção do câncer de mama e a saúde da mulher”, reforça Tuca.  

Tuca destaca o grande interesse das mulheres em competir. “Abrimos para 100 vagas, que, rapidamente, com uns 15 dias se esgotaram. Então, conseguimos chegar a quase 180 inscritas, que receberam um kit com camisa, caneca e sacolinha personalizada”. O número de atletas também foi comentado por Maraisa: “Eu não esperava esse número de atletas. A Pink Run veio para homenagear o Outubro Rosa e incentivar as mulheres na prática do esporte, além de chamar atenção para os cuidados com a saúde”.

Tuca afirmou que o objetivo da prova foi alcançado: “Após a corrida, conseguimos um grande número de adeptas para a prática da corrida em Lagoa Dourada, além da conscientização da busca de uma melhor qualidade de vida e prevenção de um problema sério entre as mulheres: o câncer de mama”.

 

Dupla resende-costense termina Copa de Mountain Bike em sétimo lugar  

As bicicletas têm se tornado companheiras para os resende-costenses.A geografia da cidade, que até então não era vista como muito convidativa para o dia a dia de ciclistas, transformou-se em aliada de quem quer praticar exercício físico. O número de ciclistas aumentou consideravelmente nos últimos anos e, além dos passeios promovidos por grupos formados na cidade, há aqueles que vão além das pedaladas tradicionais.  É o caso de Webert Rômulo Resende, 22, e Luiz Miguel Rodrigues, 19.

A dupla participou da Copa Vertentes de MTB na cidade de São João del-Rei, no dia 20 de outubro. Os garotos contam como foi a experiência de participar da prova. “Tem um ano que estou praticando MTB. Minha primeira prova foi em 2019, durante a última etapa da Copa Vertentes. Como foi minha primeira competição, tive um pouco de dificuldade em acompanhar o ritmo forte de outros atletas, mas, como fui em dupla, meu parceiro me ajudou na maior parte do percurso. Com muita força de vontade, conseguimos chegar na 7º colocação”, ressalta Luiz Miguel. Já Webert diz que a prova foi considerada difícil: “A prova é a mais pesada das etapas, sendo a maior parte de estradão; portanto, uma prova rápida que, com bastante esforço da dupla, conseguimos chegar em 7º lugar”.

Webert pratica MTB há dois anos. “A primeira prova de que participei foi em Entre Rios de Minas, em 2017. Devido à falta de experiência, não consegui chegar em uma boa colocação. A minha segunda prova foi em São João del-Rei, em 2018; depois, em São Tomé das Letras. Em 2019, participei da primeira etapa da Copa Vertentes, em Lagoa Dourada. A prova foi uma das melhores etapas na minha opinião. 70% do percurso é feito por trilhas e consegui chegar na 8º colocação, pegando pódio”. Já Luiz Miguel diz que vai continuar levando o nome de Resende Costa a novas competições. “Estou muito contente com o resultado da minha primeira prova, fui até surpreendido pelo resultado. Gostei muito e pretendo no ano de 2020 participar de todas as etapas da Copa Vertentes de MTB”.

A temporada 2019 de Webert continua. “Pretendo participar de mais uma prova neste ano, no dia 17 de novembro, em Barbacena. Uma prova diferente das que já participei, em uma modalidade de XCO, que é feita em pista fechada. Com isso, encerro a temporada de 2019. Mas continuo com os treinos e passeios. Em 2020, pretendo participar de outras provas em cidades diferentes, inclusive em provas maiores”, planeja o atleta.

 

Sub-15 e Sub-17 do Expedicionários conquistam vice-campeonato do Regional Copa Vertentes de Base

É na base que se forma um bom profissional. Justamente por isso, equipes de diversas cidades mineiras se reuniram para realizar a Copa Vertentes de Base, nas categorias Sub-11, Sub-13, Sub-15 e Sub-17. Oito equipes se dividiram em dois grupos e as duas melhores de cada chave se classificaram.

Os times participantes foram: Atlhetic e Ferroviário de Conselheiro Lafaiete; EFF de Santos Dumont, Vila do Carmo e Olimpic de Barbacena; América, Minas e Juventus de São João del-Rei, Pradense de Piedade do Rio Grande, Aymorés de Tiradentes, CGP de Lavras e Expedicionários representando Resende Costa. Na categoria Sub-15, o Expedicionários disputou a final com o Olimpic e perdeu por 2x0. No Sub-17, os garotos do ESC perderam por 3x1 para o América. Os meninos do Sub-11 e do Sub-13 não se classificaram para as semifinais.

De acordo com Paulo Ricardo, membro da diretoria do Expedicionários, a partir de fevereiro de 2020, será colocado em prática o projeto “Escolinha de Campo”, com crianças a partir de seis anos. “Serão realizados treinamentos para as categorias sub 7 e sub 9, a fim de que possam desenvolver a prática esportiva. Estamos tentando um projeto em nível federal. Já temos certo o apoio em nível estadual, que contemplará garotos em vulnerabilidade social, os quais receberão todo o material para treinos. Vamos tentar viabilizar a contratação de um professor de educação física pra nos ajudar a desenvolver o projeto”, explica Paulo.

Paulo diz que o clube também está à procura de parceiros para disputar a Copa Brasileirinho Sub-14 e a Copa Alterosa Sub 11, 13,15 e 17. As competições começarão em março de 2020. Interessados em ajudar podem procurar a diretoria do ESC.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário