Resende-costenses representantes do Poder Judiciário homenageiam a Comarca



Para celebrar os 70 anos de instalação da Comarca de Resende Costa, o Jornal das Lajes convidou três cidadãos resende-costenses que trabalham em diferentes instituições que representam o Poder Judiciário para falarem sobre a importância da Comarca para o município.

Veja o que disseram Marcos Alves de Andrade (Juiz de Direito), Antônio Pedro da Silva Melo (Promotor de Justiça) e Adenor Amadeu Resende Coelho (Advogado).

width=110

“Nesses 70 anos desde a sua instalação, muitos Juízes de Direito, Promotores e serventuários passaram pela Comarca de Resende Costa e, no cumprimento de suas funções, buscaram o fim primordial da jurisdição, que é a pacificação social. O Poder Judiciário sempre cumpriu com o seu papel de trazer para os cidadãos dos municípios que integram a Comarca de Resende Costa a segurança da aplicação da lei e de poderem viver de forma ordenada na sociedade. Fui incentivado para a carreira da magistratura observando o trabalho dos Juízes de Direito da Comarca de Resende Costa.”

Marcos Alves de Andrade
Juiz de Direito da 2ª Vara Cível, coordenador do CEJUSC (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania) da Comarca de Barbacena/MG.

 

 

width=100

“Chamado a dizer sobre fato tão significativo e marcante na vida de todos os resende-costenses, como a comemoração dos setenta anos de instalação da Comarca de Resende Costa, confesso ter ficado verdadeiramente honrado com o convite, sobretudo em razão da importância que a comarca tem na vida de todos nós e, particularmente, em minha própria vida.

Ser sede de comarca, embora possa não parecer, é algo muito importante na vida de todos nós que militamos no Judiciário, bem como para todos os munícipes, sobretudo porque a tendência dos nossos Tribunais de Justiça hoje é concentrar os órgãos do Judiciário Estadual em cidades de médio porte/cidades-polo, o que acaba distanciando a Justiça do cidadão. Prova irrefutável dessa realidade equivocada está no fato de que apenas duas pequenas cidades da nossa região contam ainda com esse privilégio, ou seja, Resende Costa e Prados. Mesmo assim, temos muito a agradecer ao Juiz Donizetti Nogueira Ramos, que, tendo optado pela nossa terra, evitou que tivéssemos Juiz de Direito na Comarca apenas uma vez por semana, como acontece em Prados e em tantas outras comarcas de entrância inicial que não mais contam com Juízes e Promotores de Justiça titulares. Duros estes tempos!

Enquanto comemoramos sete décadas de instalação da Comarca de Resende Costa, é justo prestar também homenagens a todos os Juízes de Direito, Promotores de Justiça, advogados e serventuários que dedicaram suas vidas com idealismo e abnegação à nossa comarca, sem o que não estaríamos comemorando tantos anos da ‘velha senhora’, que é esta anciã tão querida por todos nós.

Por derradeiro dos derradeiros, impossível não lembrar e homenagear aquele que, embora em outro plano espiritual, foi e é o grande responsável por estarmos tão felizes com nossa comarca funcionando tão bem – Dr. Aloízio Silva, que, permanecendo entre nós, mesmo com a comarca extinta, possibilitou fosse ela ressuscitada e chegasse aos setenta anos de pleno funcionamento.

Parabéns, Comarca de Resende Costa, e felizes daqueles que terão o privilégio de comemorar seu primeiro centenário de existência em 2048!

Que Deus permita!”

Antônio Pedro da Silva Melo
1º Promotor de Justiça de São João del-Rei

 

 

width=110

“Presente na vida da sociedade brasileira pela defesa da cidadania, da democracia, das justas causas sociais e dos direitos humanos, dentre outras atribuições, a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) é uma das instituições mais importantes do país.

Em nossa cidade, advogados com atuação no Fórum Desembargador Mello Júnior encontram acolhida na sala da OAB/MG, subordinada à 37ª Subseção – SJDR. Dessa forma, numa junção de interesses comuns voltados ao ético exercício do Direito, sentem-se também parte honrosa deste momento de bonita comemoração dos 70 anos de criação da Comarca de Resende Costa.”

Adenor Amadeu Resende Coelho
Advogado, delegado da 37ª Subseção da OAB/MG na Comarca de Resende Costa

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário