Resende (norte de Portugal): pandemia adia lançamento do livro “Cidades e Resendes”


Cultura

Da redação 0

O autor com Padre Joaquim e Joaquim Alves (foto: Marcos Rodrigues).

Foi adiado o lançamento do livro “Cidades e Resendes” (Chiado Books), de autoria do jornalista resende-costense José Venâncio de Resende, previsto para o dia 16 de maio na cidade de Resende, norte de Portugal. O adiamento decidido em comum acordo com Joaquim Alves, presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Resende, parceiro na realização do evento.

Portugal está em quarentena para combater o novo coronavírus covid-19. “Nós temos tido problemas graves com o vírus em Resende, tem sido uma luta nos bombeiros”, resume Alves. “É melhor adiar.” Logo que a situação for normalizada, nova data será marcada.

O livro é uma “viagem por Resende (norte de Portugal), ilha de Santa Maria (Açores), Lagoa Dourada, Resende Costa e Nova Resende (Minas Gerais), Cidade de Praia (Cabo Verde) e Cabanas de Viriato (Portugal). Estes lugares tem em comum fortes vínculos com a grande e influente família Resende. O livro reúne uma coletânea de reportagens publicadas no Jornal das Lajes, de Resende Costa, desde 2012.

A viagem parte do Mosteiro de Santa Maria de Cárquere, fundado por D. Egas Moniz, o primeiro detentor da “Honra de Resende”, concedida pelo primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques, pelos seus relevantes serviços à criação do Estado-Nação português. A capela funerária deste mosteiro guarda as arcas tumulares dos primeiros detentores da Honra de Resende, por sucessão e herança: Vasco Martins de Resende, o trovador; Gil Vasques de Resende; Martim Vasques de Resende; e Vasco Martins de Resende.

Ao longo da viagem, é possível conhecer aspectos históricos, culturais e econômicos não apenas da Vila de Resende, portuguesa, como também das demais cidades abordadas no livro. Também é possível saber a diferença entre os Resendes que vieram para Minas Gerais, no início do século 18, e o conde de Resende que foi enviado, como vice-rei, ao Rio de Janeiro para executar a sentença judicial de condenação de Tiradentes e demais integrantes da Inconfidência Mineira, inclusive os Resende Costa (pai e filho).

O livro transita pela ilha de Santa Maria, nos Açores, de onde saiu João de Resende Costa, o primeiro Resende a desembarcar no Brasil, mais precisamente em Lagoa Dourada, que na época pertencia a Prados. Também coloca luz na região onde os Resendes se instalaram, destacando o primeiro solar da família; o estudo de DNA dos restos mortais de José de Resende Costa (pai) e novas informações sobre a origem do nome de Resende Costa.

O livro acompanha os inconfidentes pai e filho ao exílio na África, pormenorizando a descendência de José de Resende Costa (filho) no Cabo Verde. Descendência esta que, posteriormente, se espalhou por Angola e Portugal continental.

Na quinta parte, denominada “Rosalvo Pinto”, o autor faz uma homenagem ao professor e escritor, um dos maiores especialistas do Brasil nos inconfidentes mineiros, em especial José de Resende Costa (pai e filho). O livro publica uma coletânea de artigos de Rosalvo, em que aborda temas relacionados com as cidades resendenses.

Um dos fios condutores desta história, embora não explicitamente, é o tear manual de madeira – exposto no Museu Municipal de Resende em Portugal – mas que continua sendo utilizado por cooperativa e associação de mulheres na ilha de Santa Maria, para produzir colchas (mantas), tapetes e outros produtos artesanais a partir de retalhos de tecidos usados e novos. Este mesmo tear é um dos responsáveis pelo dinamismo da economia de Resende Costa, nas mãos de milhares de pequenos empreendedores artesanais.

Na parte final, o livro traz uma síntese da “viagem” através de fotos. A obra tem duas apresentações, escritas pelo jornalista e professor Guilherme Rezende - aposentado da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) - e pelo padre, escritor e historiador Joaquim Correia Duarte, o maior especialista dos Resendes em Portugal.

“Este livro reflete onde Venâncio esteve nos últimos anos. Constitui uma sinfonia de discursos ancorada nos múltiplos sentidos da palavra Resende: cidade, família, religião, Arte, História, política, viagem, romance, genealogia”, resume Guilherme Rezende. “Tal qual um construtor de utopias, lá vai ele a articular dados e personagens reais para apresentar um novo mundo de desejos e esperanças. Uma nação meia brasileira, meia africana, meia portuguesa, muito açoriana”, acrescenta.

“O livro revela-se como um manancial infindo de conhecimentos, de natureza geográfica, etnológica, histórica e genealógica, onde podemos beber com prazer e abundância a frescura da verdade e o gosto da sabedoria”, diz Joaquim Correia Duarte. “Foi o seu autor que me fez viajar daqui, de Resende de Portugal, para Resende Costa, do Brasil, por caminhos que não conhecia e por trilhos que nem sequer imaginava”, complementa.

ONDE COMPRAR:

Em Portugal:

Chiado Books - https://www.chiadoeditora.com/livraria/cidades-e-resendes-uma-viagem-por-portugal-continental-arquipelago-dos-acores-minas-gerais-e-cabo-verde

Livraria de José Alves - Rua da Fábrica, n.º 74 4050-246 Porto

Europa-América Faro - Pr. Ferreira de Almeida, 30 8000-172 Faro

Livraria Oswaldo Sá - Rua 25 de Abril, 435 4710-913 Braga

No Brasil:

Chiado Books - https://www.chiadoeditora.com/livraria/cidades-e-resendes-uma-viagem-por-portugal-continental-arquipelago-dos-acores-minas-gerais-e-cabo-verde

Martins Fontes - https://www.martinsfontespaulista.com.br/cidades-e-resendes-631246.aspx/p

Livraria Cultura - https://www3.livrariacultura.com.br/cidades-e-resendes-2112196379/p

Saraiva - https://www.saraiva.com.br/cidades-e-resendes-uma-viagem-por-portugal-continental-arquipelago-dos-acores-minas-gerais-e-cabo-verde-10624291/p

 

 

 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário