Roteiro turístico Caminhos de São Tiago será inaugurado neste mês

Ouro Branco, na região Central, e São Tiago, no Campo das Vertentes, irão sediar as cerimônias oficiais de inauguração entre os dias 21 e 25


André Eustáquio/Vanuza Resende


fotoInstalação de placa indicativa do Caminhos de São Tiago no Mirante das Lajes, em Resende Costa (Foto arquivo Tarol)

Sabe aquele ditado que diz que um é pouco, dois é bom e três é demais? Neste caso, o demais pode ser visto como excesso de cultura, de economia e turismo. O que, aliás, é bom demais. Desde 2017, três circuitos turísticos vêm se unindo para consolidar um ambicioso projeto que tem potencial para fortalecer o turismo em 11 municípios mineiros localizados nas regiões Central e Campo dos Vertentes: Circuito do Ouro, Trilha dos Inconfidentes e Villas e Fazendas de Minas vão inaugurar oficialmente, entre os dias 21 e 25 de julho, o roteiro turístico Caminhos de São Tiago.

Devido à pandemia de Covid-19 e às medidas sanitárias impostas para evitar aglomerações e, consequentemente, à disseminação do coronavírus, a inauguração será restrita a poucas pessoas. Em Ouro Branco, no dia 21, acontecerá o lançamento oficial do projeto com a presença de autoridades políticas. As cidades que fazem parte do caminho organizarão seus respectivos lançamentos e, no dia 25 de julho de 2021, Ano Santo dedicado ao apóstolo São Tiago, acontecerá na cidade de São Tiago, no Campo das Vertentes, onde o apóstolo é padroeiro, mais uma cerimônia oficial também com a presença de prefeitos e autoridades políticas, marcando a chegada de peregrinos. “Os trechos serão inaugurados pelos municípios, sendo que cada um deles escolherá qual modalidade é a melhor para seu respectivo percurso. Estamos trabalhando em comissões para fazer a inauguração em segurança, seguindo os protocolos do programa Minas Consciente”, esclareceu o gestor da instância de governança regional do Circuito Trilha dos Inconfidentes, Marcus Vinicius Januário.

Ao todo, 11 municípios participam do projeto, que tem como inspiração o místico caminho de Santiago de Compostela, na Espanha. Marcus falou como surgiu a ideia de criar um roteiro turístico envolvendo diversos municípios. “Após uma reunião na Secretaria de Estado de Turismo, em 2017, com a participação de alguns prefeitos e demais autoridades, foi apresentada a proposta de um caminho semelhante a Compostela. Nós entendemos que o projeto é interessante e, assim como na Espanha, o percurso será invertido, ou seja, o trajeto vai sair de Outo Preto e chegar a São Tiago.  

O percurso de 275 quilômetros poderá ser feito a pé, de bicicleta, de carro 4x4, de motocicleta e até mesmo a cavalo. Se for a pé, o viajante levará cerca de 10 dias; de automóvel, a estimativa é de dois dias de viagem. “O trajeto será feito em estradas vicinais por questão de segurança. Além disso, está todo sinalizado com toques que remetem à origem de Minas Gerais, que é o ferro. O símbolo do caminho é uma flor de ipê junto com a cruz de Compostela. As placas já foram todas instaladas e o caminho está todo sinalizado”, explica Marcus Vinicius. Quem quiser explorar os atrativos turísticos de uma das mais belas regiões do estado de Minas Gerais vai passar por trilhas e estradas de Ouro Preto, Ouro Branco, Conselheiro Lafaiete, Queluzito, Casa Grande, Entre Rios de Minas, Lagoa Dourada, Resende Costa, Coronel Xavier Chaves, Ritápolis e São Tiago.

Em cada cidade a que chegar, após um dedinho de prosa no bom e velho estilo mineiro, o turista receberá o carimbo oficial do Caminhos de São Tiago em seu passaporte, registrando cada passo percorrido.

De acordo com o gestor do Circuito Trilha dos Inconfidentes, após a inauguração oficial será feita a divulgação do roteiro por influenciadores digitais, blogueiros e agentes de viagens. Serão incentivadas também competições para consolidar cada trajeto em cada município. Ainda segundo Marcus Vinicius, algumas cidades ampliaram a sua rede hoteleira e gastronômica a fim de atender aos turistas que percorrerão o caminho. O investimento em infraestrutura pelos municípios que participam do projeto ratifica, inclusive, um dos objetivos do empreendimento turístico, que é impulsionar e aquecer a economia local e regional. “Entendemos que, principalmente para as pequenas comunidades e produtores locais, (o projeto) vai valorizar muito a economia. Queremos mostrar toda a potencialidade rural e urbana das cidades que estão no caminho. Mostrar também toda a importância do trabalho associativo nas cidades, fortalecendo a regionalização do turismo e consolidando a região como turística”, conclui o gestor.

 

O lendário e místico Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, que inspirou o Caminhos de São Tiago em Minas Gerais

Da mesma forma que os muçulmanos peregrinam até Meca, a cidade sagrada para a religião islâmica e para os seguidores do profeta Maomé, os cristãos também realizam peregrinações a diversos locais sagrados, como santuários e basílicas espalhados pelo mundo inteiro. Israel, Vaticano, Lourdes, Fátima, Aparecida e Santiago de Compostela estão na rota dos cristãos católicos que desejam percorrer os caminhos que apóstolos e santos trilharam ainda nos primórdios do cristianismo, pregando o Evangelho e divulgando a religião cristã.

Santiago de Compostela, na Espanha, onde, segundo a tradição, se encontra o túmulo do apóstolo São Tiago Maior, é um dos mais importantes centros de peregrinação católico do mundo e atrai turistas de diversos lugares, que vão em busca de momentos únicos de espiritualidade e de encontro com a natureza e com a história.

De acordo com a tradição, após ter sido decapitado, os restos mortais do apóstolo Tiago foram milagrosamente encontrados e levados a Compostela, onde uma grandiosa catedral em estilo gótico foi construída em sua homenagem. O roteiro mais procurado pelos peregrinos de Compostela começa no sudoeste da França, nas proximidades da fronteira com a Espanha, numa pequena cidade denominada Saint Jean-Pied-de-Port, e acaba na Galícia, no noroeste da Espanha, onde se encontra a Catedral de Santiago.

O Caminho de Santiago de Compostela ficou no esquecimento durante vários séculos. Relatos apontam que, a partir da década de 1980, os peregrinos redescobriram as trilhas percorridas, segundo a tradição, pelo apóstolo Tiago e a rota voltou a ter popularidade. Ressalta-se, porém, que nem todas as pessoas que percorrem o caminho espanhol são movidas por motivos religiosos. Natureza, belas paisagens e história que remonta aos primeiros séculos da era cristã são também atrativos que encantam turistas do mundo inteiro na a região da Galícia.

Compostela, com os seus 600 quilômetros de extensão, é considerada a terceira maior rota de peregrinação cristã do mundo. Religiosos ou não, o certo é que todos que percorrem o místico caminho do apóstolo de Cristo chegam à catedral, onde repousam seus restos mortais, revelando experiências que os marcarão por toda a vida.

O Caminhos de São Tiago, em Minas Gerais, nasce com a expectativa de também oferecer aos caminhantes experiências marcantes, únicas e indescritíveis. História, natureza, fé, tradições, gastronomia aguardam os peregrinos, que percorrerão trilhas, cruzarão estradas e montanhas de Minas em busca de atrativos que só o nosso estado oferece. Afinal, como disse Guimarães Rosa: “Minas são muitas.” Podemos acrescentar: E encantadoras.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário