RUA JOSÉ VALDIVINO RIBEIRO – PROJETO DE LEI HOMENAGEIA “DEZINHO”


Informativo da Câmara

0

O vereador Paulinho apresentou o Projeto de Lei nº 40/2022, que denomina RUA JOSÉ VALDIVINO RIBEIRO a atual Rua 03, Bairro Várzea, que se inicia  em propriedade dos herdeiros de José Valdivino Ribeiro e termina na esquina da Rua FF, loteamento de Ivan Barbosa e outros, em propriedade do Município de Resende Costa.

Conhecido em nosso meio carinhosamente como Dezinho, um homem simples que nasceu no Povoado do Ribeirão, filho do Sr. José Vicente Ribeiro e da Sra. Geralda Antônia de Jesus, Dezinho era irmão do conhecido Sr. Zito Galinheiro.

Ainda jovem, José Valdivino se casou com a Sra. Margarida Alacoque Ribeiro e tiveram sete filhos. Sr. Dezinho começou bem cedo a trabalhar como carpinteiro no Ribeirão, onde fazia caixões para serem doados para famílias que não tinham condições de pagar.

Na tentativa de melhorar de vida, vendeu sua propriedade no povoado e foi morar na sede do município de Resende Costa, onde abriu sua carpintaria e fabricava carros de boi e teares. Realizava trabalhos voluntários, principalmente desenvolvendo peças de madeira para a Igreja Matriz Nossa Senhora da Penha. Sr. Dezinho amava a sua profissão e gostava de ensinar o ofício a outras pessoas.

Por não ter tido a oportunidade de estudar, preocupava-se muito com a educação, tendo decidido ajudar de alguma maneira. Assim, comprou diversos livros para serem doados à Biblioteca Municipal. Juntamente com os senhores Geraldo Mendes e Lalado Mendes, correu atrás para que fosse colocada luz no Bairro Várzea, despendendo de próprios recursos financeiros.

José Valdivino era uma pessoa de fé, deixou saudade e bons exemplos de vida aos que com ele conviveram.

O projeto foi aprovado por todos os vereadores e resultou na Lei Municipal nº 4.897/2022.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário