São João del-Rei chega aos 307 anos em meio a onda crescente da pandemia


Especiais

José Venâncio de Resende0

Leito do Córrego do Lenheiro, Ponte da Cadeia, sede do Poder Executivo Municipal e antiga sede do Banco Almeida Magalhães (atualmente repartições públicas). Foto: José Antônio de Ávila

São João del-Rei completa 307 anos no dia 8 de dezembro, em meio a nova onda da pandemia. Nesta data de 1713, o então Arraial do Rio das Mortes foi promovido à Villa São João delRey com status de cidade. “Interessante notar que já no ano seguinte, por carta de 06 de abril de 1714, a Vila de São João foi distinguida como sede da Comarca do Rio das Mortes”, observa José Antônio de Ávila, membro da Academia de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico de São João del-Rei.

São João del-Rei é conhecido internacionalmente pela sua arquitetura, predominantemente barroca, e por ser uma cidade universitária – é sede da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), do Centro Universitário Presidente Tancredo Neves (UNIPTAN) e do Campus do Instituto Federal do Sudeste de Minas. É terra natal do presidente eleito, Tancredo Neves e do escritor Otto Lara Resende, entre outras personalidades.

Pandemia

No período de 27 de novembro a 4 de dezembro, são 212 novos casos de covid-19, de acordo com o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus, citado pela rádio Emboabas. Assim, o município chega ao total de 1256 infectados, dos quais 22 óbitos. Existem 23 pacientes internados nas casas de saúde do município (10 residentes na cidade), dos quais 20 na UTI e 8 utilizando respiradores. A taxa de ocupação dos 28 leitos públicos de UTI nas duas casas de saúde referência é de 71,4%.

São João del-Rei voltou a bater recorde de maior média móvel de novos casos, desde o início da pandemia, segundo boletim do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Economia (NEPE/UFSJ). O contágio no município segue em aceleração pela terceira semana seguida, conforme notícia do jornal digital Mais Vertentes. Entre 26/11 e 02/12, a média móvel na cidade estava em 24,6 casos/dia, representando elevação de 195%, em relação à média de 14 dias antes.

Comércio

O reforço da necessidade de manutenção das medidas de segurança dos estabelecimentos comerciais é tema de campanha, iniciada este mês pelo Sindcomércio. “Nos últimos dias, estamos recebendo várias reclamações sobre o relaxamento de parte do comércio, com relação à ineficácia das medidas de segurança dos seus estabelecimentos”, justificou seu presidente Wainer Pastorini Haddad.

É uma forma de garantir as vendas de fim de ano, “época crucial para a recuperação de parte dos prejuízos obtidos quando as lojas estiveram fechadas”, explica Haddad. “No planejamento (da campanha) consta a utilização de vários meios de comunicação no intuito de se alcançar o maior público possível como rádio, redes sociais e a linha direta com os nossos associados.”

Ao mesmo tempo, “o Sindcomércio, representante legal da classe empresarial de São João del-Rei, vem atuando como protagonista na defesa dos interesses dos seus representados, com uma dinâmica atuação reconhecida por todos os seus associados, de forma responsável e consciente”, acrescenta Haddad. Ao lado das ações do sindicato no sentido de contribuir para que todos, comércio e população, possam sentir o menor impacto possível de tudo isso (...) precisamos também que todos façam a sua parte, conclui o presidente da entidade. 

LINK RELACIONADO: 

São João del-Rei 307 anos - Vanderli Martins: https://www.facebook.com/vanderlimartins.martins/videos/3587702851312816

 

 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário