São João del-Rei foi a primeira e única cidade da região, até agora, a confirmar casos para o novo coronavírus


Saúde

Vanuza Resende0

fotoIgreja de São Francisco de Assis: um dos cartões-postais da cidade histórica de São João del-Rei (Fotos: Joyce Stampini)

Os primeiros casos investigados para o novo coronavírus na cidade de São João del-Rei, no campo das Vertentes, surgiram no dia 07 de março. Em um sábado à tarde, a Secretaria Municipal de Saúde emitiu o primeiro boletim epidemiológico informando acerca dos dois primeiros casos suspeitos para a doença no município. Quando a população começava a adotar os primeiros cuidados para evitar a proliferação da doença, outros quatros casos passaram a ser investigados na manhã de uma segunda-feira, 9 de março. Os primeiros exames foram encaminhados para o laboratório de referência – Fundação Ezequiel Dias – FUNED - em Belo Horizonte, no dia 10 de março. Após dez dias, os seis primeiros casos foram descartados. No dia 17 de março, os seis primeiros pacientes com suspeitas para novo coronavírus foram autorizados a deixarem a quarentena. Nesse momento, outros três casos começariam a ser investigados pela Secretaria Municipal de Saúde. A partir desta data os casos suspeitos subiram dia após dia.

Erro da Secretaria Estadual de Saúde

No sábado, 21 de março, a Secretaria Estadual de Saúde informou através do seu boletim epidemiológico que São João del-Rei havia confirmado um caso para o novo coronavírus. No entanto, a Secretaria Municipal dizia não ter conhecimento sobre o caso, e possivelmente se tratava de um paciente com internação fora do município, mas que teria informado o endereço de residência em São João del-Rei.

No domingo, 22, a Secretaria Municipal de Saúde emitiu um boletim informando que a Secretaria Estadual havia se equivocado e que o município não possuía nenhum caso confirmado para a doença. A retratação da Secretaria Estadual de Saúde aconteceu no domingo à tarde. São João del-Rei não possuía nenhum caso confirmado até aquela data.

São João del-Rei declara estado de emergência

No mesmo sábado, 21 de março, foi publicado um decreto municipal declarando situação de emergência em São João del-Rei em virtude da pandemia de Covid-19. O documento autoriza realização compulsória de exames médicos, testes laboratoriais e outras medidas de necessidade da saúde pública. De acordo com o artigo terceiro do decreto, passa a ser proibido, por tempo indeterminado, a realização e funcionamento de eventos públicos e privados, atividades em feiras, inclusive livres, estabelecimentos do ramo alimentício, como restaurantes, bares e lanchonetes. Também estão na lista shopping center, galerias comerciais, cinemas, clubes, academias, salões de beleza, clínicas de estética, bibliotecas, centros culturais, museus, espaços religiosos, dentre outros.

As visitas a hospitais, abrigos e asilos de idosos também foram suspensas. As aglomerações foram igualmente limitadas nas Unidades Básicas de Saúde, Centros de Especialidades Médicas, Centro de Atenção Psicossocial (Caps), salas de vacina, clínicas particulares e consultórios médicos. Outra medida de destaque é a proibição à entrada de veículos de turismo no município, bem como o fretamento de ônibus e vans particulares para viagens.

Já as farmácias, supermercados, postos de combustível e padarias podem funcionar, desde que tomando as medidas exigidas, como controle do fluxo de clientes e disponibilização do álcool em gel. Caso seja possível, esses estabelecimentos devem oferecer a possibilidade de retirada no local ou entrega em domicílio. Além disso, o decreto determinou que os serviços essenciais devem ser mantidos, como tratamento e abastecimento de água, assistência médica, serviços funerários, coleta de lixo, segurança e serviços bancários.

Caso haja recusa no cumprimento dos termos de decreto, as medidas judiciais e administrativas cabíveis poderão ser tomadas, a fim de resguardar a saúde  e o interesse público.

No dia 26 de março, a prefeitura municipal publicou o decreto nº 8.610 que mantém a situação de emergência no município de São João del-Rei em razão da epidemia de doença infecciosa viral respiratória causada pelo agente sars-cov-2, o novo coronavírus. O decreto tratou das mudanças nos serviços considerados essenciais, com a inclusão de atividades relacionadas ao setor da construção civil e ao setor automotivo. Lojas de tintas, de materiais de construção, de insumos hidráulicos e elétricos, e as lojas de autopeças passaram a funcionar nos regimes de delivery e meia porta, ou seja, sem fluxo de clientes dentro das lojas. As entregas passaram a ser feitas no balcão virado para a rua.

Primeiro caso confirmado

No dia 24 de março, a Secretaria de Saúde divulgou o primeiro caso para o novo coronavírus no município de São João del-Rei. O caso foi confirmado em uma paciente do sexo feminino, que não teve idade divulgada, com histórico de viagem recente para o exterior. A paciente seguiu estável em acompanhamento domiciliar.

Vereador e médico testa positivo para novo coronavírus e é transferido para Belo Horizonte

Na sexta-feira, 27 de março, a Secretaria Municipal divulgou um segundo caso confirmado para a Covid-19. A família do vereador e médico são-joanense Altamir Zanetti foi a público e informou que o segundo caso havia sido confirmado no membro do legislativo. Zanetti havia viajado para fora do país e após três dias de retorno de viagem, começou a sentir os primeiros sintomas. O vereador foi internado na quinta-feira, 26, na Santa Casa de Misericórdia e diagnosticado com pneumonia nos dois pulmões. Na sexta-feira pela manhã foi transferido para o Hospital Felício Rocho, em Belo Horizonte, onde seguiu em isolamento até segunda-feira, 30. Altamir Zanetti ganhou alta e acabou de se recuperar em casa.

Suspeita de óbito foi descartada

No dia 29 de março, o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde apontou que um caso suspeito de óbito por Covid-19 apresentou resultado negativo e foi descartado. De acordo com a pasta, o paciente estava em internação e faleceu no dia 27 de março. O teste realizado pelo laboratório de referência, a FUNED, em Belo Horizonte, declarou que o paciente não estava com coronavírus.

Terceiro caso

No dia 31 de março, São João del-Rei confirmou o terceiro caso para Covid-19 no município. Trata-se de um paciente do sexo masculino, com viagem para Belo Horizonte. A capital mineira já havia declarado transmissão comunitária. Ainda de acordo com a Secretaria, o paciente seguiu estável, cumpriu a quarentena domiciliar e foi monitorado pela equipe de saúde.

Pacientes diagnosticados com coronavírus recebem alta da quarentena

Os três pacientes que tiveram resultado positivo para o novo coronavírus no munícipio de São João del-Rei receberam alta. A informação foi divulgada no sábado, 4 de abril. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, os pacientes cumpriram a quarentena estabelecida e foram liberados para a rotina.

Casos até o dia 06/04

São João del-Rei soma 158 notificações para covid-19, o novo coronavírus. Além dos 3 casos confirmados, 20 foram descartados, ou seja, testaram negativo para o vírus, e 140 estão sob investigação. Dos suspeitos, 31 aguardam resultado de testes laboratoriais, sendo que seis pacientes estão em internação hospitalar. 109 são monitorados e não tiveram amostras coletadas. Isso porque são quadros gripais.

O Ministério da Saúde orienta que todos os pacientes com sintomas semelhantes aos de gripe, como dor de cabeça, tosse ou espirro sejam considerados suspeitos para o novo coronavírus. Além dos pacientes de São João del-Rei em internação hospitalar, outras duas pessoas residentes em outros municípios também estão internadas nas unidades de saúde de São João del-Rei aguardando resultado do laboratório de referência.

Telefone para contato

A prefeitura municipal de São João del-Rei disponibilizou à população um número de telefone e WhatsApp para esclarecimentos sobreo novo coronavírus. O telefone está disponível 24 horas, no entanto, é recomendado usá-lo de forma consciente, para não sobrecarregar o canal de atendimento. O telefone é: (32) 9 8814-7382.

 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário