São João del-Rei movimentou US$ 104 milhões no comércio internacional


Economia

José Venâncio de Resende0

Não é só de turismo que vive São João del-Rei.

O movimento comercial (exportações + importações) do município de São João del-Rei com o restante do mundo alcançou 104,13 milhões de dólares em 2021, de acordo com o Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Economia da Universidade Federal de São João del-Rei (NEPE-UFSJ) e o economista Aluízio Barros. Este montante foi superior em 45,2% aos 71,45 milhões de dólares movimentados no ano anterior (2020).

O saldo da balança comercial são-joanense somou 52,14 milhões de dólares, resultado da diferença entre exportações de 78,14 milhões de dólares e importações de 26 milhões de dólares. Praticamente repetiu o superavit comercial do ano anterior (52,4 milhões de dólares), porém com montantes bem menores de exportações (62 milhões de dólares) e de importações (9,6 milhões de dólares).  

Quarto trimestre

No quarto trimestre de 2021, o saldo comercial são-joanense foi de 19,8 milhões de dólares, de acordo com o NEPE-UFSJ. As exportações somaram 26,3 milhões de dólares e as importações, 6,5 milhões de dólares.

Segundo os autores da análise, a expansão do nível das exportações municipais no quarto trimestre foi o segundo melhor resultado da série histórica, inferior apenas ao do mesmo período de 2012 quando as vendas externas somaram 25,8 milhões de dólares. 

Os principais destinos das exportações foram o Japão e os Estados Unidos; entre as principais mercadorias exportadas, estão os metais comuns. Já as principais fontes das importações foram China e França.    

 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário