São João pode ser indicação geográfica para o estanho


Agência de Notícias

Eduardo Maia0

“A rotulagem da produção artesanal no município proporcionará às empresas produtoras a certificação de seu produto como qualificado e procedente de um território renomado culturalmente, ou seja, São João del-Rei será uma Indicação de Procedência na fabricação de artefatos de estanho”, explica Antônio.

Os critérios analisados para a indicação do produto foram intervenção artesanal, qualidade do produto, responsabilidade social e ambiental. A produção das peças em estanho na região é característica do século XVIII e foi retomada na década de 1960, quando o inglês John Somers aplicou técnicas europeias na fabricação das peças.

Para Polastri, é extremamente necessária a valorização da fabricação do estanho na região. “Reunimos os produtores de peças em estanho a fim de reconhecer a produção no território, para que esta não se dissolvesse”, afirmou.

“Será criado um Conselho Regulador da Indicação de Procedência, composta pelos produtores e representantes de entidades que apoiam a atividade, a fim de que se controle a composição do estanho nas peças e garanta a regularidade da rotulagem”, afirmou Polastri, sobre a fiscalização que originará a qualidade são-joanense do artesanato em estanho.

Comprovação científica

O projeto enviado contou com a participação e reunião de oito das dez empresas que atuam na cidade, além de artigos acadêmicos que reforçam a importância do produto para a cultura local. Um dos artigos utilizados foi “Certificação de identidade histórico-cultural da produção de base artesanal mineira”, elaborado por pesquisadores ligados ao Laboratório de Pesquisa e Intervenção Psicossocial da UFSJ.

Em um trecho da pesquisa, percebe-se a identidade cultural que o produto confere à cidade. “Mantendo sua procura no mercado por esse motivo, o comprador em potencial não quer só uma peça de estanho, quer uma peça de estanho de São João del-Rei, quer uma peça que expresse isso”, informa o artigo dos professores Marcos Vieira Silva e Valéria Heloísa Kemp, ambos do Departamento de Psicologia (Dpsic), e Maria de Lourdes Mansur de Godoy do (Decis).

Mais informações sobre o pedido de registro no Inpi: http://www.inpi.gov.br/noticias/artesanato-de-sao-joao-del-rei-podera-ganhar-certificado