Senac Minas capacita novos agentes de Informações Turísticas em Resende Costa

O curso teve duração de 200 horas e durou três meses


Cidades

André Eustáquio0

Novos Agente de Informações Turísticas formados pelo Senac (Foto Luis Cláudio)

O Senac Minas (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), através da Regional São João del-Rei, ofereceu em Resende Costa um curso de formação de Agente de Informações Turísticas. O objetivo do curso é capacitar pessoas interessadas em atuar no campo turístico. De acordo com Luís Cláudio dos Reis, tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos e professor do curso do Senac em Resende Costa, o projeto teve como alvo atrair também pessoas já envolvidas no setor de turismo.

O Senac disponibilizou 20 vagas e contou com a parceria da Prefeitura Municipal de Resende Costa, que cedeu o espaço da Biblioteca Municipal, onde foram ministradas as aulas. O curso durou três meses, com o total de 200 horas preenchidas também com aulas de campo, visitas técnicas e palestras. “Foi dada maior atenção às questões locais. Cumprida a grade curricular, buscamos trabalhar a história local, seus atrativos e patrimônio”, disse o professor Luís Cláudio. A entrega dos certificados aos alunos que concluíram o curso aconteceu no dia 6 de outubro último, no Teatro Municipal.

 

Demanda

Ao longo das últimas décadas, Resende Costa vem descobrindo seu potencial turístico impulsionado principalmente pelo comércio de artesanato e por sua privilegiada localização geográfica – o munícipio está inserido num dos principais roteiros turísticos de Minas Gerais, entre São João del-Rei e Tiradentes, fazendo parte do circuito Trilha dos Inconfidentes. Contar com pessoas capacitadas para receber os turistas é hoje uma das principais demandas da cidade. “O objetivo principal é que esses primeiros alunos sejam multiplicadores das informações e treinamentos oferecidos durante o curso, desenvolvendo, assim, maneiras de melhor atender aos turistas que frequentam nossa cidade”, explicou Luís Cláudio sobre as propostas do curso.

A expectativa de Luís Cláudio é que os novos agentes de turismo encontrem vasto campo de trabalho. “O Turismo é o setor que mais tem crescido no mundo e na nossa região não é diferente. Observando em Resende Costa, podemos constatar isso através do crescimento de opções em hospedagem, alimentação, artesanato, dentre outros. O agente de Informações Turísticas tem um campo bem amplo para trabalhar”. Ele destacou ainda que “uma pessoa bem treinada e conhecedora da história local, com certeza terá espaço nas pousadas, lojas, restaurantes e até mesmo para trabalhar como guia, uma vez que a cidade ainda não dispõe desse profissional”.

Luís Cláudio teceu elogios aos seus alunos e espera que eles contribuam para o desenvolvimento do turismo no munícipio: “Os alunos que fizeram o curso e completaram os módulos demonstraram habilidades, comprometimento e envolvimento com a área ofertada. Tenho certeza que são sementes férteis e que darão muitos frutos para o setor turístico de Resende Costa”.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário