Sicoob Credivertentes lança projeto ambiental

Resende Costa será um dos municípios assistidos no primeiro ano


Informe Publicitário Sicoob Credivertentes

0

Neil Armstrong foi o primeiro homem a pisar na Lua, em julho de 1969. De lá, o americano descreveria a Terra como uma enorme “ervilha azul”. A cor, aliás, é predominante em qualquer representação do planeta, que tem 71% de sua superfície tomada por água.

Parece muito, mas a realidade vem explicar que o recurso, na verdade, é escasso. Mais de 97% de todo o H2O encontrado aqui é salgado. Do restante, 70% está congelado em polos e geleiras. E mais: só 0,3% é potável em lagos e rios.

Para proteger essa relíquia o Sicoob Credivertentes lançou, em 6 de julho, o projeto Minas + Vertentes. A proposta é cooperar em prol da água em sua origem. Assim, 30 nascentes localizadas em propriedades rurais da região serão cercadas a cada ano, garantindo qualidade e fluidez desses recursos naturais ao mesmo tempo em que colabora para o fortalecimento do agronegócio. Com isso, proporciona também um futuro sustentável cheio de desenvolvimento para as comunidades locais.

O projeto faz parte do Dia de Cooperar (Dia C) promovido pelo Sistema Ocemg.

 

Lançamento

Para ser apresentado à comunidade, o Minas + Vertentes contou com a 1ª Caminhada da Cooperação. No evento, mais de 250 pessoas foram juntas à Fazenda Santo Antônio, a 3,5km de São Tiago.

Além do trajeto com abundância de verde e todo o relevo característico da região, o passeio foi marcado ainda por uma conversa didática sobre a importância das nascentes e de ações simples capazes de protegê-las.

Não parou por aí. Junto à Responsabilidade Ambiental da mobilização houve um mutirão de solidariedade em prol da APAE são-tiaguense. Isso porque, durante as inscrições para a caminhada, a Credi arrecadou mais de 250kg de alimentos.

 

Nascentes 

Um conceito importante em toda essa história é o de lençol freático. O termo vem do grego phréar e atos, significando “reservatório de água”, “cisterna”. Ou seja: a água se localiza nesse ponto e segue curso no subterrâneo até alcançar a superfície. Quando jorra, forma uma nascente.

É exatamente ali que terá início um curso de rio, ribeirão ou córrego essencial para o ciclo hidrológico e a sobrevivência humana. Daí a importância de preservá-lo em toda a sua extensão. E se suas fontes estão em propriedades rurais, é para lá que vamos.

O técnico ambiental do Instituto Estadual de Florestas do Estado de Minas Gerais (IEF-MG) em Resende Costa, Murton Moreira, explica a importância disso: “Quando uma nascente é cercada, um dos benefícios é o impedimento da aproximação de animais. Com isso, ganha o Meio Ambiente e ganha a propriedade em que a mina está”, alerta.

E continua: “No primeiro caso, a área protegida não tem o solo pisoteado e compactado, de modo que a água continue infiltrando e fluindo por ali livremente. Já no último o produtor se certifica de que contará com um recurso limpo e terá controle sobre verminoses. Afinal, é comum que animais defequem instintivamente nesses espaços e acabem consumindo a mesma água”. 

 

Cercamento

A proposta do Minas + Vertentes é cercar nascentes em propriedades rurais da região. O Sicoob Credivertentes, que idealizou todo o projeto junto ao IEF, o colocará em prática com duas frentes: conscientização pública e investimento de recursos tanto para a compra dos materiais necessários quanto no emprego de mão-de-obra especializada. Ao mesmo tempo, contará com consultoria técnica e legal do Instituto.

Para participar, os interessados deverão se cadastrar junto à cooperativa. O período e a documentação básica solicitada serão divulgados em breve. Ao fim do processo, serão selecionadas 30 nascentes distribuídas nos municípios de São Tiago, Resende Costa e Ritápolis. Terminado o primeiro ano, o projeto abrangerá outra microrregião. “Acreditamos que a palavra convence, mas o exemplo congrega e motiva. Então, queremos colocar a mão na massa. O Sicoob Credivertentes empunha uma bandeira importante e sabe que terá o apoio das comunidades nessa causa”, defende um dos gerentes de Negócios da instituição, Rogério Ladeira.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário