Sindcomércio de São João del-Rei completa 75 anos


Economia

José Venâncio de Resende0

fotoSede do Sindcomércio São João del-Rei (foto: divulgação)

O Sindicato do Comércio de Bens e Serviços de São João del-Rei (Sindcomércio) completa “Bodas de Brilhante”. São 75 anos de história e atuação em prol do empresariado sãojoanense e do desenvolvimento econômico local. Representante legal da classe patronal, o Sindcomércio é o responsável por defender os interesses dos empresários nas negociações coletivas.

A entidade começou sua vida autônoma, em 1942, como Associação Profissional do Comércio Varejista de São João del-Rei. Quatro anos depois, transformou-se em Sindicato do Comércio Varejista de São João del-Rei, tendo como presidente fundador o empresário José do Carmo Barbosa. Assim, em  17 de janeiro de 1946, tornou-se entidade sindical de primeiro grau integrante do Sistema Confederativo da Representação Sindical do Comércio (SICOMÉRCIO), filiada da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio/MG).

Em 14 de julho de 1989, o Sindcomércio ganhou sede própria, inaugurada na Rua Antonio Rocha, nº 1, no centro da cidade. Já em 10 de março de 2009, a entidade tomou um novo rumo, passando a representar os segmentos de bens e serviços. Assim, foi denominado Sindicato do Comércio de Bens e Serviços de São João del-Rei (Sindcomércio), com a missão de assegurar às empresas representadas condições necessárias para alcançar resultados de excelência com sustentabilidade e crescimento, contribuindo com o desenvolvimento e a responsabilidade social.

Em 5 de Março de 2018, foi criado o Conselho de Jovens Empreendedores (SindJovem), braço executivo do sindicato. Formado por jovens lideranças empresariais, este conselho foi o pioneiro no Estado através do sistema Fecomércio e atua no desenvolvimento de ações em prol do associativismo, do fortalecimento econômico e da responsabilidade social. O Sindcomércio também realiza um trabalho destinado ao crescimento de setores considerados estratégicos para o município por meio de suas Câmaras Setoriais.

O Sindcomércio integra o sistema da Confederação Nacional do Comércio (CNC), que representa cerca de 4,5 milhões de empresas. Este sistema, que abrange as federações estaduais - no caso do Estado, a Fecomércio-MG -, os sindicatos, o SESC e o SENAC, responde por cerca de 1/4 do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e gera aproximadamente 25,5 milhões de empregos diretos e formais.

Segundo nota divulgada pela instituição, além de representar as cerca de cinco mil empresas existentes na base territorial de São João del-Rei, o Sindcomércio reúne aproximadamente 300 associados que possuem à sua disposição serviços e soluções para as mais diversas áreas das empresas, como assessoria jurídica, capacitações, consultorias em gestão, desenvolvimento setorial e convênios nas áreas da saúde e educação, entre outros. Todos esses benefícios são extensivos a funcionários e seus dependentes.

Representação

O sindicato patronal, como o próprio nome indica, é a instituição responsável por representar os empregadores e atuar protegendo os seus interesses, sejam eles econômicos, profissionais ou sociais. Essa organização tem previsão legal no título V da CLT a partir do art. 511. A vinculação ao sindicato está prevista na legislação. Ele atua representando as empresas da categoria frente ao sindicato dos empregados, especialmente nas negociações coletivas, por meio de convenções e dissídios.

Também é papel do sindicato patronal trazer à tona temas de interesse da classe econômica, no sentido de auxiliar empresas da categoria em diversas frentes. “Com foco no tripé representatividade-prestação de serviços-desenvolvimento local, o Sindcomércio tem papel importante ao lado dos empresários sãojoanenses, muitas  vezes assumindo o protagonismo de ações e conquistas que lidera em favor da classe que representa.”

O equilíbrio nas convenções coletivas, ao defender os interesses dos empresários, sem prejudicar os trabalhadores, é enfatizado pelo corretor de imóveis Eustáquio Coelho Resende. Além disso, ele destaca o papel atuante do Sindcomércio junto aos órgãos públicos, principalmente prefeitura, durante a pandemia. Uma ação pautada na defesa do funcionamento do comércio local, dentro das restrições e normas de segurança, e na busca de melhor qualidade de vida às pessoas trancadas em casa, muitas em estado depressivo. “A gente tenta fazer o melhor para a cidade, procurando convencer as pessoas a evitar aglomerações, e divulgar isso”, conclui o empresário que é membro do conselho fiscal.

De acordo com o seu presidente Wainer Haddad, “por tudo o que vimos, podemos afirmar que a existência do Sindcomércio e a importância de as empresas participarem desse tipo de organização é um aspecto essencial para representar e reivindicar os direitos de toda uma classe. Além disso, a entidade defende princípios que favorecem a economia e alavancam a competitividade no mercado”.

Com o apoio de importantes parceiros, como instituições do Sistema S e o Poder Público, e principalmente dos seus associados, o Sindcomércio São João del-Rei é hoje referência entre os sindicatos estaduais vinculados à Federação do Comércio de Minas Gerais, assumindo o protagonismo na defesa dos interesses da classe que representa, conclui a nota da instituição.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário