SJDR será uma das sedes de encontros que vão discutir o futuro da bacia hidrográfica do Rio Grande

A série de seminários vai acontecer em 13 municípios paulistas e mineiros com o objetivo de discutir metas de quantidade e qualidade das águas, considerando as atuais e futuras demandas.


Cidades

José Venâncio de Resende 0

fotoRio das Mortes, São João del-Rei, afluente do Rio Grande (fonte: tripadvisor.com.br)

A cidade de São João del-Rei será uma das sedes dos encontros regionais do Plano Integrado de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Grande (PIRH Grande), que acontecem, entre os dias 1º e 14 de agosto, em 13 municípios das bacias afluentes. O objetivo da série de seminários regionais – promovida pela Agência Nacional de Águas (ANA) e o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Grande (CBH Grande) - é o de apresentar e discutir as demandas futuras e as interfaces com a disponibilidade hídrica da bacia do rio Grande.

O Rio das Mortes, em São João del-Rei, é um dos principais afluentes do rio Grande, pela margem direita, ao lado dos rios Jacaré, Santana, Pouso Alegre, Uberaba e Verde (ou Feio). Pela margem esquerda, destacam-se os rios Sapucaí, Pardo, Turvo, Verde, Capivari, Sapucaí-Mirim e Mogi Guaçu.

A bacia do rio Grande ocupa área de 143.437 km², entre os estados de Minas Gerais (60% da área da bacia) e São Paulo (40% da área). O rio Grande, com extensão de 1.286 km, é o limite natural entre os estados de São Paulo e de Minas Gerais até a sua foz, quando forma o rio Paraná ao confluir com o rio Paranaíba.

No total, são 393 municípios, dos quais 214 em Minas Gerais e 179 em São Paulo. Destacam-se por sua polarização urbano-regional os municípios da rede de influência de Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Campos do Jordão, Franca, Mogi Guaçu, Uberaba, Capitólio, Alfenas, Lavras, Itajubá e São João Del Rei.

A bacia do rio Grande está subdividida em 14 Unidades de Gestão Hídrica (UGHs). Em São Paulo, as seis UGHs afluentes ao rio Grande são conhecidas por Unidades de Gerenciamento de Recursos Hídricos (UGRHIs); em Minas Gerais, são oito UGHs afluentes chamadas de Unidades de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos (UPGRHs), codificadas como “GDs”.

Degradação da qualidade da água

Além de São João del-Rei, haverá encontros em Ribeirão Preto, Barretos, São José do Rio Preto, Franca, Campos do Jordão, Uberaba, Passos, Lavras, Cambuí, Alfenas, Três Corações e Andradas. Durante os seminários serão apresentados o Prognóstico e o Plano de Ações do PIRH-Grande, documentos que apontam objetivos e metas de quantidade e qualidade das águas, levando em consideração as atuais e futuras demandas.

Esses dois documentos compõem o plano de recursos hídricos da bacia hidrográfica e foram elaborados a partir de um amplo diagnóstico que evidenciou os conflitos e problemas relacionados ao uso, à demanda e à disponibilidade hídrica em toda a área da bacia. Dentre os principais conflitos identificados no diagnóstico podem ser citados: a degradação da qualidade da água, provocada pelas atividades industriais, minerárias, pelo lançamento de esgoto e mau uso do solo; erosão acentuada em toda a bacia; riscos de inundação; manejo inadequado do solo; escassez de pontos de monitoramento; e perdas no abastecimento de água em quase toda a extensão da bacia hidrográfica.

O Prognóstico do PIRH-Grande estimou quatro cenários para o uso das águas na bacia hidrográfica, a partir de critérios como o balanço hídrico, a identificação de áreas de conflito atuais e de potenciais conflitos futuros. Com base nos cenários propostos, o Plano de Ações pretende alcançar e manter a sustentabilidade hídrica e socioambiental da bacia e a sustentabilidade operacional do PIRH-Grande a partir de três componentes estratégicos: Instrumento de Gestão de Recursos Hídricos; Conservação dos Recursos Hídricos; e Governança.

Mais informações sobre os seminários regionais do PIRH-Grande podem ser obtidas pelo telefone (51) 3211-3944 ou pelo e-mail mobilizaçã[email protected].

(Fonte: Maria Aparecida Silveira Costa, da Equipe de Mobilização do PIRH-rio Grande)

Confiram o cronograma da 1ª Rodada de seminários regionais do PIRH-bacia do rio Grande

Data do seminário: 01/08/2017

CBH afluente:

UGRHI 4 – Pardo

UGRHI 9 – Mogi-Guaçu

Horário: 13:30

Local: Ribeirão Preto – SP - Rua Olinda, 150 - B. Santa Teresinha - Auditório Eng. Celso Antônio Perticarrari - (DAEE)

Data: 02/08/17

CBH afluente:

UGRHI 12 – Baixo Pardo/Grande

Horário: 13:30

Local: Barretos – SP - Unifeb - Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos - Av. Prof. Roberto Frade Monte - Tribunal do Júri

Data: 03/08/2017

CBH afluente:

UGRHI 15 – Turvo Grande 

Horário: 13:30

Local: São José do Rio Preto – SP - Av. Otávio Pinto Cesar, 1400 - Cidade Nova – Auditório CETEMSA

Data: 03/08/17

CBH afluente:

UGRHI 8 – Sapucaí Mirim/Grande

Horário: 08:30

Local: Franca - SP - Espaço Cultural Prof. Dr. Walter Anawate, na Uni-FACEF (Centro Universitário de Franca). Av. Dr. Ismael Alonso Y Alonso, 2400 - São José.

Data: 04/08/17

CBH afluente:

GD 8 – Afluentes Mineiros do Baixo Rio Grande

Horário: 13:30

Local: Uberaba – MG – Sindicato dos Produtores Rurais de Uberaba- Rua Madre Maria José, 122

Data: 04/08/17

CBH afluente:

GD 7 – Afluentes Mineiros do Médio Rio Grande

Horário: 09:00

Local: Passos - MG, na Associação Municipal do Médio Rio Grande (AMEG) - Rua Benedita da Silveira Maia, 144 (próximo ao Fórum)

Data: 07/08/17

CBH afluente:

GD 2 – Vertentes do Rio Grande

Horário: 13:30

Local: São João Del Rei/MG - Praça Senhor Bom Jesus de Matosinhos, nº 01 – Bairro Matosinhos (Auditório do SENAI)

Data: 08/08/17

CBH afluente:

GD 1 – Alto Rio Grande

Horário: 08:30

Local: Lavras/MG - Universidade Federal de Lavras/MG – campos da UFLA (confirmar endereço) Anfiteatro 2 do Núcleo de Educação Continuada NEC - campus histórico da UFLA

Data: 09/08/17

CBH afluente:

GD 5 – Rio Sapucaí

Horário: 08:30

Local: Cambuí/MG -Teatro Municipal, no sub-solo do Paço Municipal, na Praça Coronel Justiniano, 164, Centro

Data: 09/08/17

CBH afluente:

GD 3 – Entorno do Lago de Furnas

Horário: 09:00

Local: Alfenas – MG - UNIFAL, no auditório do Campos II - R. Gabriel Monteiro da Silva, 700 - Centro, Alfenas - MG

Data: 10/08/17

CBH afluente:

UGRHI 1 – Serra da Mantiqueira

Horário: 08:30

Local: Campos do Jordão/SP - Universidade do Vale do Paraíba - Univap Campus Platanus - Av. Doutor Januário Miraglia, nº 03 - Jardim Sumaré.

Data: 10/08/17

CBH afluente:

GD 4 – Rio Verde

Horário: 08:30

Local: Três Corações/MG – Salão do Júri na Universidade do Vale do Rio Verde (UninCor) – Av. Castelo Branco, 82 - Centro

Data: 14/08/17

CBH afluente:

GD 6 – Afluentes Mineiros dos Rios Mogi-Guaçu e Pardo

Horário: 08:30

Local: Andradas/MG - Sede do CREA Rua Coronel Eduardo Amaral, nº 800 (35 3731 7574)

 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário