Sobre o bem comum


Informe Publicitário Sicoob Credivertentes

por João Pinto de Oliveira*0

O Cooperativismo tem como compromisso trabalhar por uma sociedade mais justa e igualitária. Algo que implica no apoio pleno à inclusão em todos os níveis – social, econômico e cultural, além do respeito à diversidade. Dessa forma, constituir bases sólidas para o desenvolvimento sustentável (num momento em que os sistemas econômicos, políticos e de lideranças acham-se em crise) permite-nos vislumbrar perspectivas e desenvolver estratégias que levem ao florescimento de novo modelo social equânime, participativo, ético.

Portanto, é chegado o momento de a iniciativa comum se posicionar e falar mais alto, buscando soluções próprias e autóctones para os problemas cotidianos.

Eis o exemplo do cooperativismo de crédito do Sicoob – em que cidadãos se uniram e constituíram instituições financeiras comunitárias, não mais dependendo exclusivamente de agentes bancários oficiais ou privados. Com isso, geraram autonomia e sustentabilidade à vida econômica local.

“Toda vez que se esmaga um princípio a troco de um interesse, se semeia com isso um germen de anarquia, que não tardará em brotar dificuldades ou crimes contra a ordem social”.
(Rui Barbosa)

*Presidente do Conselho de Administração

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário