Sr. Antônio: esperança e proteção para a fonte João de Deus

Com 80 anos, o morador do bairro Santo Antônio trabalhou na recuperação do trajeto da mina e hoje se orgulha de cuidar da sua manutenção


Cidades

Vanuza Resende0

Sr. Antônio Luís dedica tempo e carinho na preservação da Capoeira N. Sra. da Penha (Foto Vanuza Resende)

Não é preciso voltar muito no tempo, uma década já é suficiente para lembranças de quem ‘cortava caminho’ e em poucos passos dentro de uma mata fresquinha, fazia o trajeto do bairro Santo Antônio ao centro da cidade. Pouco a pouco, o mato foi tomando conta, os pedestres foram se tornando “pessoas motorizadas” e o  trajeto dentro da Capoeira Nossa Senhora da Penha fora ficando  esquecido - até mesmo inseguro.

Além de abrigar espécies variadas da fauna e flora, o caminho que servia de atalho, possuía uma mina. E Antônio Luís da Silva, com seus 80 anos,  44 vividos em  Resende Costa, nunca se esqueceu do lugar que fornecia água para quase todo o bairro e  também era ponto de encontro das lavadeiras, em uma época que não existia água encanada, a Fonte João de Deus.

 Foi por não se contentar com as lembranças que  Sr. Antônio resolveu descer pela Capoeira e olhar a situação atual da mina d’água. “Eu resolvi subir junto com o rego de água para chegar até a fonte. Mas, para isso, eu precisei de uma foice, aqui era tudo água. Eu queria beber um golo de água e não tinha como, fui embora com sede”.

 A mina não secou, mas como não estava recebendo os devidos cuidados, o local havia virado uma espécie de brejo. No entanto, a própria natureza se encarregou de dar um jeito e facilitar um pouco o serviço que  Antônio queria fazer. “Eu achei que não tinha jeito de arrumar, mas resolvi dar um outro giro por aqui. E com as chuvas do ano retrasado, a enchente desaterrou e fez o caminho do rego d’água. Aí, eu pensei, agora eu posso arrumar essa bica de novo.”

Uma foice e uma enxada foram os companheiros de Antônio durante três dias de serviço para a reconstrução do trajeto da mina, que ficou pronto em dezembro de 2016. Agora, o Antônio cuida da manutenção e do acesso, ainda que limitado, da Fonte de João de Deus. O morador do bairro Santo Antônio afirma que, se depender dele, a manutenção vai continuar. “Enquanto eu viver,  essa manutenção eu faço. Agora, o dia que eu não aguentar mais, né...”

Questionado sobre porquê realizar o trabalho, Antônio justifica que a água da mina tem uma excelente qualidade e merece bom tratamento. “Todos os dias eu venho buscar água aqui. Eu só bebo dessa água, uma água fina. Alguns falam que essa água pode estar contaminada, mas eu não acredito nisso não. Te falo que ela é muito melhor que as águas que chegam nas casas, às vezes com barro. E eu gosto de ver essa água nascendo aqui.”

Antônio acredita que a quantidade de água que nasce na mina é a mesma, desde que ele se lembra, justamente pelo fato de a nascente estar localizada dentro de uma área de preservação ambiental. No entanto, o local que recebeu os primeiros cuidados do Sr. Antônio, precisa de mais atenção e ações para que não se degrade ainda mais. A Prefeitura Municipal informou que  não tem nenhum projeto para o espaço da Fonte João de Deus, por ser um local que pertence ao estado, o que dificulta ações por parte do poder público municipal. o secretário de Agropecuária e Meio Ambiente, Antônio Silva Ribeiro, o Toninho Ribeiro, fala sobre a situação:  “Temos vários projetos para aquela área, mas ainda não os colocamos no papel porque aquela área não pertence à prefeitura. Então, a prefeitura não pode estar investindo em um terreno que não é dela”.

 Ainda segundo Toninho Ribeiro, é de interesse da prefeitura a transferência da área estadual para municipal, um projeto de longo prazo. O secretário destaca que um dos problemas do local é a clandestinidade do esgoto, vindo de fossas das casas e despejados na fonte. Ele espera que, com a implantação da Rede de Esgoto, esse problema seja resolvido. “A gente espera que através da parceria com a COPASA, IEF e EMATER, a gente possa desenvolver um projeto para aquela área, que merece e precisa.” A secretaria de Meio Ambiente afirmou que toda vez que é solicitado pelos moradores, a prefeitura realiza a limpeza dos locais.

Para a preservação das nascentes é necessário colaboração de toda a população, em parceria com o poder público, como afirma Toninho: “É importante que cada um faça sua parte e tenha responsabilidade, principalmente os moradores do entorno das nascentes.” É isso que o senhor Antônio espera: “Eu quero essa área mais bem cuidada. Tem muito a se fazer aqui ainda, torço para que isso aqui volte a ser uma área limpa novamente. Com eles (a prefeitura) ajudando, a gente recupera a Fonte João de Deus.”

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário