Startup mais desejada no LindkedIn é de egresso da Economia da UFSJ


Economia

Da redação 0

Menu, fundada por ex-aluno de Economia da UFSJ (Foto. facebook da empresa).

Leonardo Almeida, ex-aluno do curso de Economia da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), é o fundador e presidente da Menu, startup da área de alimentos e bebidas que ocupa atualmente o primeiro lugar na lista do LinkedIn (Top Startups em 2020), entre as mais desejadas para se trabalhar. À frente de outros destaques como Nubank e veteranas do ranking como Loft, Neon e Loggi, a Menu, criada em 2016, possui um marketplace que conecta indústrias diretamente com bares e restaurantes.

Foi com a experiência nas áreas de e-commerce e indústria alimentícia, e observando a dificuldade que os pequenos negócios tinham para comprar produtos da indústria, que Leonardo e seu sócio, Gustavo Penna, decidiram criar uma startup que fizesse a ponte com os distribuidores. O negócio tem sede em São Paulo e trabalha com uma logística que pode ser feita tanto pela indústria quanto pela própria Menu. Caso a empresa parceira não tenha como entregar direto nos pontos de venda, ela deixa os produtos em um armazém da startup e ela se encarrega de levar até os bares e restaurantes que fizeram os pedidos.

O negócio foi estruturado com capital próprio até 2017, quando os primeiros investidores apostaram na companhia. Em 2019, o crescimento exigiu mais investimento na tecnologia necessária para que a Menu atuasse de forma relevante no mercado no qual está inserida.

Além disso, foi criado o Menu Hub, uma solução customizada para atender franquias que, em geral, precisam comprar produtos padronizados pela rede franqueadora. Em março deste ano, a startup também criou a Menu Box, serviço no qual a companhia se encarrega de atender aos pequenos negócios que precisam comprar somente uma ou duas unidades de cada produto.

Em seu site, a Menu afirma que desenvolveu “a primeira e maior plataforma de marketplace exclusiva, que conecta os principais distribuidores e indústrias do mercado com os estabelecimentos comerciais”, unindo a experiência de profissionais de logística e dos mercados digital e de food service. “Já são mais de 30 mil produtos disponibilizados na nossa plataforma por cerca de dois mil anunciantes, que simplificam a forma de abastecer estoques de milhares de estabelecimentos nos estados de SP e RJ.”

Pandemia

Com a pandemia provocada pelo novo coronavírus, a necessidade do isolamento social ocasionou o fechamento de bares e restaurantes em todo o país. Apesar das dificuldades pelas quais o setor de alimentação passou nesse período, a Menu se expandiu e chegou a 150 funcionários.

Neste segundo semestre, a Menu decidiu investir mais em marketing e vendas para ganho de escala. Já para 2021, a startup planeja crescer quatro vezes de tamanho, entrando nas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste.

LINK:

As dez mais desejadas para se trabalhar - https://exame.com/carreira/as-10-startups-mais-desejadas-para-se-trabalhar-segundo-o-linkedin/

Menu - https://menu.com.br/

FONTE: ASCOM-UFSJ

 

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