Táxi de Quintino citado em livro “Cidades e Resendes” completa 76 anos


Cidades

José Venâncio de Resende0

António Quintino, o filho, e seu táxi

Fiquei menos de dois dias em Resende, o tempo suficiente para gostar e ter saudade. Uma região de belezas naturais incontáveis – formada por montanhas, onde habitações e plantações estão instaladas em curvas de níveis que mais parecem grandes degraus sustentados por muros de pedra – e de um povo muito simpático. Encontrei dois portugueses que têm irmãos no Brasil. Um deles, o António Quintino, foi o taxista que me conduziu aos locais relacionados com a família Resende. Também foi ele quem me presenteou com um exemplar da obra “Resende e sua História”, de autoria do padre Joaquim Correia Duarte (do livro “Cidades e Resendes – Uma viagem por Portugal continental, Arquipélago dos Açores, Minas Gerais e Cabo Verde”, de minha autoria, publicado pela Chiado Books).    

O Táxi Quintino de Resende roda há 76 anos na cidade de Resende, região norte de Portugal. “Mas não é o senhor que está conduzindo o táxi (risos)”, reagiu bem-humorada Anabela Oliveira, vice-presidente da Associação Empresarial de Resende (AER), em sua entrevista mensal à Rádio Resende FM (30/04/2021).  

A reportagem foi publicada pelo “Jornal Douro Hoje” (31/03/2021), e contou que o Táxi Quintino de Resende teve início em 1945 por João Quintino, o pai. Atualmente, é o seu filho Antônio Quintino quem gere e conduz o táxi - e já se vão 47 anos. “Ao todo, são 76 anos de idade da empresa e são três milhões de quilômetros (rodados)”, comemorou Anabela que parabenizou o Táxi Quintino de Resende “pela longevidade e pelo reconhecimento aqui”.

 

 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário