Tecnologia a serviço da educação de excelência

Escola de São João del-Rei inova com a aplicação de tecnologia dentro e fora das salas de aula, otimizando tempo e recursos em processos colaborativos


Fernanda Cunha Freitas e Olivia Teixeira Lombardi


O uso da tecnologia está presente, cada dia com mais intensidade, em todos os tipos de tarefas no nosso dia a dia. O contato e o compartilhamento de informações entre as pessoas foram facilitados pelo amplo acesso à internet através de variados dispositivos. A modernização no ramo da educação, aplicada em países de níveis de excelência em pedagogia mundialmente reconhecidos, já faz parte da rotina de alunos, professores e de processos administrativos.

Agora, São João del-Rei faz parte dessa inovação. A escola Cultura Inglesa acaba de estabelecer uma parceria com a plataforma Google for Education, a ser aplicada a partir do segundo semestre deste ano. Referência em excelência no ensino de inglês, a Cultura Inglesa faz parte de um seleto grupo de apenas três escolas de idiomas no Brasil autorizadas pela Google for Education a utilizarem as ferramentas.

O projeto representa a utilização de uma plataforma online composta por aplicativos que facilitam a rotina dos alunos e de toda a equipe pedagógica. Através do acesso a conteúdos de apoio e armazenamento online de arquivos, os alunos serão incentivados a produzir apresentações e documentar tarefas para compartilhar com os professores ou com outros alunos da escola.

O programa também permite a organização de compromissos por meio de um calendário coletivo e a utilização de ferramentas que ajudam no processo educacional colaborativo, como, por exemplo, fazer um trabalho em grupo com participação dos alunos conforme a disponibilidade de cada um, sendo possível que o professor avalie o envolvimento de cada aluno individualmente. Essa transformação tem como objetivo organizar as demandas dos professores e desenvolver o engajamento dos alunos, tudo isso com certificações que preservam a segurança e a privacidade dos dados.

 

Pioneirismo em inovação aplicada ao ensino

De acordo com o plano de ensino dos diretores e docentes, a proposta da parceria surgiu do desejo de aplicar inovações tecnológicas a serviço da aprendizagem. “A Cultura Inglesa sempre foi pioneira no uso de tecnologia dentro de sala de aula, utilizando os recursos mais modernos disponíveis, sempre dentro de um objetivo estabelecido no plano pedagógico. Estamos agora com a plataforma Google for Education para alcançar outro patamar que transcende as fronteiras físicas da escola, trazendo enormes benefícios para os nossos colaboradores e, principalmente, para os nossos alunos”, diz o diretor administrativo Eduardo Buccini.

Há mais de 40 anos, a Cultura Inglesa de São João del-Rei destaca-se pelas inovações em parcerias e uso de tecnologia de ponta. A Cultura Inglesa no Brasil celebra, em 2019, 80 anos de parceria com a Universidade de Cambridge como Membro Fundador das escolas autorizadas a aplicação de exames internacionais. Os certificados de Cambridge são reconhecidos em diversas empresas e universidades no Brasil e ao redor do mundo, como comprovação do nível de fluência da língua inglesa. Os exames podem ser aplicados para alunos de qualquer idade, de níveis iniciantes ao proficiente. A escola também aplica o teste internacional TOEFL iBT, aceito em programas acadêmicos de intercâmbio.

A Cultura Inglesa foi pioneira no uso dos quadros eletrônicos interativos E-Board (Electronic Board), uma metodologia de interação dos alunos com a matéria. Recentemente, trouxe para as salas de aula os óculos de Realidade Virtual, que permitem aos alunos experiências que ampliam o conhecimento para além do ambiente da sala de aula, tudo isso dentro de um planejamento pedagógico que estabelece as diretrizes do uso de cada tecnologia, tornando, assim, o aprendizado mais efetivo, mais dinâmico e principalmente mais prazeroso. É a tecnologia a serviço da educação de excelência.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário