Tradição e tecnologia: o jornalismo na construção de um mundo novo


Editorial

0

Após 11 meses somente on-line, o Jornal das Lajes, a partir desta edição, volta a ser impresso. A pandemia de Covid-19 causada pelo novo coronavírus obrigou pessoas e instituições, de todas as partes do planeta, a redefinirem rumos e metas, a reavaliarem comportamentos e ações. Não foi diferente com o Jornal das Lajes – um periódico, fundado em 2003, que tem como referência e tradição suas páginas impressas e o contato próximo e pessoal com os leitores. Mas não tivemos escolha. Fomos também obrigados a nos adequarmos à nova e triste realidade e suas restrições que aumentaram distâncias e impuseram barreiras.

Sempre destacamos com orgulho que o JL nunca deixou de circular ao longo dos seus já quase 18 anos de existência, a serem celebrados no próximo dia 14 de abril. Nossos leitores e patrocinadores se acostumaram com a nossa periodicidade disciplinada. Entre os dias 12 e 18 de cada mês, desde abril de 2003, o Jornal das Lajes pode ser encontrado em seus pontos de distribuição em Resende Costa e São João del-Rei.

Porém, o fechamento do comércio de Resende Costa e as medidas restritivas tomadas para conter a disseminação do novo coronavírus no município nos forçaram, em abril de 2020, data em que completamos 17 anos de ininterrupta circulação, a tomar a decisão mais difícil e angustiante da nossa história: interromper a impressão do jornal e seguir o mesmo caminho de tantos veículos de comunicação que optaram, por vontade própria ou por extrema necessidade, a contar somente com as mídias digitais. Os leitores que se acostumaram a folhear as 16 páginas do JL tiveram, subitamente, que se acostumar a ler o conteúdo do jornal no site ou acompanhar as edições através do arquivo digital que divulgamos, ao longo de todo o ano de 2020, em nossas plataformas na internet.

Rompendo um ano de desafios, de incertezas e angústias, mais uma decisão importante bateu às portas da redação do JL. Desta vez, fomos interpelados a percorrer o caminho contrário às tendências atuais e voltar a imprimir o jornal. Muitas pessoas vêm nos questionando se devemos “voltar ao papel” se hoje o que predomina na imprensa são as redes sociais, os sites e blogs. Sim, reconhecemos a importância das novas tecnologias e sabemos o quanto elas são importantes para a otimização e divulgação do trabalho jornalístico. Obtivemos a comprovação disso em tempos de isolamento social, quando tivemos de encurtar distâncias e romper barreiras para, de alguma forma, continuarmos próximos dos nossos leitores.

Jornalismo é também tradição. E somos mineiros. Minas é terra de tradições, de costumes fortes, de enraizamento. O JL e suas páginas impressas que circulam há 17 anos em Resende Costa e em algumas cidades da região do Campo das Vertentes já fazem parte da cultura e das tradições do nosso povo. E esse povo, leitor assíduo e parceiro, anseia pela volta do “jornalzinho de Resende Costa” nas ruas da cidade, na banca, nos caixas dos supermercados e nos balcões das farmácias, nas lojas, mas, especialmente, nas mãos e sob os olhares atentos e curiosos dos nossos leitores.

O JL impresso está de volta com o mesmo vigor inesgotável de fazer jornalismo independente e imparcial, sobretudo neste ano de grandes desafios e que será certamente marcado por profundas mudanças no cenário econômico, social e cultural. Neste cenário, a imprensa, enquanto formadora de opinião, precisa ser também artífice na construção do novo mundo no qual todos nós desejamos viver após a passagem do tsunami chamado pandemia de Covid-19.

O JL deseja, enfim, continuar sendo esse humilde e simpático “jornalzinho de Resende Costa”, mas ao mesmo tempo almeja ser um grande e ambicioso colaborador na construção de um novo mundo, de uma nova sociedade. Desejamos, neste 2021 que se inicia, escrever em nossas páginas novas histórias contadas por personagens verdadeiramente engajados na elaboração de uma cultura livre e abrangente, comprometida com a harmonia entre os povos e com a busca incessante da verdade.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário