Três desenhos disputam a melhor proposta para construção do “Pórtico de Entrada de Carrancas”

Texto atualizado em 12 de junho


Cidades

José Venâncio de Resende0

Três desenhos em competição para o Pórtico de Entrada de Carrancas.

Três desenhos competem pela melhor proposta para a construção de um “Pórtico da Entrada” de Carrancas, na região dos Campos das Vertentes de Minas Gerais. Conhecido como “Terra das cachoeiras”, o município possui cerca de 70 cachoeiras e poços de águas cristalinas, espalhados por todo o território.

A proposta de se criar um Pórtico de Entrada para o município de Carrancas vem sendo desenvolvida desde a primeira gestão do prefeito José Raimundo dos Santos (2013/2016), diz Leandro José de Oliveira, secretário de Turismo, Cultura e Meio Ambiente. “Porém, somente neste segundo mandato (2017/2020) conseguimos apoio para o concurso.”

Carrancas é conhecida nacional e internacionalmente por suas belezas naturais, explica Leandro Oliveira. “O pórtico vem com a ideia de apresentar a identidade do município aos visitantes. A principal forma de se recepcionar o turista será ali, já que o Centro de Atendimento ao Turista (CAT) vai ser transferido para uma sala ao lado do pórtico. Ali serão disponibilizadas informações sobre Carrancas e suas belezas naturais, além de tirar possíveis dúvidas a respeito da cidade.”

Concurso de desenhos

Durante a fase de inscrições para o concurso de desenhos do Pórtico de Entrada (02 a 31 de maio), foram apresentadas oito propostas. No dia 10 de junho, foram escolhidos três desenhos por uma comissão julgadora composta por conselheiros da cidade e também por arquitetas da AMVER (Associação dos Municípios da Microrregião dos Campos das Vertentes).

O próximo passo é a escolha do desenho vencedor, processo este que acontecerá no dia 20 de junho, por voto popular no facebook da Secretaria de Turismo, Cultura e Meio Ambiente. Na etapa seguinte, haverá análise técnica do desenho e a viabilidade de construção do pórtico. Também serão feitas as adaptações necessárias ao desenho, “uma vez que ele servirá de base para o projeto, sendo possível a alteração de alguns pontos do desenho vencedor”, explica Leandro. “Após o projeto arquitetônico, seguiremos para o processo de engenharia e construção. O valor da obra e a captação de recursos ainda não foi realizado, uma vez que ainda estamos na segunda fase do Concurso.”

O secretário esclarece, ainda, que a Igreja Matriz, no centro de Carrancas, não possui data de fundação, “estamos buscando essa informação até o presente momento. Sabemos que ela é do início do século XIX, e foi a terceira a ser construída dentro do município de Carrancas. A primeira foi a Capela de Nossa Senhora da Conceição, localizada na comunidade da Capela do Porto do Saco, primeiro povoado de Carrancas. O local era conhecido como Fazenda do Porto do Saco, de propriedade de Júlia Maria da Caridade, uma das Três Ilhoas (portuguesas) que são ancestrais de boa parte do povo carranquense”.

Sobre as pinturas de Natividade, Leandro Oliveira observa que elas se encontram no altar-mor da Matriz. “A igreja da Capela do Saco não possui um artista ainda identificado sobre suas pinturas. Lembramos que ela é um bem tombado de Carrancas, reconhecido pelo IEPHA (Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais).”

Facebook da Secretaria de Turismo, Cultura e Meio Ambiente - https://www.facebook.com/secturcarrancas/posts/2331582183602692?comment_tracking=%7B%22tn%22%3A%22O%22%7D

LINK RELACIONADO:

Carrancas faz concurso de desenhos para construção de “Pórtico da Entrada” da cidade - https://www.jornaldaslajes.com.br/integra/carrancas-faz-concurso-de-desenhos-para-construcao-de-portico-da-entrada-da-cidade/2749

 

 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário