Trilhando São João del-Rei


Cidades

Clara Mattoso / VAN0

Ppinturas rupestres na Serra do Lenheiro

São João del-Rei é uma pequena cidade localizada no Campo das Vertentes no estado de Minas Gerais. A sede do município se localiza num grande vale, entre a Serra de São José (leste) e a Serra do Lenheiro (oeste). Em seu relevo, formado pelas serras do complexo da Mantiqueira, observa-se uma vegetação de cerrado, com a presença de campos limpos nas partes mais altas. Recheada de verde por todos os lados, a cidade é rica em trilhas, cachoeiras e montanhas, opções de passeios bastante populares entre os amantes da natureza.

A mais famosa das trilhas é a da Serra do Lenheiro, com 5,92 km de extensão, atingindo 978 m de altura no seu trecho mais elevado. É uma região formada por quartzito com grandes blocos de pedras chamados de Pontões. Segundo estudiosos, há grandes evidência de que a serra já esteve no fundo do oceano há bilhões de anos. Outro atrativo são as pinturas rupestres feitas por tribos nômades entre 6 e 9 mil anos atrás, o que atrai muitas pessoas, que se encantam com a beleza natural e a história escrita nas pedras da serra.

Outra trilha muito buscada é a Trilha do Carteiro. Com 3 horas de duração e 7,5 km, ela vai de São João Del Rei a Tiradentes, subindo e descendo a Serra São José, passando pela Calçada dos Escravos — um caminho de pedras feito pelos negros escravizados na época do Ciclo do Ouro. A beleza do caminho, as escuras piscinas naturais e sua história fazem com que seja também uma trilha bastante procurada por turistas e moradores.

Para quem se pergunta em quais delas se aventurar entre tantas opções, existem vários sites que fornecem mapas que indicam os diversos lugares para visitar. Um dos melhores é o Guia del Rei (que apresenta caminhos e passeios, a descrição dos percursos e o equipamento necessário), uma boa opção para iniciantes que buscam orientação. Outra excelente opção é o Wikiloc, que oferece opções mais detalhadas, informando num mapa do google maps a distância caminhada, a altitude atingida ao longo do caminho e se a trilha é fácil, difícil ou moderado, indicando também se as trilhas são para mountain bike, caminhada, trem ou carro.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário