Tudo pronto na 232ª Zona Eleitoral de Resende Costa para a votação do 2º turno das Eleições 2018

96 urnas foram preparadas para atender às seções eleitorais de Resende Costa, Coronel Xavier Chaves, São Tiago e Ritápolis


Cidades

André Eustáquio 0

Funcionários do Cartório Eleitoral de Resende Costa preparam 96 urnas que será utilizadas no domingo, durante o 2º turno das Eleições 2018 (Foto André Eustáquio)

O Cartório da 232ª Zona Eleitoral de Resende Costa está concluindo os preparativos para o 2º turno das Eleições 2018, que acontecerá no próximo domingo, 28. Os funcionários do cartório já fizeram a carga das urnas eletrônicas, que foram lacradas com lacres físicos, produzidos na Casa da Moeda, e assinados pelo juiz eleitoral da Comarca de Resende Costa, Donizetti Nogueira Ramos, e pelo promotor responsável, Felipe Guimarães Amantéa.

“Quando acontece o primeiro turno, as urnas recebem a carga contendo dados dos candidatos e eleitores. O que, na verdade, diferencia é o eleitor em cada urna, uma vez que os candidatos são os mesmos em todas elas”, explica Paula da Silva Dias, chefe de cartório em Resende Costa. No segundo turno as urnas recebem uma nova carga e um aplicativo é instalado. “Esse aplicativo fala quais são os candidatos que estão na urna”, completa Paula.

No dia 19 de outubro, foi realizada a preparação das urnas que ficarão nas seções eleitorais de Resende Costa e Coronel Xavier Chaves. No dia 22, os funcionários concluíram a preparação das urnas eletrônicas das seções eleitorais de São Tiago e Ritápolis. “A gente confere o relógio e a data das urnas, que precisam estar programadas para começar a funcionar a partir das 7h do domingo, 28”, esclarece Paula Dias.

 É Fake!

Nos últimos dias, circulou nas redes sociais uma mensagem induzindo as pessoas a acreditar que as urnas eletrônicas estão programadas para trabalhar em horário de verão e que, por isso, não registrarão os votos a partir das 16h do domingo. Essa é mais uma mensagem falsa (Fake) das muitas que estão circulando nas redes sociais durante esse processo eleitoral. Muitas infelizmente com o objetivo de colocar em dúvida a segurança das urnas eletrônicas.

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) divulgou um comunicado oficial desmentindo a mensagem e esclarecendo como as urnas estão programadas.

 “Como não haverá nenhuma mudança no final de semana dos dias 27 e 28 de outubro, os eleitores poderão votar no horário normal. As urnas não estão programadas para entrar no horário de verão antecipadamente, mas, sim, para funcionar no horário oficial.

Por solicitação do TSE, o início do horário de verão foi alterado para depois do 2º turno das Eleições 2018. Portanto, as urnas estarão preparadas para funcionar no mesmo horário que funcionaram no 1º turno.

O Código Eleitoral determina o dia e a hora em que devem ocorrer as eleições ordinárias: o primeiro turno deve ser das 8h às 17h do primeiro domingo do mês de outubro; o segundo turno, no mesmo horário do último domingo do mesmo mês.

Ocorre que, devido aos quatro fusos horários observados no país, a votação não se inicia nem se encerra de modo concomitante em todo o território nacional, e o horário de verão contribui para agravar essa situação.

Adotado em 10 estados e no Distrito Federal, o horário de verão foi adiado em 2018 para o início de novembro, ou seja, só começará após as eleições.

A 232ª Zona Eleitoral

O Cartório da 232ª Zona Eleitoral de Resende Costa é responsável pelo processo eleitoral em Resende Costa, Coronel Xavier Chaves, São Tiago e Ritápolis. Ao todo, são aproximadamente 25.000 eleitores distribuídos em 91 seções eleitorais. 96 urnas eletrônicas serão utilizadas pelos eleitores no próximo domingo, sendo 22 reservas para caso haja necessidade de substituições. “No primeiro turno, precisamos substituir seis urnas por falhas no HD. Não houve nada de excepcional, é comum a gente fazer essas trocas. Posso afirmar que as urnas são inquestionavelmente seguras”, conclui Paula Dias.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário