UFSJ realiza o 31° Inverno Cultural

Arte, cultura e entretenimento marcaram os oito dias de programação


Cultura

Vanuza Resende0

Com novos ares, porém com as tradições culturais mantidas, o Inverno Cultural realizado pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) chegou à sua 31ª edição em 2019. Neste ano, o evento encerrou uma trilogia sobre modos de viver em sociedade através da arte e da cultura e lançou o SEMEAR. Trata-se de uma forma de trabalhar com fluidez de sementes aladas. É o que explica o Pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da UFSJ, Ivan Vasconcelos: “O tema ‘Semear’ nasce dentro de uma perspectiva de se repensar como que a arte tenha modos de vida mais sociáveis, como a gente conecta as pessoas e torna essa conexão mais frutífera. O semear se coloca como uma metáfora, que a gente possa lançar sementinhas, ideias para que as pessoas possam, através da arte, repensar como vivem elas socialmente”.  

A programação do Inverno Cultural 2019 da UFSJ aconteceu em nove bairros de São João del-Rei entre os dias 20 e 28 de julho. Nos locais onde o evento ocorreu, moradores e turistas respiraram arte e cultura através de shows musicais, exposições, teatro, lançamentos de livros, exibição de documentários e eventos infantis.

Um dos diferenciais do Inverno Cultural deste ano foi o local onde se realizaram os shows. Nas edições anteriores do evento, as apresentações musicais foram realizadas em praças nos bairros Matozinhos, Fábricas e Centro. Neste ano, todos os shows se concentraram no estacionamento do Campus Santo Antônio, no centro da cidade de São João del-Rei. Artistas conhecidos nacionalmente dividiram o palco do festival com outros nomes que estão começando a se despontar na carreira artística musical.

 

Investimento

A UFSJ investiu cerca de 600 mil reais na realização do 31º Inverno Cultural. De acordo com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), a cada R$1,00 aplicado na Cultura, o município recebe um retorno de R$1,59. Importante destacar, além do aspecto econômico, que todas as 140 atividades culturais oferecidas pelo Inverno Cultural foram gratuitas. Com isso, diversas pessoas puderam aprender, conhecer e trabalhar com diferentes modalidades de temas durante as atividades, valorizando ainda mais o evento.

Desde 2017, parte dos recursos do Inverno Cultural vem sendo investida durante o ano em regiões de vulnerabilidade social, através da criação de grupos culturais. “Nós temos o interesse de que, em longo prazo, as pessoas tenham uma democratização de acesso à arte e também uma produção de cultura”, relata Ivan Vasconcelos.

Para ter acesso a textos e fotos do evento, basta acessar o site: invernocultural.ufsj.edu.br

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário